Descubra o preço
do seu
Plano de Saúde

Descubra o preço do seu Plano de Saúde

O que interfere nos valores de planos de saúde?

Os preços de planos de saúde podem variar conforme as suas especificações e coberturas. Saiba aqui o que interfere nos valores de planos de saúde!

Anualmente, os valores de planos de saúde tendem a sofrer pequenas alterações. Isso ocorre devido ao aumento de equipamentos e da mão de obra que fazem parte desse serviço.

Entretanto, o ano de 2020 veio para mostrar que, por mais profissional é necessário que seja a contratação desse serviço, os valores acabam influenciando bastante na hora de tomar a decisão final.

Dessa forma, com a chegada do Coronavírus no mundo, o sistema público acabou entrando em colapso, devido a grande quantidade de pessoas que precisavam de atendimento.

O que interfere nos valores de planos de saúde?

Imagem de Marek Studzinski por Pixabay

Para evitar filas e espera no sistema público de saúde, muitos acabam optando pela contratação de convênios médicos.

Assim, evitam aglomeração e uma maior chance de adquirir esse novo vírus. 

Uma vez que houve impactos negativos em diverso setores além da saúde, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) proibiu que as operadoras fizessem o reajuste anual nos planos.

Afinal, um dos maiores impactos sofrido foi no setor econômico de diversos países. E assim, uma grande parte da população teve seu salário reduzido ou fora demitido de seu emprego.

Como são elaborados os valores de planos de saúde?

A contabilidade no qual esses valores são baseados é a partir de fatores que vão desde o honorário de um médico, até a cobertura na qual seu plano está apto a cobrir.

Caso esteja pensando em contratar um plano de saúde para você e seus familiares, fique atento às coberturas que cada um oferece.

Saiba o preço do seu Plano de Saúde

Qual seu tipo de plano?

Simular

No entanto, antes mesmo de finalizar a contratação, faça uma pesquisa e veja quais são as melhores operadoras que atuam no mercado atualmente.

Após esse levantamento, verifique quais delas irão te oferecer o melhor custo-benefício, ou seja, as melhores vantagens e por um preço que caiba dentro do seu orçamento.

Os preços de um plano de saúde tendem a variar conforme os benefícios proporcionados aos pacientes.

Existem alguns critérios que podem ser levados em conta no momento em que as operadoras estão fazendo os valores referente a cada convênio médico.

Plano individual ou familiar

O valor tende a aumentar ou diminuir conforme a quantidade de pessoas que estão incluídas juntamente com você no plano de saúde.

Nessa categoria, a contratação também pode vir a ser feita por meio de uma pessoa jurídica, ou seja, em um plano de saúde empresarial.

Essa opção tende a oferecer inúmeros benefícios, seja para um único indivíduo ou para o restante dos membros de sua família.

Abrangência

Um outro fator que pode fazer com que haja um aumento nos valores de planos de saúde é o território no qual ele poderá abranger.

Quanto maior for o número de cidades na qual o plano poderá ser utilizado, maior poderá ser o valor mensal a ser pago.

Então, caso esteja pensando em economizar, é sempre válido verificar se a melhor opção para você é uma abrangência em todo o país ou somente em locais específicos.

Idade

Nessa categoria, existe uma regulamentação pela ANS na qual informa que, conforme a mudança na faixa etária, o valor tende a sofrer alterações.

Por exemplo, dentre as idades de 0 a 19 anos, o valor poderá permanecer constante. Agora, com o passar dessa faixa etária, os valores terão que ser modificados.

Após os 19 anos, os valores serão reajustados a cada 4 anos, e assim até o indivíduo completar 59. Dessa idade em diante, o valor do plano será ainda maior, pois se trata de idosos.

Tipo de plano de saúde

Como é de conhecimento comum, existem inúmeros planos que poderão ser contratados. Esses vão desde atendimento odontológico até ambulatoriais ou hospitalares.

Cada um possui as suas especificações e, portanto, será preciso que você saiba escolher qual irá melhor atender às suas necessidades. Veja:

1. Odontológico, as coberturas na qual podem ser adquiridas são as assistências que estão inseridas no rol da ANS.

2. Ambulatório, as coberturas oferecidas englobam somente exames, terapias e consultas médicas, sejam elas realizadas em uma clínica ou hospital.

3. Plano de saúde hospitalar, está incluso somente internações no hospital. No entanto, ele não irá abranger situações específicas, como por exemplo, o parto.

Dessa forma, existem planos para as mais diversas situações, sendo que no final, os valores de planos de saúde irão variar conforme a sua escolha.

Agora você já sabe o que interfere nos valores de planos de saúde. Aproveite e faça a sua cotação de plano de saúde aqui!

Jeniffer Elaina da Silva

Redatora especialista em saúde e planos de saúde. Jeniffer já escreveu mais de mil artigos sobre saúde para o Planodesaude.net e publicou o ebook Cuide de Sua Saúde. Atualmente, cursa Gestão de Seguros e é formada em Marketing com pós em Administração na FGV. Possui também um curso técnico em Direito do Seguro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.