Descubra o preço
do seu
Plano de Saúde

Descubra o preço do seu Plano de Saúde

O extraordinário efeito do kefir para a saúde e o emagrecimento

Kefir é um dos alimentos campeões na comunidade saudável. Ele é rico em nutrientes e probióticos, incrivelmente benéfico para a digestão e o intestino. Conheça neste artigo todos os seus benefícios, como usá-lo e muito mais.

Você certamente já viu ou ouviu alguém falando sobre o Kefir, dizendo como ele mudou a sua vida e explicando sobre os benefícios do seu uso diário.

O kefir é o resultado da simbiose de micro-organismos de grãos que possuem bactérias ácido-lácticas, leveduras e bactérias ácido-acéticas.

A matriz, chamada de Kefiran, consiste basicamente em uma pequena colônia dessas bactérias que pode ser cultivada e ampliada com o tempo, dentro de um recipiente com leite, água, leite de coco, leite de soja ou leite de arroz.

Neste artigo você conhecerá melhor o que é o kefir, como ele funciona e quais são seus benefícios.

O extraordinário efeito do kefir para a saúde e o emagrecimento

Imagem: Getty

O que é e para que serve o kefir?

A bebida espumante obtida através desses grãos é o que se chama de kefir. Ele pode ser ingerido azedo ou adicionado a frutas, açúcar ou mel.

Quando o kefir é fermentado em leite, seja ele qual for, fica parecido com um iogurte, mas com benefícios diferentes, sendo o kefir mais eficiente para o trato digestivo.

O kefir é um antioxidante, isto é, ajuda a prevenir doenças cardíacas, sinais de envelhecimento e câncer, porque protege as células.

Ele também pode diminuir os níveis de colesterol, conforme estudos realizados.

Ele pode ser produzido em casa, a partir de uma pequena colônia de bactérias que aumentará com o tempo.

Saiba o preço do seu Plano de Saúde

Qual seu tipo de plano?

Simular

Essa colônia pode ser cultivada tanto em um dos tipos de leite existentes como em água, o que o torna uma excelente opção de saúde para pessoas que adotam uma dieta vegana ou tem intolerância à lactose, pode fazer água kefir.

No entanto, vale ressaltar que o kefir feito com leite é 99,99% livre de lactose, podendo ser ingerido por quem tem intolerância.

Isto acontece porque as bactérias e as leveduras consomem a lactose, transformando-a em açúcar e enzima lactase, o que é até benéfico para a digestão das pessoas intolerantes à lactose.

Kefir como usar e cultivar?

Para cultivar o kefiran e obter sua bebida fermentada conhecida como kefir, você precisará de um vidro limpo e esterilizado, uma colônia de bactérias e um pequeno pedaço de tecido, capaz de tampar o vidro para que nenhuma sujeira caia na bebida, mas que permita a circulação de ar.

As bactérias presentes nessa colônia podem ser cultivadas em água filtrada ou qualquer tipo de leite, seja ele vegetal ou animal, desnatado ou integral.

É importante que essa colônia seja sempre mantida em temperatura ambiente e tenha como respirar, porque elas são aeróbicas e precisam do oxigênio para se alimentarem dos líquido, fermentando o leite ou a água e produzindo o kefir.

Como obter o kefir de leite?

O leite kefir é conhecido da humanidade há milhares de anos. Além dos diversos componentes nutricionais do leite, o kefir também é uma excelente fonte de vitaminas B e ácido fólico.

Ele também contém pouca lactose, ou seja, até mesmo os que têm intolerância podem beber sem risco.

A quantidade indicada é de no máximo duas porções diárias, porque o kefir de leite é gorduroso.

Além disso, no início é bom começar com poucas quantidades, porque sua acidez pode irritar o estômago.

Para obter o leite kefir basta adicionar uma quantidade de leite compatível com o tamanho da sua colônia, em um vidro esterilizado, cobrir com um paninho e deixar em temperatura ambiente por 12 horas.

Como obter o kefir de água?

Para obter a água kefir é preciso seguir os mesmos passos, com um diferencial, neste caso é preciso adicionar um pouco de açúcar.

Afinal, as bactérias se alimentam das propriedades nutricionais da bebida adicionada à bactéria.

A água kefir pode ser tomada com limão, outras frutas ou mesmo vegetais.

Pode substituir os refrigerantes, uma vez que a fermentação realizada pelas bactérias produz gás, contando com vantagem, por ser nutritiva.

Vale ressaltar que os níveis de açúcar precisam ser controlados por quem é diabético. A água kefir também tem vitamina B e ajuda a digestão.

Quais as diferenças entre o kefir de leite e o kefir de água?

Enquanto o leite kefir contém uma boa quantidade de proteínas e cálcio, por outro lado também contém gordura saturada e uma pequena quantidade de lactose.

Já a água kefir pode ter mais açúcar, mas tem vitaminas, não contém lactose ou gordura.

As bactérias são de diferentes tipos, mas podem ser cultivadas em casa.

É importante ressaltar que as colônias de bactéria usadas no leite são diferentes daquelas usadas na água.

Ou seja, não é possível alimentar uma colônia de água com leite, ou vice e versa.

Qual o tempo de fermentação do kefir?

Independentemente do tipo da colônia de bactérias, seja de leite ou água, o tempo de fermentação dependerá do clima em que você vive.

Como dito, é importante que a colônia seja mantida em temperatura ambiente, se o tempo estiver mais frio, a fermentação demorará mais, se estiver mais quente será mais rápido.

Em uma temperatura entre 25°C e 35°C em poucas horas sua bebida estará pronta. Quanto mais tempo a bebida ficar em contato com a colônia, maiores serão os benefícios do kefir para quem o consome.

Onde o frio é muito intenso ele levará até 3 dias para fermentar. Só é preciso colocar na geladeira se você demorar alguns dias para consumir, senão ele pode ficar num lugar seco e fresco.

Os grãos podem ser lavados em água sem cloro, uma vez por semana.

Quanto tempo leva para o kefir fazer efeito no organismo?

Os resultado benéficas do kefir começam a apresentar efeito em pouco tempo de uso. Tudo dependerá do tempo que a bebida ficou fermentando junto a colônia de bactérias.

Conforme o tempo de fermentação é o seu efeito, se 12 horas pode soltar o intestino, 24 horas, normalizar, e 48 horas prender o intestino.

Depois desse período de adaptação, em poucos dias você começará a perceber todos os benefícios que essa bebida pode trazer.

Kefir e iogurte – diferenças e semelhanças

Kefir pode ser parecido com iogurte, mas eles são feitos de maneira diferente. O kefir tem levedura e bactérias, a partir da cultura do kefir, na temperatura ambiente.

O iogurte contém apenas bactérias e precisa de uma temperatura indicada.

O iogurte pode ser feito com uma colher de iogurte já pronto adicionada ao leite fresco.

Já o kefir é feito com grãos que se multiplicam, se usa uma parte e se guarda o restante.

Além de conter levedura, as bactérias do kefir são o dobro das do iogurte.

O trato intestinal se beneficia em longo prazo, melhorando a digestão e impedindo a presença de bactérias prejudiciais.

O iogurte não trabalha em longo prazo, se a ingestão for interrompida, os efeitos benéficos cessam.

Do que exatamente é composto o kefir?

Segundo alguns estudo realizados a bebida kefir é composta por uma série de nutrientes, que podem ter suas quantidades variadas de acordo com o tipo da fermentação da colônia (água ou leite).

Os principais componentes encontrados nessa bebida são:

  • 8 tipos de leveduras,
  • 2 variedades de bactérias acéticas,
  • 16 espécies de lactobacilos,
  • Ácidos pantotênico e fólico,
  • Vitaminas B, B3, B6, B12 e vitamina K,
  • Carboidratos e gorduras saudáveis.
  • Enzima lactase e cálcio,
  • Fósforo, potássio e magnésio,
  • Proteínas e aminoácidos,
  • E triptofano.

Saiba por que o kefir pode fazer você emagrecer

Quem tem facilidade para engordar sabe que muitas vezes come a mesma coisa que outra pessoa da família ou amigo e engorda, enquanto a outra pessoa não.

Agora os pesquisadores estão descobrindo que a resposta pode estar na flora intestinal.

O intestino possui bactérias que ajudam a metabolizar o alimento, protegem contra doenças e fazem com que ele funcione corretamente.

Mas quando o desequilíbrio das bactérias ocorre, também ocorre o ganho de peso e a obesidade.

Esse desequilíbrio da flora intestinal, ou das bactérias, pode ser causado pelo uso de antibióticos e outros medicamentos, além do estresse e falta de sono.

As pesquisas revelaram que as pessoas obesas têm mais bactérias do tipo Firmicutes, enquanto que as que têm peso normal têm mais bactérias do tipo Bacteroidetes.

Apesar de não se conhecer se a obesidade leva ao crescimento das Firmicutes ou se, ao contrário, são as Firmicutes que levam à obesidade, uma coisa é certa, a presença delas mantém um metabolismo que extrai mais calorias dos alimentos.

Outra descoberta das pesquisas é que o organismo humano pode armazenar gordura como reação às infecções virais.

A gordura pode conter até 30% dos anticorpos a um vírus que provocou uma infecção, enquanto que pessoas com peso normal possuem somente 11%.

O que essas pesquisas demonstraram foi que nem sempre a dieta é a principal solução para a perda de peso.

Mas se você já teve uma infecção no passado, ou se o seu intestino não tiver um equilíbrio de bactérias saudável, isso pode ter desencadeado sua obesidade.

Se não houver prevenção, a obesidade também pode ocorrer no futuro, como resultado de uma infecção ou da ingestão de um medicamento, principalmente antibióticos e anti-inflamatórios.

Para manter o equilíbrio saudável de bactérias no seu intestino e um metabolismo saudável, o kefir é um dos recursos mais eficazes e é por esse motivo que se pode afirmar que o kefir emagrece.

Conheça os benefícios do kefir

  • O kefir é um probiótico que age para beneficiar a sua saúde, com bactérias boas.
  • O kefir é especialmente indicado para quem tem síndrome do intestino irritável, prisão de ventre, úlceras e gastrite, ajudando principalmente as pessoas que estão tomando antibióticos.
  • É rico em lactase e pobre em lactose, sendo indicado até para pessoas intolerantes à lactose.
  • O kefir é rico em muitas vitaminas, como B1, B12, cálcio, magnésio e fósforo, que melhoram a pele e reforçam o sistema imune.
  • O kefir reduz o colesterol, com compostos que bloqueiam a sua absorção pelo sangue. Essa função ajuda a prevenir problemas do coração.
  • O kefir tem efeitos benéficos para as crianças, melhorando o transtorno de déficit de atenção e alergias.
  • O aminoácido triptofano e o magnésio têm efeito calmante, ajudando a dormir e controlando a ansiedade e depressão.
  • O cálcio contido no kefir é benéfico para o tratamento da osteoporose e artrite.
  • Melhora o funcionamento dos rins e fígado.
  • Ajuda para combater fungos como cândida.
  • A maior eliminação pelo intestino, apressando o trânsito intestinal, colabora grandemente para o emagrecimento.

Como conseguir a colônia do kefir?

Se depois de ler esse artigo sobre o kefir e todos os seus benefícios você ficou interessado em consumir essa bebida, saiba que este não é um produto que costuma ser comercializado.

A maneira mais comum de conseguir uma pequena colônia de kefiran é através da doação.

Isso acontece porque além de se tratar uma colônia viva, que produz uma bebida através da simbiose, o que impede que ela seja transportada em grandes distâncias ou por empresas como os correios.

Como mencionado anteriormente, as colônias aumentam com o passar do tempo, o que acaba obrigando as pessoas a doarem suas partes para que não fiquem com colônias gigantes produzindo litros e litros de kefir diariamente.

Se você quiser saber como conseguir a doação de uma colônia pode começar procurando em alguns dos grupos de doação que existem nas redes sociais, como o Kefir Brasil.

Regina Di Ciommo

Mestre e Doutora em Sociologia pela UNESP, pesquisadora na área de Ecologia Humana e Antropologia, Desenvolvimento e Sustentabilidade Ambiental, foi professora em cursos superiores de Sociologia e Direito, nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Bahia.

88 Comentários

juraci aparecido frata

Olá! Faço uso do kefir de água e o resultado é excelente, estou com 79 anos, me sinto super saudável. Em boa hora descobri a utilidade dessa bebida. O kefir.

Att

Comentar
Andréia Silveira

Bom dia, Juraci!

Obrigada por comentar no PlanodeSaúde e compartilhar a sua experiência com os nossos leitores!

Se desejar fazer uma cotação de plano, visite nossa página e preencha o formulário clicando no link https://www.planodesaude.net/simular/ para que um corretor parceiro entre em contato com você e tire suas dúvidas.

Atenciosamente!

Comentar
Andréa

Olá! O que você sentiu de diferença em quanto tempo já notou?

Att

Comentar
Andréia Silveira

Boa tarde, Andréa!

Obrigada por comentar no PlanodeSaúde!

Se precisar fazer uma cotação de plano, visite nossa página e preencha o formulário clicando no link https://goo.gl/KvZ8Rp para que um corretor parceiro entre em contato com você e tire suas dúvidas.

Atenciosamente!

Comentar
Felipe

Olá! Até quanto tempo posso ficar tomando Kefir? A vida inteira?

Att

Comentar
Andréia Silveira

Bom dia, Felipe!

Obrigada por comentar no PlanodeSaúde!

Aconselhamos você a se informar direto com o seu médico para não se submeter a riscos.

PlanodeSaude.net é um portal de geração de leads que encaminha as solicitações de clientes em busca de um plano de saúde para as operadoras de planos de saúde em todo o Brasil.

Para fazer uma cotação de plano, visite nossa página e preencha o formulário clicando no link https://goo.gl/KvZ8Rp para que um corretor parceiro entre em contato com você e tire suas dúvidas.

Atenciosamente!

Comentar
Ligia Brandão

Olá! Andreia Melo, muitíssíssimo obrigada pelo relato da sua experiência, riquíssima em detalhes, que não deixou dúvida alguma. Minha filhinha de apenas 2 anos e 10 meses sofre exatamente com todos esses sintomas que você descreveu. Porém, ela nunca fez colonoscopia, ou seja, nunca foi diagnosticada com nada, por falta de exames específicos. Vou fazer esses duas dicas que você deixou. Ela ainda tem hemorróidas. Que Deus te abençoe e grata pelas dicas esclarecedoras e ajudadora. Ligia.

Comentar
Andréia Silveira

Boa tarde, Lígia!

Obrigada por comentar no PlanodeSaúde!

Se desejar fazer uma cotação de plano de saúde para ter melhor acompanhamento médico, visite nossa página e preencha o formulário clicando no link https://www.planodesaude.net/simular/ para que um corretor parceiro entre em contato com você e tire suas dúvidas.

Atenciosamente!

Comentar
aline gonzaga

Olá! Eu estou com problemas de constipação após tomar o kefir de leite. Deixo 12 horas e tomo 2 copos por dia. Alguém pode me ajudar o que devo fazer?

Att

Comentar
Andréia Silveira

Bom dia, Aline!

Obrigada por comentar no PlanodeSaúde!

Se desejar fazer uma cotação de plano, visite nossa página e preencha o formulário clicando no link https://www.planodesaude.net/simular/ para que um corretor parceiro entre em contato com você.

PlanodeSaude.net é um portal de geração de leads que encaminha as solicitações de clientes em busca de um plano de saúde para as operadoras de planos de saúde em todo o Brasil.

Atenciosamente!

Comentar
Anônimo

Olá! Também tome probióticos de farmácia e faça a dieta foodmap.

Att

Comentar
Andréia Silveira

Bom dia!

Obrigada por comentar no PlanodeSaúde!

Para fazer uma cotação de plano, visite nossa página e preencha o formulário clicando no link https://www.planodesaude.net/simular/ para que um corretor parceiro entre em contato com você e tire suas dúvidas.

Atenciosamente!

Comentar
juraci aparecido frata

Olá! Agradeço pela dica que fazendo pesquisa na internet me deparei com a história do kefir. Me interessei muito até que um dia encontrei um doador comecei cultivar e usar e só posso dizer que o resultado é maravilhoso. Pena que pouca gente sabe e mesmo que a gente procure orientar não se interessam.

Att

Comentar
Andréia Silveira

Bom dia, Juraci!

Obrigada por comentar no PlanodeSaúde!

Sim, muitas pessoas ainda desconhecem os benefícios do Kefir e outras, até conhecem, mas por falta de tempo em se dedicar a investir na saúde, acabam não se interessando.

Se desejar fazer uma cotação de plano, visite nossa página e preencha o formulário clicando no link https://www.planodesaude.net/simular/ para que um corretor parceiro entre em contato com você.

Atenciosamente!

Comentar
Patricia Viana

Olá! Compartilho do seu pensamento. Tento demonstrar o quanto é bom e o quanto faz bem, mas é muito difícil o interesse. Bom, continuo levando informações para as pessoas. Espero que um dia, esse seja um assunto muito mais abordado e ingerido pela população. Faz muito bem para a saúde.

Att

Comentar
Andréia Silveira

Boa tarde, Patrícia!

Obrigada por comentar no PlanodeSaúde e contribuir com os nossos leitores!

Se desejar fazer uma cotação de plano, visite nossa página e preencha o formulário clicando no link https://www.planodesaude.net/simular/ para que um corretor parceiro entre em contato com você e tire suas dúvidas.

Atenciosamente!

Comentar
Andreia Melo

Olá! Quero comentar aqui o meu caso e a simples solução que encontrei.

Eu durante 10 anos tive muitos problemas de intestino fiz 3 vezes Colonoscopia, passei por 5 médicos todos com diagnósticos diferentes, fui disgnosticado com as seguintes patologias:

Sindrome do Intestino Irritável (SII), Doença de Crohn, Colite, Retocolite, Obstipação, Disbiose.

Mandaram eu trocar a alimentação não comer chocolates, especiarias, gorduras, frutas,
feijão, repolho, brócolis, leite, bebidas gaseficadas, álcool e principalmente alimentos com gluten.
Como sempre mandou eu comer muitas fibras e muita água.
Segui a risca todas as recomendações e nada adiantou.

Meus Sintomas eram esses:
– Estresse – acho que todos que tem problemas com intestino é estressado ou meio depressivo, no meu caso era assim.
– Dor Abdominal Forte ou Cólicas
– Gases
– Diarréia ou Constipação – dependendo do que eu comia esse quadro se alternava, alguns dias dava diarréia outros prendia o intestino
– Muco nas Fezes

Era meio estranho pois tinha tempos que dava uma melhorada e tinha tempos que parece que esses sintomas se agravavam.
Até que há 2 anos atrás eu comecei a pesquisar sobre probióticos e prebióticos e cheguei a conclusão que o melhor custo benefício como probiótico
seria o Kefir de Leite e o melhor prebiótico seria a fécula de batata crua pois ela é um amido resistente puro e encontra em qualquer mercado.

O amido resistente que no caso é a fécula de batata crua passa direto pelo aparelho digestivo sem ser digerido e vai parar no intestino intacto e esse amido resistente serve como alimentação para as bactérias boas do nosso intestino, essas bactérias boas você consome através do Kefir de Leite que é uma colônia de bactérias boas para a restauração e renovação da nossa flora intestinal.

Comecei a consumir todos os dias 2 copos de Kefir de Leite misturado com 1 colher de sopa de fécula de batata crua, parece uma coisa muito simples não ?

Por incrivel que pareça em 1 semana meu intestino já regularizou, em 2 semanas não tinha mais nenhum sintoma, continuei tomando e tomo até hoje todos os dias depois de 4 meses que eu estava tomando fui fazer uma nova colonoscopia e o médico se surpreendeu comparando com os antigos resultados, eu contei para ele o que estava tomando e ele confirmou que realmente tem muitas pessoas tendo ótimos resultados e benefícios com o Kefir de Leite mas como ele não têm autorização para receitar produtos naturais e só pode
receitar remédios de laboratórios e de farmácias ele não receita de forma alguma, mas disse que era para eu continuar tomando que isso tinha me curado.

Descrevi aqui exatamente o que o médico me falou.
Então pessoal estou deixando aqui esse relato para quem interessar que pesquise sobre o Kefir de Leite, na internet e youtube tem muitas informações, vocês vão se surpreender.

O único problema desse Kefir de Leite é que é difícil de encontrar, mas eu encontrei um site que vende para todo o Brasil.

O Kefir de Leite quando você compra vem os grãozinhos e com esses grãos você mesmo vai fazendo em casa pois ele vai reproduzindo e vai tomando todos os dias, você compra apenas uma vez e se bem cuidado dura anos e anos.

Então não custa dar uma pesquisada pois o meu estado eu considerava grave e me incomodava demais, estou deixando esse post em agradecimento a esse abençoado Kefir de Leite que mudou a minha saúde.

Att

Comentar
Andréia Silveira

Bom dia, Andreia!

Obrigada por comentar no PlanodeSaúde e compartilhar a sua experiência com os nossos leitores!

Se desejar fazer uma cotação de plano, visite nossa página e preencha o formulário clicando no link https://www.planodesaude.net/simular/ para que um corretor parceiro entre em contato com você e tire suas dúvidas.

Atenciosamente!

Comentar
Osvanda

Olá! Muito bom seu depoimento! Também tenho Kefir em casa. Melhor alimento! Boa sorte!

Comentar
Andréia Silveira

Olá, Osvanda!

Obrigada por comentar no PlanodeSaúde!

Para fazer uma cotação de plano, visite nossa página e preencha o formulário clicando no link https://www.planodesaude.net/simular/ para que um corretor parceiro entre em contato com você e tire suas dúvidas.

Atenciosamente!

Comentar
Patricia Viana

Olá! Só benefícios atrás de benefícios. Não conheço ninguém que tenha utilizado o kefir que não tenha boas histórias para contar. Eu curei minha síndrome do Intestino Irritável. Sou muito feliz com meus kefilhos.

Att

Comentar
Andréia Silveira

Boa tarde, Patrícia!

Obrigada por comentar no PlanodeSaúde e compartilhar sua experiência com os nossos leitores!

Atenciosamente!

Comentar
Priscila Santos

Olá! Andréia Melo tenho um parente que sofre com os mesmos sintomas que você. Poderia me ajudar: Você disse em seu comentário que toma 2 copos de kefir com a fécula de batata quais os horários que você toma?
Você continuou tomando os remédios prescritos pelo médico junto como kefir por quanto tempo? E depois parou de tomar os remédios e ficou somente com o kefir e a fécula? Nunca mais os problemas voltaram? Me responda, por favor.

Att

Comentar
Andréia Silveira

Bom dia, Priscila!

Obrigada por comentar no PlanodeSaúde!

Se desejar fazer uma cotação de plano, visite nossa página e preencha o formulário clicando no link https://goo.gl/KvZ8Rp para que um corretor parceiro entre em contato com você.

Atenciosamente!

Comentar
Anônimo

Olá! Muito obrigada, pela informação, estou com esse mesmo problema. Há 4 anos que passo com médicos, fiz vários exames e não resolveram nada, continuo sofrendo. Então me falaram do Kefir comprei o de água, porque estou com alergia do leite, agora vou tomar como você orientou. Deus abençoe pela informação.

Att

Comentar
Andréia Silveira

Bom dia!

Obrigada por comentar no PlanodeSaúde!

Se desejar fazer uma cotação de plano, visite nossa página e preencha o formulário clicando no link https://goo.gl/KvZ8Rp para que um corretor parceiro entre em contato com você e tire suas dúvidas.

Atenciosamente!

Comentar
Fabiana Rutter

Bom dia,

Ganhei kefir e preciso muito, pois tenho o intestino muito presso e ressecado. Como faço para ter resultados. Estou tomando faz dois dias.

Att.

Comentar
Albania Ferreira de Almeida

Olá! Vou fazer, pois tenho uma filha que tem prisão de ventre, um neto que toma remédio a base de antibióticos e realmente ele está obeso.

Att

Comentar
Andréia Silveira

Bom dia, Albania!

Obrigada por comentar no PlanodeSaúde!

Se desejar fazer uma cotação de plano, visite nossa página e preencha o formulário clicando no link https://www.planodesaude.net/simular/ para que um corretor parceiro entre em contato com você.

Atenciosamente!

Comentar
Ricardo Venturin Giroldo

Olá! É muito importante fazer uma proporção de grãos e leite. Normalmente se usam 500 ml de leite para uma colher de sopa de cultura.(grãos de Kefir).É de suma importância essa proporção, pois é a partir daí que se faz a opção de deixar fermentando por 12 ou 24hs. Cada indivíduo tem sua resposta frente ao Kefir. No meu caso ,o Kefir de 12hs vai de leve efeito laxante à normalidade intestinal. O de 24hs leva -me à constipação extrema. Outro detalhe importante é a temperatura. Se não deixá-lo à uma temperatura entre 25 à 30 graus,isto é, abaixo de 20 grau, haverá demora na fermentação ,o que pode levar ao descontrole do processo de fermentação deixando de atender os objetivos para qual lhe interessa o uso do Kefir. Parece fácil, mas o cultivo e controle da fermentação é um processo que pode demorar um tempo para se dominar e que só o uso diário pode trazer resultado que espera. Uma sugestão que passo pela experiência própria adquirida com o tempo, é quando, nos dias mais frios, fazer o cultivo do Kefir em fornos de fogões, ligando-o por 2 minutos, e mantendo a cultura fechado no interior do forno. Pode ser que o período de 12hs até diminua. E o de 24hs idem.

Abraços!

Comentar
Andréia Silveira

Bom dia, Ricardo!

Obrigada por comentar no PlanodeSaúde!

Se houver interesse em contratar um plano de saúde para você, cote aqui no site. Para fazer uma cotação de plano, visite nossa página e preencha o formulário clicando no link https://www.planodesaude.net/simular/ para que um corretor parceiro entre em contato com você e tire suas dúvidas.

Atenciosamente!

Comentar
Vera

Boa noite!
Ganhei uma muda de Kefir de água, mais ou menos duas colheres de sopa, mas não sei como cuidar deles. Qual a quantidade de água e açúcar para essa quantidade de Kefir?

Desde já agradeço!

Comentar
Andréia Silveira

Bom dia, Vera!

Obrigada por comentar no PlanodeSaúde!

Você pode pesquisar sobre essa receita em sites próprios. Pelo que pesquisamos, você pode colocar em um recipiente de vidro, 1 colher (sopa) cheia de açúcar mascavo para cada 3 colheres (sopa) de grãos de Kefir e mais 250 ml de água (mineral, filtrada ou fervida).

Se desejar fazer uma cotação de plano, visite nossa página e preencha o formulário clicando no link https://www.planodesaude.net/simular/ para que um corretor parceiro entre em contato com você.

Atenciosamente!

Comentar
Andréa Alves

Olá! Para soltar o intestino trocar o leite após 12 horas, regularizar 24 horas e prender o intestino 48 horas.

Att

Comentar
Andréia Silveira

Boa tarde, Andréa!

Obrigada por comentar no PlanodeSaúde!

Se desejar fazer uma cotação de plano, visite nossa página e preencha o formulário clicando no link https://www.planodesaude.net/simular/ para que um corretor parceiro entre em contato com você e tire suas dúvidas.

Atenciosamente!

Comentar
Sirley

Olá boa tarde!

Faço uso do Kefir e tenho tido grandes resultados. Gostaria de doar, tenho muitas muda.

Att.

Comentar
Tania

Olá,

Gostaria de receber mudas de kerfir como faço? Sou de Salvador -Ba

Comentar
Ana Marcia

Bom dia! Eu amo kefir! Sou fascinada tomo todos os dias adoro o sabor. Tento dar para meus filhos, mas não consegui ainda que gostem. Aqui só eu tomo, também gostaria que muito mais pessoas fizessem o uso. Depois que acostuma nem dá trabalho, é rápido para cuidar porque as pessoas dizem que não tem tempo!

Att

Comentar
Andréia Silveira

Bom dia, Ana Márcia!

Obrigada por comentar no PlanodeSaúde e contribuir com os nossos leitores!

Se desejar fazer uma cotação de plano, visite nossa página e preencha o formulário clicando no link https://goo.gl/KvZ8Rp para que um corretor parceiro entre em contato com você e tire suas dúvidas.

Atenciosamente!

Comentar
Kacia Alves

Boa noite,

Gostaria de receber uma doação, como faço?

Att.

Comentar
Fabiana Ferreira

Boa tarde Kacia,

Obrigada por comentar no PlanodeSaúde.net,

Atenciosamente.

Comentar
Claudemir Castilho da Silva

Olá pessoal boa tarde!

Desejo sabe onde encontro o grão do KEFIR. E a medida certa pra fazê-lo acontecer microbioticamente e ate o ponto de uso e com posso usar.

Att.

Comentar
Beatriz Barreiros

Boa noite,

Tem um grupo de doação no Facebook, grupo ato de amor probióticos Kefir kombucha e outros.

Att.

Comentar
Alexandre Sales

Olá,

Em quanto tempo posso sentir os benefícios do kerfir.

Att.

Comentar
Gabriela Diniz

Olá amigos, tenho doação de Kefir, Kombucha e outros Probióticos e posso enviar pelos Correios para qualquer Cidade do Brasil.

Se alguém precisar podem me chamar no meu Whatsapp: 42-998573691

Tenho algumas mudas semanalmente.

Tenho os seguintes Probióticos:

Kefir de Leite, Kefir de Água, Kombucha, Iogurtes Infinitos: Caspio, Viili, Bulgaricus e Filmjolk.

Qualquer coisa podem me chamar no meu Whatsapp.

Até mais.

Comentar
Anônimo

Olá,

Gabriela tenho interesse no Kefir de leite, como faço para adquirir?

Att.

Comentar
Anônimo

Boa tarde,

Comecei a usar o kefir a pouco dias e estou me sentindo muito bem, em breve sou doadora.

Comentar
Fabiana Ferreira

Boa tarde,

Obrigada por comentar no PlanodeSaúde.net,

Att.

Comentar
Sueli

Olá! Para conseguir facilmente o calor para o kefir fazer seu trabalho, coloque o vidro ao lado da geladeira, onde tem o calor do motor.

Att

Andréia Silveira

Bom dia, Sueli!

Obrigada por comentar no PlanodeSaúde!

Se desejar fazer uma cotação de plano, visite nossa página e preencha o formulário clicando no link https://www.planodesaude.net/simular/ para que um corretor parceiro entre em contato com você e tire suas dúvidas.

Atenciosamente!

Eliane Garcia

Sensacional!

Tenho SII e necessito usar Kefir mas não sei onde consigo. Por favor podem me ajudar? Sou de São Paulo, Bela Vista.

Grata

Comentar
Sanaira Silveira

Boa tarde Eliane,

Obrigada por comentar no planodesaude.net,
Você precisa procurar próximo a sua região, se você tem facebook, procure por grupos de distribuição.
Caso você tenha interesse em fazer uma cotação de plano de saúde, visite nosso site e preencha o formulário para que um de nossos vendedores entre em contato com você.

Abraço

Comentar
Laudiceia

Bom dia,

Estou tomando kerfir a 3 semanas, estou gostando, minha flora intestinal melhorou, eu coloco na salada de fruta e como café de manhã.

Att.

Comentar
Fabiana Ferreira

Boa tarde Laudiceia,

Obrigada por comentar no PlanodeSaúde.net,

Atenciosamente.

Comentar
Andréia Silveira

Bom dia!

Obrigada por comentar no PlanodeSaúde!

Se desejar fazer uma cotação de plano, visite nossa página e preencha o formulário clicando no link https://www.planodesaude.net/simular/ para que um corretor parceiro entre em contato com você.

Atenciosamente!

Comentar
Sirleide Sousa

Bom dia,
Como consigo os grãos?
Nunca ouvi falar de alguém que tenha aqui na minha cidade.

Obrigada.

Comentar
Sanaira Silveira

Boa tarde Sirleide,

Obrigada por comentar no planodesaude.net,
Você precisa procurar próximo a sua região, se você tem facebook, procure por grupos de distribuição.
Caso você tenha interesse em fazer uma cotação de plano de saúde, visite nosso site e preencha o formulário para que um de nossos vendedores entre em contato com você.

Abraço

Comentar
Sanaira Silveira

Boa tarde Joselma,

Obrigada por comentar no planodesaude.net,
Que bom que gostou do nosso artigo.
Caso você tenha interesse em fazer uma cotação de plano de saúde, visite nosso site e preencha o formulário para que um de nossos vendedores entre em contato com você.

Abraço

Comentar
Sanaira Silveira

Boa tarde Valdemar,

Obrigada por comentar no planodesaude.net,
Caso você tenha interesse em fazer uma cotação de plano de saúde, visite nosso site e preencha o formulário para que um de nossos vendedores entre em contato com você.

Abraço

Comentar
Sanaira Silveira

Boa tarde Sivia,

Obrigada por comentar no planodesaude.net,
Você precisa procurar próximo a sua região, se você tem facebook, procure por grupos de distribuição.
Caso você tenha interesse em fazer uma cotação de plano de saúde, visite nosso site e preencha o formulário para que um de nossos vendedores entre em contato com você.

Abraço

Comentar
Sanaira Silveira

Boa tarde Marcilene,

Obrigada por comentar no planodesaude.net,
Que bom que gostou do artigo.
Caso você tenha interesse em fazer uma cotação de plano de saúde, visite nosso site e preencha o formulário para que um de nossos vendedores entre em contato com você.

Abraço

Comentar
Pedro Gouvêa

Oi,

Não se deve informar sobre lavagem do Kefir, pois Kefir não se lava, quando muito, o vasilhame.

Até.

Comentar
Sanaira Silveira

Boa tarde Solange,

Obrigada por comentar no planodesaude.net,
Você precisa procurar próximo a sua região, se você tem facebook, procure por grupos de distribuição.
Caso você tenha interesse em fazer uma cotação de plano de saúde, visite nosso site e preencha o formulário para que um de nossos vendedores entre em contato com você.

Abraço

Comentar
Sanaira Silveira

Boa tarde Edna,

Obrigada por comentar no planodesaude.net,
Você precisa procurar próximo a sua região, se você tem facebook, procure por grupos de distribuição.
Caso você tenha interesse em fazer uma cotação de plano de saúde, visite nosso site e preencha o formulário para que um de nossos vendedores entre em contato com você.

Abraço

Comentar
Sanaira Silveira

Boa tarde Sheyla,

Obrigada por comentar no planodesaude.net,
Ficamos felizes que tenha gostado do artigo.
Caso você tenha interesse em fazer uma cotação de plano de saúde, visite nosso site e preencha o formulário para que um de nossos vendedores entre em contato com você.

Abraço

Comentar
Silmar

Boa tarde,

As informações aqui apresentadas são fortes e sérias. Gostei da postagem. Altamente gratificante.

Obrigado.

Comentar
Sanaira Silveira

Boa tarde Silmar,

Obrigada por comentar no planodesaude.net,
Que bom que gostou da postagem.
Caso você tenha interesse em fazer uma cotação de plano de saúde, visite nosso site e preencha o formulário para que um de nossos vendedores entre em contato com você.

Abraço

Comentar
Alessandra Aparecida Ferreira Barbosa

Olá.

Em quanto tempo posso saber se o Kefir está me ajudando a emagrecer alguém pode me dizer.

Att.

Comentar
Sanaira Silveira

Olá Zenir,

Obrigada por comentar no planodesaude.net,
Que bom que gostou do nosso artigo.
Caso você tenha interesse em fazer uma cotação de plano de saúde, visite nosso site e preencha o formulário para que um de nossos vendedores entre em contato com você.

Abraço

Comentar
Sueli Muniz de Azevedo Souza

Olá,

Obrigado pela preciosa informação, ganhei ontem os grãos, e agora sei dos seus grandes benefícios.

Grata

Comentar
Sanaira Silveira

Boa tarde Sueli,

Obrigada por comentar no planodesaude.net,
Que bom que nosso artigo te ajudou e você conseguiu os grãos.
Caso você tenha interesse em fazer uma cotação de plano de saúde, visite nosso site e preencha o formulário para que um de nossos vendedores entre em contato com você.

Abraço

Comentar
Antônio Olyveira

Bom dia,

Gostei da matéria e vou pesquisar onde devo adquirir as sementes.

Obrigado!

Comentar
Sanaira Silveira

Boa tarde Antônio,

Obrigada por comentar no planodesaude.net,
Que bom que gostou do artigo.
Caso você tenha interesse em fazer uma cotação de plano de saúde, visite nosso site e preencha o formulário para que um de nossos vendedores entre em contato com você.

Abraço

Comentar
Sanaira Silveira

Olá Vera,

Obrigada por comentar no planodesaude.net,
Caso você tenha interesse em fazer uma cotação de plano de saúde, visite nosso site e preencha o formulário para que um de nossos vendedores entre em contato com você.

Abraço

Comentar
Andréia

Boa tarde,

Algumas informações sobre o kefir estão erradas, como por ex: 150g de grãos para 1 litro de leite. Assim vai ficar extremamente ácido e os grãos podem morrer de fome, é 1 colher de sopa de grãos para 1 litro de leite. Não se deve lavar os grãos.

Att.

Comentar
Sanaira Silveira

Olá Andréia,

Obrigada por comentar no planodesaude.net,
Vamos passar suas observações para a equipe de redação.
Caso você tenha interesse em fazer uma cotação de plano de saúde, visite nosso site e preencha o formulário para que um de nossos vendedores entre em contato com você.

Abraço

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.