O ebola começou na África teve alguns casos fora de seu local de origem e assusta a todo o mundo pelo que pode causar. Mas você sabe exatamente como essa doença funciona? Como ocorre o contágio? Você está livre dela?

Imagem: Getty
O que é o ebola
Essa doença é causada por um vírus de origem ainda desconhecida, apesar de se especular que ele seja transmitido por morcegos, chipanzés e antílopes. Esse vírus, no começo, causa sintomas bem parecidos com o da gripe, como dores musculares, dor de garganta, fraqueza e febre. Conforme a doença avança começam a ocorrer vômitos, diarreias e hemorragia.
O vírus pode ficar incubado no organismo por até três semanas até que comecem a aparecer os sintomas. No caso das pessoas que se recuperam, o vírus também permanece no organismo por até sete semanas e por isso que a pessoa precisa permanecer em isolamento por tanto tempo.
A doença é transmitida por meio do contato de fluidos e sangue da pessoa contaminada, por isso é que ela fica isolada, pois a transmissão pode ocorrer facilmente. A transmissão também pode ocorrer por animais contaminados, no contato com eles ou por ingestão da carne contaminada.
O que fazer quando existe a suspeita
Quando existe a suspeita do ebola a primeira coisa a fazer é procurar ajuda médica. O paciente será internado em condições de isolamento até que sejam realizados todos os exames necessários.
É recomendada a ingestão de muito líquido uma vez que a desidratação costuma ser muito grande.
Quando detectada e tratada no começo, as chances de recuperação aumentam, apesar de hoje na áfrica a taxa de mortandade de pessoas infectadas estar entre 50% e 60%.
Principais focos do ebola
Apesar de a doença assustar o mundo todo ela está restrita a alguns locais, apesar de terem raríssimos casos fora deles. Ela está presente em alguns países da África, como Guiné, Libéria e Serra leoa. E sempre que um caso é detectado a pessoa é colocada imediatamente em isolamento para que a doença não se espalhe.
Para tentar conter o surto alguns países fecharam as fronteiras e outros estão monitorando rigorosamente a entrada e saída de pessoas nos aeroportos. Em alguns casos houve a suspensão das aulas e fechamento das escolas e locais onde existe grande circulação de pessoas.
O Brasil não corre risco com o ebola
Apesar de a doença alarmar o mundo todo o Brasil não corre risco de contaminação da doença, uma vez que ela está controlada em pontos específicos. Existe um monitoramento das áreas contaminadas e rigoroso controle de quem sai desses pontos.
Saiba o preço do seu Plano de Saúde
Qual seu tipo de plano?
Outra coisa que garante mais segurança ao país é que não recebemos um grande número de visitantes desse local, evitando que pessoas contaminadas tragam o vírus.
A cultura e costumes do Brasil também contribuem, pois não temos contato e nem consumimos a carne de animais que possam portar o vírus, bem diferente do que ocorre na Guiné, onde alguns morcegos são considerados especiarias.
Artigos relacionados:
- Plano de saúde é o terceiro maior desejo dos brasileiros
- O que você precisa saber sobre planos de saúde
- Seguro de saúde: conheça suas vantagens
Deixe um comentário