Descubra o preço
do seu
Plano de Saúde

Descubra o preço do seu Plano de Saúde

Os brasileiros não estão satisfeitos com a saúde no país

Não é de hoje que as pessoas reclamam da situação da saúde no país, que os hospitais não têm estrutura e que falta médicos. Isso se reflete nas longas filas nas portas dos postos de saúde e centros de atendimento e também na demora para conseguir agendar uma consulta ou exame.

Para saber como anda a satisfação dos brasileiros o CFM (Conselho Federal de Medicina) encomendou uma pesquisa com a Datafolha para saber o que as pessoas pensam sobre o assunto. O resultado não foi surpreendente, ele refletiu exatamente o que já era esperado.

Os brasileiros não estão satisfeitos com a saúde no país

Imagem: Getty

A pesquisa entrevistou 2.069 homens e mulheres acima de 16 anos, entre os dias 10 e 12 de agosto em diversas regiões do país e avaliou as redes públicas e privadas. Porém quando consideramos somente o Sistema Único de Saúde 54% dos entrevistados avaliaram como ruim ou péssimo.

As escalas utilizadas na pesquisa variam de 0 a 10 sendo zero a pior nota e 10 a maior. Quando questionados sobre a saúde no geral 24% das pessoas avaliaram com nota zero e 20% nota cinco. Dos entrevistados 83% não possuem plano de saúde, porém quando verificado quantos por cento utilizaram o sistema público de saúde houve uma redução em relação ao ano anterior tendo uma queda de 89% para 83%.

O que mais contribuiu com a baixa avaliação dos serviços de saúde foi o tempo de atendimento, sendo que 36% indicaram ele como o fator principal seguido da falta de médicos com 19%. Já o oposto também ocorre e os serviços mais fáceis de conseguir atendimento são em relação aos postos de saúde e de distribuição de remédios.

Um fato que ficou evidente na pesquisa foi que quem vive no interior está mais satisfeito com o atendimento em comparação com quem vive nas capitas. Outro fato foi que as pessoas com plano de saúde, moradores do Sudeste, com maior nível de escolaridade e mulheres foram os mais críticos na pesquisa.

O que diz o governo

O Ministério da Saúde informou que investe na saúde e que em 2014 foram investidos R$ 20 bilhões e que conta com projetos que ajudam a população como o programa Farmácia Popular que oferece medicamentos com até 90% de desconto.

Além disso, ressaltou que o modelo do SUS permite realizar 1,4 bilhão de consultas médicas e ainda possui um índice de vacinação de 90%.

Saiba o preço do seu Plano de Saúde

Qual seu tipo de plano?

Simular

Jeniffer Elaina da Silva

Jeniffer Elaina trabalha como Editora freelancer, tendo mais de cinco anos de experiência em escrita e revisão de artigos para web. É formada em Marketing com pós-graduação em Administração de Empresas na FGV. Sua maior paixão é poder compartilhar conhecimentos e aprender um pouco mais a cada dia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.