Descubra o preço
do seu
Plano de Saúde

Descubra o preço do seu Plano de Saúde

Método Kanban pode ajudar na área da saúde

Ouviu falar sobre o método Kanban e quer saber como aplicá-lo na área da saúde? Acompanhe este artigo!

Usar o Kanban online pode ser um grande aliado da área da saúde. Ele ajuda a organizar os processos e demandas, otimizando o dia a dia dos profissionais.

Isso é mais que necessário. Afinal, o número de usuários de planos de saúde não para de subir! Em um ano, foram mais de 1 milhão de novos usuários.

Ou seja, cada vez mais, as operadoras e empresas de saúde precisam adotar métodos para realizar processos mais eficazes. Caso não, com o crescimento dos usuários, toda a rede pode ter problemas.

O Kanban é um dos métodos que pode ajudar nessa tarefa, como explicamos a seguir.

Método Kanban pode ajudar na área da saúde

Imagem: Getty Images

O que é o método Kanban?

O Kanban é uma forma de organizar processos por meio de um fluxo. Seu programa é simples. Primeiro, são definidas as tarefas necessárias, em cartões.

Esses cartões podem ser movidos de uma etapa a outra, no fluxo definido.

Essa é uma forma de garantir que todos os processos serão seguidos, pois o cartão só será movido após o cumprimento da etapa anterior.

Uma coisa importante é que o Kanban é bastante visual. Seus cards podem ser coloridos e é fácil acompanhar as informações. Isso torna tudo mais organizado e o dia mais produtivo.

Vantagens de usar o Kanban

Uma das maiores vantagens de usar o Kanban online é a organização que ele proporciona. Como é possível listar as tarefas e deixá-las bem à vista, fica mais difícil deixar alguma delas passar.

Ao mesmo tempo, o uso do método em um Kanban online facilita muito compartilhar o quadro com toda uma equipe.

Várias pessoas podem ver e trabalhar com um Kanban ao mesmo tempo, verificando o que já foi feito e o que vem em seguida.

É algo que funciona inclusive para estimular o trabalho em equipe. Até porque, as pessoas ficam por dentro do trabalho das outras e conseguem ver a contribuição de cada um.

Ainda é possível ter controle sobre as atividades, exatamente pela possibilidade de acompanhar as tarefas que estão em andamento, as cumpridas etc.

E para isso você pode contar com a facilidade de algum software, como o Kanbanize, por exemplo.

Com ele, você também pode visualizar melhor todas as atividades e priorizar o que é realmente importante.

Sem dúvida, é mais simples do que fazer várias anotações em uma agenda e depois ter que buscar as informações de que precisa sobre cada atividade.

Tudo isso tende a facilitar muito o trabalho de um Gerente Hospitalar, por exemplo.

O trabalho do profissional é justamente coordenar ações e acompanhar resultados, e um software como esse pode facilitar sua atividade.

Como aplicar o Kanban na área de saúde?

Se você leu até aqui, deve estar se perguntando como, afinal, usar o Kanban na área da saúde. A resposta é fácil: para gerir os processos dos colaboradores, e também a atenção aos pacientes.

Dá para usar um programa desse tipo para fazer, por exemplo, o controle de entrada e saída dos pacientes de um hospital.

Basta criar um fluxo com etapas como: Entrada, Internação UTI, Quarto e Alta.

Assim, cada cartão terá o nome de um paciente e, a medida que a situação do usuário for mudando, o seu card será movimentado na tela.

Isso costuma facilitar saber quantos quartos estão disponíveis para novas internações, quantas vagas há na UTI etc.

Existem várias operadoras de saúde no mercado, e várias delas já utilizam o Kanban para organizar seus processos no dia a dia.

Não apenas os internos, mas também para cuidar que seus usuários tenham um bom atendimento.

O método Kanban é uma alternativa, inclusive, para a área da saúde e para outras, como de marketing, industrial e ass demais que requerem projetos e processos bem estabelecidos.

Gostou deste post? Avalie!

Jeniffer Elaina da Silva

Redatora especialista em saúde e planos de saúde. Jeniffer já escreveu mais de mil artigos sobre saúde para o Planodesaude.net e publicou o ebook Cuide de Sua Saúde. Atualmente, cursa Gestão de Seguros e é formada em Marketing com pós em Administração na FGV. Possui também um curso técnico em Direito do Seguro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.