ENCONTRE SEU
PLANO DE SAÚDE
EM 30 SEGUNDOS!

ENCONTRE SEU PLANO DE SAÚDE EM 30 SEGUNDOS!

Qual o seu DDD?

Plano de saúde cobre cirurgia de miopia para correção de grau?

Nem todo mundo se sente confortável em usar óculos. Ou pela estética, ou pelo incômodo comum em ter um abjeto constantemente em seu rosto. Sem contar que o vidro pode se sujar, e embaçar a visão. Se você se encontra neste grupo, temos uma boa notícia: o plano de saúde cobre cirurgia de miopia!

Uma cirurgia de miopia funciona para a correção da visão. Ou seja, se o indivíduo precisa do óculos para enxergar bem, após a cirurgia não irá mais precisar. O procedimento é de cobertura obrigatória pelos planos de saúde, pois está listado no Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar).

Plano de saúde cobre cirurgia de miopia para correção de grau?

Quando o plano de saúde cobre cirurgia de miopia?

As cirurgias refrativas cobertas podem ser realizadas por duas técnicas: a PRK ou LASIK. Mas não apenas em casos de miopia, problema caracterizado pela dificuldade para enxergar de longe. Os procedimentos também são cobertos para casos de astigmatismo, dificuldade em chegar de perto e longe causada por uma deformidade na córnea. Assim como para a hipermetropia, dificuldade em enxergar objetos próximos.

Nem todos os pacientes, no entanto, pode realizar procedimentos deste. O paciente precisa, primeiro, ser maior de 18 anos, considerada a idade Legal no Brasil. A segunda condição é que seu grau refrativo esteja estável há pelo menos um ano.

Caso sofra de doenças que prejudiquem a cicatrização da córnea, o indivíduo fica impedido de fazer a operação. Assim como gestantes, que devem esperar o nascimento do bebê para realizar o procedimento.

Parâmetros para a cirurgia

Além disso, é preciso que o paciente tenha graus específicos de dificuldades na visão. A correção da miopia, por exemplo, só pode ser feita em casos moderados ou graves, com medidas de -5,0 a –10,0 DE graus. Caso tenha astigmatismo associado, o indivíduo deve possuir medida máxima de -4,0 DC, com refração medida através de cilindro negativo.

Já a hipermetropia só pode ser corrigida com grau de até 6,0 DE. Aqui, também pode-se ou não ter astigmatismo associado, com grau até 4,0 DC, com refração medida através de cilindro negativo.

Se apenas um dos olhos se encaixar nesses requisitos, os dois devem ser operados. No entanto, essa cobertura só ocorre se o segundo olho estiver com valores abaixo dos determinados como padrão. Caso o grau apresentado seja mais alto, a cobertura do plano de saúde só é obrigatória para o olho que se encaixa no parâmetro.

Agora que você sabe que seu  plano de saúde cobre cirurgia de miopia, procure o seu oftalmologista! Em conjunto, vocês poderão definir se o procedimento é interessante ao seu caso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.