ENCONTRE SEU
PLANO DE SAÚDE
EM 30 SEGUNDOS!

ENCONTRE SEU PLANO DE SAÚDE EM 30 SEGUNDOS!

Qual o seu DDD?

Qual o órgão que fiscaliza os planos de saúde?

Para garantir que todos os seus direitos sejam cumpridos, o consumidor pode contar com o auxílio da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar). A agência é o órgão que fiscaliza os planos de saúde no País, e que também determina suas coberturas obrigatórias.

São diversas as situações em que o usuário pode solicitar auxílio ao órgão que fiscaliza os planos de saúde. Como no caso da má qualidade do atendimento oferecido pela empresa. Ou em situações de negativa de cobertura de procedimentos, ou mesmo na urgência.

Também podem ser realizadas reclamações em relação a cobranças indevidas, ou a reajustes elevados nas mensalidades. Tal qual em casos de problemas contratuais ou outras.

De qualquer modo, é sempre importante tentar resolver as questões diretamente com a operadora do plano de saúde. O contato pode ser feito pelo SAC da empresa. Após o atendimento, o consumidor deve anotar o número do protocolo de atendimento, para que tenha maior garantia.

Após a tentativa de resolução, o plano tem até cinco dias úteis para responder à demanda. Caso não o faça, ou se não houver resolução, o consumidor deve procurar a ANS.

Qual o órgão que fiscaliza os planos de saúde?

Como falar com o órgão que fiscaliza os planos de saúde?

Para falar com a ANS, o usuário do plano de saído pode ligar para o número 0800 7019656. Pelo Disque ANS, o consumidor precisa apresentar o protocolo do atendimento feito com a operadora, e apresentar sua demanda.

A Agência, então, notificará a empresa, que terá prazo de 10 dias úteis para solucionar o problema. Se nem assim houver resolução, o consumidor deverá procurar o auxílio de um advogado, utilizando os meios judiciais para eliminar o problema.

Rol da ANS

O Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde da ANS é uma lista de procedimento que tem cobertura obrigatória por qualquer plano de saúde. Por meio dele, o consumidor tem conhecimento de todos os seus direitos. O rol indica, por exemplo, os exames, consultas e tratamentos que devem ser oferecidos pelos planos, nas suas mais diferentes segmentações.

São cinco as segmentações básicas de cobertura dos planos. Há ambulatorial, que cobre exames, consultas e tratamentos. A hospitalar dá suporte aos mesmos procedimentos, mas também oferece a possibilidade de internação do consumidor.

Já o plano hospitalar com obstetrícia é o mais indicado para mulheres grávidas. Afinal, apenas por meio dele a mulher poderá realizar seu parto coberto plano. A alternativa também oferece assistência ao bebê em seus primeiros dias de vida.

Por fim, há a segmentação odontológica, e a chamada de Referência, que oferece cobertura hospitalar, obstetrícia, ambulatorial e acomodação em enfermaria.

Agora que você conhece o órgão que fiscaliza os planos de saúde, pode garantir melhor os seus direitos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.