Descubra o preço
do seu
Plano de Saúde

Descubra o preço do seu Plano de Saúde

O que é o rol da ANS?

As coberturas dos planos de saúde no Brasil incluem as mais diversas consultas e procedimentos. Para manter os direitos do consumidor, no entanto, é importante que parte destes sejam obrigatórios. Do contrário, as operadoras poderiam se negar ao atendimento. É isso que faz o Rol da ANS!

O Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) é o que determina os procedimentos de cobertura obrigatória. Ele inclui exames, cirurgias, consultas e outros, que todo consumidor tem direito a utilizar com o pagamento da operadora. Essa obrigatoriedade foi determinada pela Lei de Planos de Saúde (Lei 9.656/98).

Assim, planos obtidos a partir de 1998 devem cobrir os procedimentos do rol da ANS. Os mais antigos a este ano, porém, contam com algumas restrições. Como a limitação do número de exames e período máximo de internação. Estes mais antigos também não cobrem o atendimento a doenças já instaladas, como a congênita, ou biópsias, quimioterapia ou outros. Se este é seu caso, pode ser interessante negociar com seu plano a mudança para uma nova cobertura.

O que é o rol da ANS?

Imagem: Getty

 

Rol da ANS versus tipos de cobertura

Apesar da obrigatoriedade de uma série de procedimentos, os contratos de plano de saúde não cobrem tudo. Isso porque existem tipos de coberturas diferentes, que devem ser escolhidas pelo consumidor no momento da contratação.

O plano de saúde ambulatorial, por exemplo, cobre exames, consultas e tratamentos de forma geral. Não cobre, no entanto, a internação. O único que realiza isto é o plano hospitalar, que prevê a internação em leito ou UTI. Neste caso, é possível escolher, na contratação, a possibilidade de internação em quarto ou enfermaria.

Já no hospital com obstetrícia, a mulher tem acesso a todo o pré-natal de sua gravidez, ao parto e à assistência ao bebê em seus primeiros 30 dias de vida. O plano apenas hospitalar não oferece esses tipos de atenção. Outra opção de cobertura é o do plano odontológico, ou seja, para atendimento apenas do cuidado com a boca.

Atualização do rol

O rol da ANS sofre atualizações constantes, de modo a atender às novas necessidades dos consumidores. Desde 1998, foram 13 as resoluções normativas da lista, sendo que a última está em vigência desde o dia 02 de janeiro de 2018. A Resolução Normativa – RN nº 428/2017 inseriu no rol coberturas como o uso da radiação para tratamento do ceratocone e a cirurgia laparoscópica para desobstrução das tubas uterinas.

Jeniffer Elaina da Silva

Redatora especialista em saúde e planos de saúde. Jeniffer já escreveu mais de mil artigos sobre saúde para o Planodesaude.net e publicou o ebook Cuide de Sua Saúde. Atualmente, cursa Gestão de Seguros e é formada em Marketing com pós em Administração na FGV. Possui também um curso técnico em Direito do Seguro.

7 Comentários

Eline fonseca

Gostaria de saber se o tratamento de bruxismo com toxina botulínica tem cobertura pelo plano de saúde.

Comentar
Andréia Silveira

Olá, Eline!

Obrigada por comentar no PlanoDeSaude!

Por favor, entre em contato com sua operadora para que possam tirar sua dúvida. As coberturas, desde que a operadora siga as normas da ANS, são variadas por tipo de plano.

PlanodeSaude.net é um portal de geração de leads que encaminha as solicitações de clientes em busca de um plano de saúde para as operadoras de planos de saúde em todo o Brasil.

Atenciosamente!

Comentar
Tálita Rocha

Meu plano de saúde está demorando muito para liberar minha cirurgia que será CONDROPLASTIA COM SUTURA LABRAL, a princípio fui informada que o prazo seria de até 21 dias, porém este prazo já expirou faz tempo e não tenho tido retorno em quanto isso as dores no local onde farei o procedimento só aumentam. Que medida posso tomar?

Comentar
Andréia Silveira

Olá, Tálita!

Obrigada por comentar no PlanoDeSaude!

Por favor, entre em contato com sua operadora para que possam tirar sua dúvida e verificar o que houve por conta do atraso.

PlanodeSaude.net é um portal de geração de leads que encaminha as solicitações de clientes em busca de um plano de saúde para as operadoras de planos de saúde em todo o Brasil.

Atenciosamente!

Comentar
André LG

Olá,

Por que os planos de saúde/ANS têm que ser coniventes com a corrupção nos Detrans do país não impostando no ROL de procedimentos o exame toxicológico exigido para a renovação das CNH’s categorias C, D e E, que estão cobrando até R$349,00 pelo mesmo?

Comentar
Rosangela Meire Aparecida Alencar Marques

Olá,

Que plano cobre cirurgia plastica?

Att.

Comentar
Fabiana Ferreira

Boa noite Rosangela,

Obrigada por comentar no planodesaude.net,
Plano de saúde que cobre cirurgia plástica pode variar conforme perfil, região onde mora e operadora. Caso tenha interesse em realizar uma cotação de plano de saúde, preencha o formulário clicando no link https://www.planodesaude.net/simular/ e aguardar o contato de um corretor com a proposta do melhor plano que cobre cirurgia plástica.
Atenciosamente.

Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.