Você sabe o que são e se o seu plano de saúde cobre congelamento de óvulos? São muitas dúvidas que vão ser respondidas no artigo a seguir.

Imagem: Getty Images
O que é o congelamento de óvulos?
O congelamento de óvulos não é nenhum bicho de sete cabeças, é exatamente o que o seu nome diz.
Antes de fazer esse tipo de procedimento a mulher deve fazer diversos exames para saber se seu corpo aceitará o uso de hormônios. Eles serão necessários para que os ovários se impulsionem a produzir os óvulos que serão congelados
Durante esse procedimento, os óvulos da mulher serão coletados e congelados em nitrogênio líquido, onde serão armazenados a 180°C.
Eles podem ser congelados por cerca de 15 anos e sua taxa de sobrevivência quando descongelados é de 85 a 95%.
Todo o procedimento é muito simples, porém não muito rápido podendo levar de 4 a 6 semanas, já que a paciente precisa tomar hormônios.
Para quem é indicado o congelamento de óvulos?
Ele pode ser feito em qualquer idade, mas quanto mais jovem melhor será a qualidade dos óvulos e sua chance de sobrevivência.
É um procedimento mais indicado para mulheres que não querem ter filhos no momento ou até mesmo não podem por diversos motivos.
Motivos esses que podem ser a remoção dos ovários por conta de doenças benignas, quem está passando por tratamento de doenças autoimunes ou tratamento de quimioterapia.
Mas o seguro cobre esse procedimento?
Todos os planos de saúde possuem uma cobertura básica que consta no Rol de procedimentos da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar).
Saiba o preço do seu Plano de Saúde
Qual seu tipo de plano?
Não só nesse Rol, como também consta na Lei 9.656/98 que regulamenta todos os planos de saúde, ela obriga a cobertura do tratamento do plano de saúde de toda e qualquer doença listada no CID (Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde).
E como dito alguns tratamentos de doenças podem levar a infertilidade precoce, o que muitas vezes pode não ser uma situação agradável para mulheres que desejam ter filhos.
Sendo assim, os planos de saúde e convênios são obrigados a cobrir este tipo de procedimento em mulheres que estão passando por tratamentos de saúde que possam apresentar certo risco para a fertilidade feminina.
Tratamentos que podem causar infertilidade
Mas para fazer a solicitação desse tipo de procedimento, é necessário saber quais são as doenças que possuem tratamentos nocivos à fertilidade.
Endometriose
Essa doença é inflamatória e causada por células do tecido que reveste o útero, o endométrio.
Durante a menstruação o endométrio fica um pouco mais espesso e quando não existe a gravidez, ele se desprende saindo no sangue. Porém, quando ocorre a endometriose é porque o sangue está indo para o lado errado.
Seus sintomas são cólicas extremas, dificuldade para engravidar, fadiga, dor pré menstrual, dor durante relações, sangramento e alterações intestinais.
Câncer
Qualquer tipo de câncer que seja tratado com quimioterapia pode levar à infertilidade.
Pois determinado tratamento pode agredir os ovários levando a uma perda da função, podendo ela ser temporária ou não.
Como solicitar a aprovação do congelamento de óvulos?
Como dito, os planos de saúde são obrigados por lei e segundo a ANS, a fazer este procedimento caso esteja passando por um tratamento que cause infertilidade.
Caso ele negue você tem o direito de exigir uma negativa formalizada e justificada por escrito para buscar orientação de um advogado
O médico deve fazer a indicação desse tratamento em razão do risco de se ocorrer a infertilidade.
Para solicitar a aprovação do procedimento de congelamento de óvulos, você vai precisar de um relatório médico que esteja prescrevendo esse tratamento para você.
O congelamento de óvulos é uma forma de permitir que pessoas que lidaram com algum tratamento para doenças autoimunes, câncer e endometriose como dito anteriormente.
Além disso, ajuda a permitir que mulheres possam ter filhos na idade que desejam, seja mais nova ou mais velha.
Em qualquer fase da vida delas e no momento em que se sentirem mais preparadas para isso.
Esse tipo de tratamento de fertilização é aceito pelos planos de saúde e a paciente está no seu direito de fazer a solicitação antes que o tratamento que possa levar à infertilidade comece.
Então, agora você já sabe quando o plano de saúde cobre congelamento de óvulos. Na dúvida, fale com o seu corretor!
Deixe um comentário