ENCONTRE SEU
PLANO DE SAÚDE
EM 30 SEGUNDOS!

ENCONTRE SEU PLANO DE SAÚDE EM 30 SEGUNDOS!

Plano de saúde cobre febre amarela?

Uma doença já erradicada torna a fazer vítimas e a preocupação aumenta: como se prevenir desta enfermidade? O plano de saúde cobre febre amarela?

A febre amarela é uma doença que há bastante tempo não se ouvia falar, mas recentemente tomou proporções enormes, tendo campanhas de vacinação do governo para combatê-la.

Uma doença que pode levar à morte e, por conta de seus sintomas e transmissão chega a ser confundida com outras enfermidades. Para se prevenir, a melhor forma é a vacinação, de onde surge a dúvida: o plano de saúde cobre febre amarela?

Plano de saúde cobre febre amarela?

O que é a febre amarela?

É uma enfermidade aguda causada pelo vírus da febre amarela.  A doença, que “passa” por duas fases, pode levar à morte e, por conta do aumento de suspeitas e confirmações de casos, vem preocupando toda a população do território brasileiro.

Como a doença é transmitida?

A doença é transmitida através da picada dos mosquitos que contraem o vírus ao picar um animal (principalmente o macaco) contaminado e, posteriormente, picam o ser humano. Os mosquitos transmissores são o Haemagogus (transmissor da febre amarela silvestre) e o Aedes aegypti (transmissor da febre amarela urbana).

Quais os sintomas da doença?

A primeira da fase da enfermidade traz sintomas como febre, cansaço, perda de apetite, dor de cabeça, dores no corpo, náuseas e vômitos. Esses sintomas duram de 3 a 5 dias.

Caso não seja descoberta e tratada, a doença evolui para uma forma mais grave, deixando a pessoa contaminada com pele e olhos em tons amarelados, hemorragias e insuficiência renal, podendo levar ao óbito.

Como se prevenir da febre amarela?

A forma mais eficaz de se prevenir da febre amarela é se vacinando. Para garantir a proteção vitalícia é necessário tomar duas doses da vacina: a primeira e, após 10 anos, a segunda dose.

O Ministério da Saúde faz campanhas, porém estas são destinadas às pessoas que moram em área de risco ou que irão viajar para estas áreas, tendo que tomar a vacina até 10 dias antes da viagem.

Caso não faça parte deste grupo seleto mas mesmo assim deseja se prevenir da doença, é possível se prevenir buscando a vacina na rede particular de saúde.

Quanto custa o tratamento da febre amarela?

O Ministério da Saúde oferece a vacina de forma gratuita, mas caso não faça parte do grupo que a campanha do governo oferece, é possível encontrar a vacina contra a febre amarela pelos planos de saúde.

Em São Paulo, a primeira dose da vacina é encontrada com uma variação de preço entre R$137 a R$220.

Plano de saúde cobre febre amarela?

Segundo a ANS (Agência Nacional de Saúde), os planos de saúde não têm obrigação de oferecer a vacina contra a febre amarela, sendo opção dos convênios oferecer ou não este serviço. Para saber se a vacina é oferecida por seu plano, é possível verificar no contrato ou ligando para a operadora.

Caso haja suspeita ou confirmação da contaminação da doença, o plano de saúde cobre o tratamento: consultas, atendimentos de emergência, internações e exames necessários ao tratamento solicitados pelo médico.

É importante se prevenir desta enfermidade de todas as formas possíveis. Evite a proliferação dos mosquitos transmissores, e caso prefira uma proteção 100%, se informe a respeito da vacinação, e não esqueça de que, caso seu plano não cubra a vacina, ele pode lhe ajudar com o ressarcimento da vacina ou, em último caso, com o tratamento da doença.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.