ENCONTRE SEU
PLANO DE SAÚDE
EM 30 SEGUNDOS!

ENCONTRE SEU PLANO DE SAÚDE EM 30 SEGUNDOS!

Qual o seu DDD?

Plano de saúde cobre exame admissional?

Apesar do exame para entrar ou sair de qualquer empresa ser obrigatório e relativamente simples, será que o plano de saúde cobre exame admissional e demissional? Descubra e saiba por quê.

A dúvida é muito comum. Se você possui um plano, espera que ele cubra todas as suas necessidades relacionadas à saúde. Ao mesmo tempo, se a empresa está contratando você, ela é que deve arcar com todas as suas despesas relacionadas ao trabalho, assim como vale-transporte ou vale-refeição.

Até mesmo para quem utiliza o Sistema Único de Saúde (SUS) paira a dúvida: se a saúde ocupacional está entre os direitos garantidos, porque não posso realizar este tipo de exame pelo SUS ou por planos de saúde privados?

Plano de saúde cobre exame admissional?

Plano de saúde cobre exame admissional? Não é obrigação!

Entre as obrigações dos planos particulares, consta cobertura relacionada à saúde ocupacional, mas apenas no que diz respeito ao diagnóstico, tratamento, recuperação e reabilitação, conforme a legislação da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

Porém, como explica o Dr. Marcos Henrique Mendanha, há uma hierarquia entre as leis que regem o país. Neste caso, a lei é da CLT é mais específica, ou seja, a responsabilidade é da empresa, então dizer que o plano de saúde cobre exame admissional está errado.

Quando é necessário fazer este tipo de exame?

De acordo com o Ministério do Trabalho e a Segurança e Saúde no Trabalho (SST), todos os funcionários que forem contratados em regime de CLT devem realizar o exame admissional ao começar em uma nova empresa, quando houver mudança de função, mesmo que continue na mesma empresa e quando sair por afastamento. Também há o demissional, que deverá ser feito ao deixar um emprego.

Em todos os casos, não há com o que se preocupar. Será sempre a empresa para a qual você trabalha ou irá trabalhar que deverá solicitar os exames e arcas com as despesas dos mesmos. O único caso em que deixa de ser obrigatório é quando há demissão por justa causa.

Quando houver acidente de trabalho, torna-se uma escolha do funcionário usar o seu plano de saúde, seja privado ou empresarial. Neste caso, poderá ser feita escolha de médicos e locais de atendimento de preferência para realizar o tratamento que for necessário.

Por isso, é sempre importante contar com um plano completo e adequado às suas necessidades e estar prevenido diante de situações como essa. Se o plano de saúde cobre exame admissional ou não, estará disponível para qualquer outro imprevisto, seja ele de trabalho ou não. Faça já a sua cotação e esteja sempre preparado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.