Na hora de contratar um plano de saúde, é importante conhecer as diferentes coberturas existentes. Como o plano de saúde ambulatorial, que cobre boa parte dos procedimentos médicos, mas não a internação.
A segmentação dos planos de saúde é determinada no Brasil pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Com a regra e o Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde, a instituição estabelece todos os procedimentos que devem ser obrigatoriamente cobertos por cada plano de saúde contrato.
Imagem: Getty
Qual a cobertura do plano de saúde ambulatorial?
Um plano de saúde ambulatorial cobre obrigatoriamente consultas médicas em diferentes especialidades, exames clínicos e laboratoriais. Permite também a realização de exames de raio X, tomografias, ressonâncias magnéticas.
Em relação aos tratamentos, são cobertas cirurgias oftalmológicas ambulatoriais, quimioterapia ambulatorial, radioterapia, fisioterapia e outros. O atendimento ambulatorial também está disponível, desde que seja solicitado em até 12 horas após o início da emergência.
Outros tipos de cobertura
Citamos anteriormente que um plano de saúde ambulatorial não cobre internações. Mas isso não é completamente verdade. O plano ambulatorial cobre internações, desde que ela seja por tempo máximo de 12 horas e devido a um caso de urgência ou urgência.
Caso seja necessário tempo maior que este, é preciso contratar o plano de cobertura hospitalar. Nesta modalidade, a operadora é obrigada a cobrir todos os procedimentos do ambulatorial, além da possibilidade de permanecer no hospital. Assim, esta é a opção mais adequada caso existam doenças preestabelecidas, ou hereditárias, presentes no usuário.
No momento da contratação, o consumidor pode escolher entre a possibilidade de internação no quarto ou em enfermaria. A diferença básica entre as opções está na comodidade do usuário. Na enfermaria, o paciente divide o cômodo com outros internados. Já na opção pelo quarto, a acomodação é exclusiva. Naturalmente, a segunda alternativa tem preços mais altos.
Além destes, é possível obter cobertura hospitalar com obstetrícia. Nesse caso, a mulher recebe todo o acompanhamento do seu pré-natal, e pode realizar o parto pelo plano. O bebê também recebe assistência em seus primeiros 30 dias de vida.
Já a cobertura odontológica diz respeito exclusivamente ao cuidado bucal. Há também o plano de Referência, que engloba assistência médico-ambulatorial, hospitalar com obstetrícia e acomodação em enfermaria.
Ademais, é possível fazer inúmeras combinações entre as opções. Como contratar plano hospitalar com obstetrícia e atendimentos odontológico. As coberturas devem ser negociadas pelo consumidor diretamente com a operadora do plano de saúde. Assim, será mais fácil obter a cobertura mais adequada à sua necessidade.
E então, o plano de saúde ambulatorial é o melhor ao seu caso?
Bom dia! Gostaria de saber o valor do plano para consulta e exames.
Att
Bom dia, Maria!
Obrigada por comentar no PlanodeSaúde!
Para fazer uma cotação de plano, visite nossa página e preencha o formulário clicando no link https://www.planodesaude.net/simular/ para que um corretor parceiro entre em contato com você.
Atenciosamente!
Olá,
Para mim o plano ambulatorial é o mais conveniente neste momento, moro na Mooca, São Paulo/ZL, e prefiro o plano ambulatorial que talvez vai dar para pagar.
Aguardo contato.
Boa noite Vania,
Obrigada por comentar no PlanodeSaúde.net,
Para fazer uma cotação de plano, visite nossa página e preencha o formulário clicando no link https://www.planodesaude.net/simular/ para que um corretor parceiro entre em contato com você e tire suas dúvidas.
Atenciosamente.