ENCONTRE SEU
PLANO DE SAÚDE
EM 30 SEGUNDOS!

ENCONTRE SEU PLANO DE SAÚDE EM 30 SEGUNDOS!

A importância do plano de saúde para quem tem Alzheimer

Acompanhe o texto e descubra quais atendimentos o plano de saúde para quem tem Alzheimer oferece.

Contar com assistência médica é interessante para qualquer indivíduo. O plano de saúde para quem tem  Alzheimer, porém, é mais que fundamental para a garantia do bem-estar do paciente.

Segundo dados da Associação Brasileira de Alzheimer, por ano o Brasil registra 100 mil novos casos da doença. O Alzheimer ocorre quando as conexões cerebrais e suas células se degeneram e morrem. Em consequência, uma série de funções mentais importantes são afetadas, como a memória e a capacidade motora.

As causas da doença ainda não foram completamente descobertas. Especialistas acreditam que a condição está relacionada à associação entre fatores genéticos, estilo de vida e fatores ambientais. Não existe cura para o Alzheimer, mas o acompanhamento médico interdisciplinar pode garantir um cotidiano saudável e cômodo ao paciente.

É neste atendimento multidisciplinar que entra a importância do plano de saúde para quem tem Alzheimer. Por meio da assistência médica especializada e constante, o paciente pode obter uma qualidade de vida muito maior. O auxílio ainda pode diminuir o ritmo de evolução da doença e garantir a preservação das funções cognitivas do indivíduo.

A importância do plano de saúde para quem tem Alzheimer

Qual a importância do plano de saúde para quem tem Alzheimer?

O Alzheimer é a principais causa de demência dos indivíduos. No entanto, quando o paciente conta com atendimento médico constante e atencioso, pode ter seus sintomas reduzidos.

Na abordagem multidisciplinar oferecida pelo plano de saúde para quem tem Alzheimer há, por exemplo, o atendimento nutricional. Por meio dessa especialidade, o usuário pode obter um plano de alimentação mais adequado à sua realidade. Com ele, adere a uma dieta rica em importantes nutrientes para a saúde e, especialmente, para o cérebro, como o ômega 3 e as vitaminas C e E.

Um paciente com a condição também precisa realizar fisioterapia. Por meio de exercícios especialmente pensados para o indivíduo, suas qualidades motoras podem ser mantidas. Isso significa, por exemplo, garantir a capacidade do paciente em se equilibrar e andar.

Os exercícios conseguem também aumentar a flexibilidade corporal, tal qual fortalecer os músculos e articulações. Logo, também são prevenidos acidentes, como quedas e fraturas. Além disso, a fisioterapia favorece os movimentos peristálticos do intestino, o que facilita o seu funcionamento.

O tratamento contra a doença ainda inclui o uso de remédios. São eles: os antipsicóticos, ansiolíticos, antidepressivos e medicamentos próprios para Alzheimer. Alguns indivíduos também recebem indicações de tratamentos alternativos, como a terapia ocupacional e a psicoterapia. Esses cuidados podem estimular a memória e a fala do paciente.

O atendimento domiciliar para o paciente com Alzheimer

Para todas essas terapias, geralmente o médico indica o home care ao paciente. Ou seja, a internação e atendimentos realizados em casa, por meio da visita dos especialistas da Saúde. Apesar de não estar previsto no Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar), esse atendimento domiciliar deve ser coberto pelo plano se for indicado pelo médico.

O Rol da ANS é a lista que determina todos os procedimentos de cobertura obrigatória pelos planos no Brasil. No caso do indivíduo com Alzheimer, os benefícios do uso do home care são enormes. Por isso, caso a operadora se negue a fornecer o serviço, o consumidor pode acionar a Justiça. Em processos recentes, as decisões judiciais foram tomadas em benefício do consumidor, uma vez que o tratamento é tão importante para a saúde do paciente.

Viu só como o plano de saúde para quem tem Alzheimer é importante? Realize a cotação das assistências e escolha a mais adequada para você e a sua família!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.