Descubra o preço
do seu
Plano de Saúde

Descubra o preço do seu Plano de Saúde

Plano de saúde cobre cirurgia de diástase abdominal?

O plano de saúde cobre cirurgia de diástase abdominal em apenas algumas situações quando envolve a saúde. Entenda um pouco melhor sobre o problema e quando a operadora arca com o procedimento.

O cuidado com a aparência é uma preocupação geral e quando fica uma barriguinha saliente om excesso de pele ela pode incomodar.

O problema pode ser resultado do afastamento dos músculos e nesse momento surge a dúvida se o plano de saúde cobre cirurgia de diástase abdominal.

Isso acontece porque é sabido que os planos de saúde não cobrem qualquer procedimento que o paciente deseja, ele segue uma regra determinada pela ANS.

As cirurgias plásticas estéticas não fazem parte dessa lista e nesse momento aumenta mais a dúvida.

Se a pessoa passou por uma bariátrica e ficou com excesso de pele, a operadora arca com a cirurgia por se tratar de uma questão de saúde. E no caso da diástase abdominal?

Plano de saúde cobre cirurgia de diástase abdominal?

Imagem: Getty

O que é a diástase abdominal?

Antes de saber se o plano de saúde cobre cirurgia de diástase abdominal, primeiro é preciso entender o problema.

O problema ocorre pelo afastamento dos músculos Retos Abdominais. Ele normalmente acontece na gravidez quando a barriga da mulher cresce e como o músculo está enfraquecido e se estica não consegue voltar ao normal.

Em alguns casos esse afastamento pode chegar até 10 centímetros e deixa a barriga flácida e protuberante.

A recomendação é que a correção seja feita com exercícios após a parto e uma dieta equilibrada. A fisioterapia também pode ser indicada para ajudar.

Saiba o preço do seu Plano de Saúde

Qual seu tipo de plano?

Simular

Quando nenhuma dessas tentativas der resultado, existe a opção da cirurgia. No procedimento os músculos do abdome serão costurados.

O problema da diástase abdominal vai além do estético. Em alguns casos ela pode trazer dores nas costas, pois a musculatura está enfraquecida e não ajuda a dar suporte a coluna.

Pode ocorrer também a hérnia de umbigo, nesse aso a cirurgia é mandatória.

Plano de saúde cobre cirurgia de diástase abdominal?

Você deve estar pensando que o plano de saúde cobre cirurgia de diástase abdominal porque essa é uma questão que envolve saúde.

Antes de tudo é preciso primeiro verificar qual o seu plano de saúde, qual segmentação assistencial ele possui. Se tiver ambulatorial + hospitalar, as chances de conseguir realizar o procedimento são maiores.

Nesse caso conseguiria fazer os exames e a cirurgia custeada pela sua operadora de saúde.

Porém, a questão não é tão simples assim. Primeiro deve haver indicação médica para que o procedimento seja liberado pelo plano de saúde. A indicação deve ser por questões de saúde e não fins estéticos.

Mesmo que o médico dê o encaminhamento, não significa que conseguirá ter a sua barriga sarada.

O que ocorre é que muitas vezes a cirurgia de diástase abdominal é feita com uma lipoaspiração ou cirurgia plástica para remover o excesso de gordura e de pele. É nesse ponto que os problemas começam.

Se realmente houver necessidade do paciente realizar a cirurgia de diástase abdominal por questões de saúde, apenas ela será liberada pelo plano. Isso quer dizer que os músculos serão costurados e pronto.

Só que a grande maioria das mulheres querem também tirar o excesso de pele e isso a operadora não autoriza por se tratar de cirurgia estética.

Se quiser fazer o procedimento por completo, a pessoa teria que arcar com todos os custos da cirurgia plástica e esses não costumam ser baixos.

Portanto, o que se pode dizer é que o plano de saúde cobre cirurgia de diástase abdominal por questões de saúde e quando existe indicação médica. O procedimento fica restrito a junção da musculatura e não envolve a remoção do excesso de pele.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.