Plano de saúde cobre geneticista?
Algumas doenças ou pré-disposições são hereditárias e estão presente nos genes dos indivíduos. Saber se o plano de saúde cobre geneticista pode ser um determinante na hora do diagnóstico. Por isso, conheça mais sobre esse direito de quem tem plano de saúde.
Um geneticista é um médico que estuda e atua na área da genética. Apesar de não possuir um nome muito comentado pela população em geral, esse profissional pode detectar doenças muito importantes.
O diagnóstico rápido e precoce pode ser crucial na hora do tratamento dessas enfermidades, por isso, ter essa assistência do plano de saúde pode fazer toda a diferença no resultado final do processo.
Plano de saúde cobre geneticista?
Uma diretriz publicada pela ANS em dezembro de 2013, determinou que a partir do dia 02/01/2014 os planos de saúde devem oferecer 29 exames genéticos que servem para detectar diversas doenças hereditárias. Assim, os planos devem prestar assistência aos seus clientes que necessitarem desse atendimento.
Esses procedimentos já eram obrigatórios antes da diretriz de 2013, porém, ela serviu para criar critérios de utilização desses exames e padronizar quem deve receber esse tipo de atendimento, além de aumentar a cobertura dos planos de saúde.
Essa padronização também serve para haja uma diminuição no numero de reclamações feitas pelos clientes, já que há uma maior clareza sobre como proceder em cada caso.
Saber os direitos do cliente pode fazer toda a diferença
Certas informações podem facilitar a vida dos clientes dos planos de saúde, como por exemplo, saber se o plano de saúde cobre geneticista. Em determinados casos, o cliente não sabe ao certo o que pode ou não exigir do seu plano, e pode acabar tendo prejuízo.
Algumas empresas também podem se aproveitar dessa falta de conhecimento dos clientes, e acabam negando procedimentos que são direito do paciente. Assim, ele fica sem assistência e precisa correr atrás de coisas que deveria ter automaticamente.
Lista de doenças que são abrangidas pela diretriz
Dentre as doenças inclusas estão o câncer de mama e ovário hereditários, ou seja, exames que analisem os genes BRCA1/BRCA2, além de hemofilia A e B, carcinoma medular de tiroide familiar, osteogênese imperfeita e fibrose cística e doenças relacionadas ao gene CFTR.
Além disso, algumas síndromes estão inclusas, como síndrome de Noonan, de Williams-Beuren, síndrome de Angelman e de Prader-Willi, além de síndrome de Charge, de Cowden e de Marfan.
Agora você sabe quais exames estão inclusos nos planos de saúde na área genética, e que essa determinação vem da Agencia Nacional de Saúde. Caso ainda haja alguma dúvida sobre o plano de saúde cobrir geneticista, e quais dessas doenças estão inclusas nessa obrigatoriedade, deixe nos comentários.
Conteúdo revisado por Walter Tadeu de Oliveira Filho, Corretor de Seguros – Registro SUSEP: 201103878
Artigos relacionados
Você já enfrentou uma situação em que o plano de saúde negou uma internação alegando carência? Essa dúvida é...
Ler artigoEntenda se o plano de saúde cobre parto cesárea e fique atenta aos seus direitos na contratação do convênio...
Ler artigoATENÇÃO: Atualmente NÃO é comercializado nenhum plano com carência ZERO para parto no Brasil. Se você está...
Ler artigo
Boa tarde
Eu e minha esposa tivemos há um tempo um filho que possuía a síndrome Mucolipidose tipo 2, hoje já falecido. Queremos ter novos filhos, porém o risco de que tenhamos outro filho com esta síndrome é de 25%. Para tanto estamos fazendo um trabalho com geneticistas e o que deverá ser feito fertilização in-vitro e a fabricação de uma sonda para seleção genética. Porém um custo muito elevado.
Sabe me dizer se os planos de saúde auxiliam neste tipo de problema?
Atenciosamente.
Boa tarde Lucas,
Obrigada por comentar no PlanodeSaúde.net,
Por favor, entre em contato com sua operadora para que possam tirar sua dúvida.
Veja um de nossos post que fala sobre fertilização in vitro.
https://www.planodesaude.net/plano-de-saude-unimed-cobre-fertilizacao-in-vitro.
Att.
Boa noite,
Tenho dúvida na consulta, o plano tem que ressarcir uma consulta de 600 reais com o único geneticista que há na região onde moro?
Att.