Conheça o melhor exercício físico para o seu tipo sanguíneo
Segundo alguns especialistas, o seu tipo sanguíneo pode estar ligado à programação do melhor exercício físico para sua boa forma, sem sacrifícios desnecessários e sem riscos para a saúde.
No início do ano, muita gente está animada para começar a praticar exercícios físicos e alcançar a meta do corpo atraente e perfeito.
Esse é um dos objetivos mais comuns nos planos de ano novo. Mas a saúde precisa estar em primeiro lugar.
Este é o momento para buscar a palavra dos especialistas sobre o melhor exercício para o seu perfil.
Um dos mais respeitados está sendo o Dr. Peter J. D’Adamo, autor do livro A Dieta do Tipo Sanguíneo, que além de explicar o melhor tipo de dieta para os diversos tipos sanguíneos, também ensina os melhores exercícios segundo sua tipologia, considerando o cuidado que se deve ter com os limites do próprio corpo.
A classificação desenvolvida pelo autor e que está ligada ao tipo sanguíneo distingue o caçador, o agricultor, o nômade e o diplomático.
Cada um desses tipos tem uma programação genética para a escolha da melhor dieta e a prática da atividade física mais adequada.
O que são os tipos sanguíneos
Os tipos sanguíneos são o resultado da adaptação dos seres humanos às diferentes condições ambientais em que viveram, incluindo a alimentação que estava disponível ao longo de sua história e as doenças que enfrentaram.
Os tipos sanguíneos O, A, B e AB estão relacionados a características e tendências, que levam a uma maior ou menor facilidade para adotar um estilo de vida e uma determinada alimentação.
O organismo humano reconhece o que é externo e estranho ao nosso corpo através de anticorpos, que identificam esses elementos e se não forem reconhecidos eles são atacados.
Se um elemento estranho é atacado por anticorpos, a reação será de aglutinação, que reúne os invasores, como vírus, bactérias e micróbios, através de um muco, para expulsá-los do corpo.
Um tipo sanguíneo quando diferente do tipo da pessoa também é atacado pelos anticorpos, e por isso não se pode doar sangue para quem possui tipo sanguíneo diferente do nosso.
Saiba como o seu tipo sanguíneo pode melhorar o resultado de seus exercícios
Alguns nutricionistas explicam que é importante considerar o tipo sanguíneo na hora de fazer exercícios físicos, para conseguir melhores resultados. Os exercícios variam conforme a tipologia do sangue:
– Tipo O: o caçador, carnívoro e guerreiro
– Reage com intensa energia física, que permite explosões adequadas aos exercícios intensos como natação, corrida, musculação, ciclismo, artes marciais, tênis, entre outros.
Tipo A: Agricultor, vegetariano e planejador
– Sua atividade física recomendada é a leve e relaxante, como yoga, tai chi, caminhada e aeróbica de baixo impacto.
Tipo B: O nômade, criativo e flexível
– São as pessoas que devem praticar atividade moderada, preferencialmente artística, como dança, circo, e corrida moderada. De preferência, gostam de encontrar diversão na prática dos exercícios.
Tipo AB: O carismático e diplomático
– Nesse caso a atividade física recomendada é o golfe, a caminhada rápida, alongamento, yoga, tai chi e também dança. São pessoas que se adaptam as atividades físicas diversas e gostam de diversificar os exercícios.
Tipo sanguíneo e saúde
Até hoje tudo o que se sabe sobre a correlação entre tipo sanguíneo e exercícios físicos ainda não estabelece uma vinculação direta entre as duas coisas.
Há médicos que afirmam que as condições de saúde são multifatoriais e não dependem de apenas uma correlação ou que apenas uma variável não determina que você vai conseguir um resultado.
Entretanto, quem está avisado é alguém que está armado. Se você, por exemplo, pertence ao grupo AB, poderia desejar manter um olhar atento para a sua pressão arterial e colesterol, que são conhecidos como fatores de risco para doenças cardíacas.
É claro que para conseguir isso você primeiramente vai precisar saber qual o seu tipo sanguíneo.
Se um dia você for doar sangue, vai descobrir qual é o seu tipo sanguíneo, ou você pode descobrir quando fizer outros testes pedidos pelo seu médico.
Dieta, boa forma e tipo sanguíneo
Será mesmo que o seu tipo sanguíneo determinam que comida você gosta de comer e os exercícios que você faz?
Ainda não existem estudos científicos provando isso, mas seguidores de renomados fisioterapeutas e treinadores juram que sim.
Eles dizem que há uma grande chance de bons resultados para os clientes quando eles consideram o plano de exercícios de acordo com o seu tipo sanguíneo.
Parece que há uma razão biológica, mas o fato é que isso também muda a motivação mental e passa a haver um sentimento de que existe um trabalho que está sendo feito de dentro para fora.
De acordo com o Dr. Peter D’Adamo, autor da Dieta do Tipo Sanguíneo, os diferentes tipos sanguíneos liberam diferentes quantidades de substâncias, como cortisol e adrenalina, em resposta ao estresse causado pelo exercício.
O treino correto pode equilibrar isso de forma a reduzir as reservas de gordura.
Se você come alimentos que não combinam com o seu tipo sanguíneo, isso pode levar à inflamação, o que está ligado ao ganho de peso.
O tipo sanguíneo parece também afetar os níveis de acidez do estômago e a forma como você digere a comida. Aqui vão algumas dicas sobre dieta e o seu tipo sanguíneo:
Tipo A
Possuem altos níveis de cortisol e portanto, precisam fazer exercícios que acalmam, como natação ou caminhadas e se dão melhor com dietas vegetarianas.
Tipo B
Precisam de uma mistura de exercício intenso e também mais trabalho meditativo. Passam bem com alimentos à base de carnes, excluindo galinha, laticínios e vegetais verdes.
Tipo AB
Combina com um plano de exercícios equilibrados, e passam melhor com uma dieta com alto teor de peixe e frutos do mar, preferindo refeições pequenas.
Tipo O
Respondem bem a exercícios vigorosos e tem altos níveis de acidez estomacal, podendo tolerar uma dieta com mais carne.
Na realidade existem mais de 300 tipos e subtipos sanguíneos, mas todos podem ser encaixados em um dos quatro grupos principais – tipo A, B, AB ou O.
Cada um de nós pertence a um desses grupos sanguíneos e isso é determinado pela genética. Os seus pais passaram adiante os genes do tipo sanguíneo e a combinação determina o seu tipo.
Portanto, uma mãe tipo O e um pai tipo B, podem ter um filho O ou B, enquanto que se mãe e pai tiverem tipo O, somente poderão ter um filho com tipo O.
Artigos relacionados
Existe uma nova maneira de curar a osteoporose, impedir sua progressão ou prevenir seu aparecimento. É o que...
Ler artigoTestes de rastreamento para diagnóstico em mulheres são projetados para detectar doenças ocultas em pessoas...
Ler artigoA dor na mão é um sintoma que pode ser originado diversas patologias, tais como: a artrite e a Síndrome do...
Ler artigo