Cote seu plano de saúde agora!

Em menos de 5 minutos encontraremos o plano ideal para você.

Iniciar cotação
< Voltar para home

Plano de saúde cobre cuidador de idoso?

Publicado em
de leitura

O serviço de cuidador de idoso é um dever ou um privilégio oferecido pelos planos de saúde? Continue a leitura para tirar suas dúvidas. Saiba se o plano de saúde cobre cuidador de idoso!

Muitas pessoas ao chegarem à terceira idade, se deparam com a necessidade de ajuda para realizar tarefas que antes eram capazes de fazer sozinhos.

A solução nesses casos, muitas vezes, reside em solicitar a ajuda de um cuidador.

Nesse momento, todo cuidado é pouco. Muitas famílias tiveram dificuldade em encontrar um profissional em quem pudessem confiar o seu lar, e principalmente, a vida de seus entes queridos.

Uma das melhores opções é utilizar o serviço de um profissional credenciado. Mas o que esse profissional faz? E, será que o plano de saúde cobre cuidador de idoso?

Plano de saúde cobre cuidador de idoso?
Imagem: Pixabay

O que é um cuidador de idoso?

A profissão que vem ganhando espaço desde 2007, acompanha o crescimento da população de idosos do país e representa uma das formas de cuidar da saúde dos de mais idade.

Segundo estimativas do IBGE, é esperado que o número de idosos no Brasil chegue a mais de 58 milhões, fato que justifica o número crescente de profissionais se especializando em cuidados para a terceira idade.

A profissão, que foi regulamentada pelo plenário (PLC 11/2016), conta com profissionais que zelam pelos idosos, portadores de doenças raras, pessoas com deficiência e crianças.

A atividade poderá ser exercida em caráter temporário ou permanente, com o intento de cuidar do bem-estar dessas pessoas.

Para exercer a profissão, o futuro cuidador deverá ser maior de 18 anos, ter o ensino fundamental completo, cursos de qualificação na área, atestado de bons antecedentes criminais, aptidão mental e física.

O serviço de cuidador de idosos é coberto pelo plano de saúde?

A resposta mais simples para essa pergunta é depende. Atualmente, essa opção não está disponível a todos os planos, mas muitos oferecem opções como: Home Care e a assistência domiciliar, entre outros serviços.

O Home Care é o nome dado a internação em casa, algo que é vantajoso tanto ao hospital, que terá menos despesas, quanto ao paciente, pois reduz o risco de contágio e torna possível usufruir de cuidados dentro do próprio lar.

O problema é que muitos pacientes precisam apenas de cuidados paliativos. Nesses casos a diferença reside no fato de que tais pessoas necessitam de cuidados básicos, que de forma alguma podem ser comparados aos oferecidos pelo Home Care.

Os pacientes em Home Care, precisam de cuidados mais complexos que em muitos casos, só podem ser administrados por técnicos em enfermagem, médicos, fisioterapeutas e profissionais da área da saúde.

Já no caso dos cuidadores, as tarefas relacionadas a sua função envolvem medicar na hora certa, cuidados com a higiene e a alimentação, conforto e segurança, como mostra a Classificação Brasileira de Ocupações (CBO) – no código 5162.

Alguns planos de saúde já contam com opções que visam suprir essa necessidade. Por exemplo, certo plano de saúde dá direito ao atendimento semanal por um cuidador, durante um número de horas combinadas previamente.

O que um cuidador pode (e o que não pode) fazer

Um grande problema entre os profissionais e seus empregadores está em definir os limites que permeiam a sua relação.

O papel de um cuidador consiste em fazer o que o idoso faria por si, se sua condição permitisse.

É essencial lembrar, que a principal atribuição do cuidador é zelar pela saúde e bem estar do idoso, então se a pessoa assistida corre o risco de cair a qualquer momento, não seria prudente deixá-la sozinha, mesmo que seja para preparar uma refeição.

Algo que está fora do papel do cuidador é lidar com atividades relacionadas à enfermagem, como injetar medicamentos, curativos complexos ou procedimentos invasivos.

Atividades como o serviço doméstico, só fazem parte das atribuições do cuidador, quando impactam diretamente na saúde e bem estar do paciente.

Diferentemente dos profissionais responsáveis pelo Home Care, o cuidador desempenha atividades que poderiam ser feitas pelo próprio paciente, caso o mesmo não tivesse nenhum impedimento.

Em conclusão, existem sim, planos de saúde que oferecem esse serviço, mas cabe a cada um escolher com cuidado um convênio que atenda melhor às necessidades de sua família.

Então, agora você já sabe se plano de saúde cobre cuidador de idoso. Se ficou com dúvidas, fale com o seu corretor!

5/5 - (1 vote)

Icone de compartilhamento Compartilhe com seus amigos
Plano de saúde cobre ecografia 3D?
14/07/18 Perguntas e respostas

A ecografia é um exame cada vez mais utilizado durante a gravidez, e também para o diagnóstico de alguns problemas....

Ler artigo
Plano de Saúde
Qual a carência da Unimed para gestantes
22/08/18 Perguntas e respostas

Está no planejando uma gravidez, sabe da necessidade de contar com bom auxílio médico e o valor que precisa...

Ler artigo
Plano de Saúde
Plano de saúde cobre lipoescultura?
28/08/18 Perguntas e respostas

Pensando em melhor o visual? Quer saber se o plano de saúde cobre lipoescultura? Veja as informações que foram...

Ler artigo
Plano de Saúde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.