Cote seu plano de saúde agora!

Em menos de 5 minutos encontraremos o plano ideal para você.

Iniciar cotação
< Voltar para home

Qual o limite de consulta no plano de saúde?

Publicado em
de leitura

Saiba como funciona o limite de consulta no plano de saúde.

Algum tempo atrás, mesmo que você possuísse um plano de saúde teria que lidar com a limitação de consultas para certas especialidades oferecidas.

E recentemente essa limitação foi proibida pela ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar), mas o que significa?

Qual o limite de consulta no plano de saúde?
Imagem: Getty Images

O que mudou no limite de consulta no plano de saúde?

Até o dia 11 de julho, segunda-feira, os pacientes de planos de saúde tinham um número de consultas mensais limitados que variava de acordo com a especialidade.

Porém a diretoria da ANS realizou uma reunião extraordinária, e foi aprovada uma medida que coloca o fim nessa limitação, para sessões com psicólogos, terapeuta ocupacional, fisioterapeuta e fonoaudiólogo.

Para que possa ter essas consultas, o médico tem que prescrever a quantidade de consultas que você vai precisar para o tratamento.

Essa mudança vai passar a vigorar a partir do dia 1° de agosto para todos os clientes de planos de saúde que existem no Brasil, número este que ultrapassa a marca dos 30 milhões.

Para os pacientes que pagavam extra pelas consultas por passarem do limite, não terão reembolso pelas consultas anteriores, mas não precisarão pagar o extra a partir de 1° agosto.

A resolução dessa norma irá ao ar no Diário Oficial da União e vai passar a valer em 1° de Agosto de 2022.

Como era a limitação?

Essa limitação prevista pelos planos de saúde eram voltadas principalmente para consultas psicológicas, fonoaudiológicas, fisioterápicas, e para terapia ocupacional.

Para quem fazia acompanhamento com fonoaudiólogo, era permitida a cobertura de 24 sessões por ano, com o requisito do paciente ter uma das 11 condições listadas pela ANS, que podiam ser dislexia, fenda labial e outras.

Já para fisioterapia e terapia ocupacional, a cobertura obrigatória é de até duas consultas por ano, dependendo das condições.

Enquanto as consultas psicológicas possuíam uma cobertura diferente para cada tipo de necessidade. Para quem é candidato a algumas cirurgias que precisam de acompanhamento, são 12 consultas por ano.

Já para pacientes que apresentem quadros de estresse, transtornos comportamentais ou neuróticos, a cobertura previa 18 consultas por ano.

E para os que possuem esquizofrenia, transtornos delirantes, de desenvolvimento e outros, as consultas poderiam ter cobertura de 40% por ano.

Esses transtornos de desenvolvimento podem ser autismo infantil, autismo atípico, síndrome de Rett, síndrome de asperger, transtorno desintegrativo da infância e outros.

Por que a decisão foi tomada?

A ANS soltou uma nota contando por que essa decisão foi tomada recentemente.

Essa mudança tem objetivo de garantir mais igualdade de direitos aos usuários de planos de saúde e padronizar os procedimentos com o formato de atendimento a quem não tem acesso aos planos de saúde.

Por que ter um plano de saúde?

Um plano de saúde pode ser uma vantagem para diversas pessoas. Ainda mais com essa nova vantagem de não existir limitação nas consultas importantes como psicologia, terapia, fonoaudiologia e fisioterapia.

Com um plano de saúde você tem acesso a diversos profissionais do Brasil todo, médicos especialistas, clínicas e laboratórios disponíveis.

Além disso, há muitos planos programas de saúde disponíveis para que uma pessoa ou famílias participem também.

Eles geralmente visam a medicina preventiva, que tem como objetivo fazer consultas e exames regulares para que seja feito um diagnóstico precoce em caso de alguma doença.

Outro ponto benéfico são os valores dos planos de saúde que acabam sendo mais em conta do que pagar por consultas particulares.

E conversando com a empresa ou corretor, pode-se negociar os valores de forma que fique ainda melhor.

Os planos de saúde possuem diversas especialidades, uma gama muito grande que pega todos os exames como ultrassonografia, ressonância, tomografia e consultas de acupuntura e homeopatia.

Agora você conhece um pouco mais sobre a recente decisão da ANS que vai ser implantada a partir de 1° de agosto de 2022 para todos os planos de saúde.

Comece a cotação do seu plano de saúde agora que você sabe mais sobre o assunto do limite de consulta no plano de saúde, a partir dessa nova mudança promovida pela ANS.

Em agosto você poderá ter suas consultas das especialidades de psicologia, fonoaudiologia, fisioterapia e outras, sem o limite de consulta no plano de saúde.

Gostou deste post? Avalie!

Conteúdo revisado por Walter Tadeu de Oliveira Filho, Corretor de Seguros – Registro SUSEP: 201103878

Icone de compartilhamento Compartilhe com seus amigos
Segunda via boleto amil empresa representado por uma calculadora, boletos, e um papel escrito "boletos". Como Gerar a Segunda Via do Boleto Amil para Sua...
02/10/24 Perguntas e respostas

Emitir a segunda via boleto amil empresa é uma tarefa que pode gerar incertezas, principalmente quando se trata de...

Ler artigo
Diego Brasileiro
Plano de saúde Hapvida cobre parto?
04/01/19 Perguntas e respostas

ATENÇÃO: Atualmente NÃO é comercializado nenhum plano com carência ZERO para parto no Brasil. Na hora de contratar...

Ler artigo
Plano de Saúde
Plano de saúde Unimed cobre marca-passo?
10/04/18 Perguntas e respostas

Um pequeno aparelho que pode melhorar sua vida. Será que Plano de saúde Unimed cobre marca-passo? Venha entender...

Ler artigo
Plano de Saúde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.