Plano de saúde cobre labioplastia?
Há alguns procedimentos que os planos de saúde cobrem obrigatoriamente, e outros que não. Essa dúvida, sobre quais são os procedimentos que estão dentro do plano de saúde, é recorrente. Muitas pessoas não sabem se o plano de saúde cobre labioplastia, por exemplo.
A labioplastia é uma cirurgia íntima feminina, que serve para corrigir pequenas imperfeições estéticas da genitália da mulher.
É bastante procurada no Brasil por esse público, e vem ganhando cada vez mais adeptas.
Segundo dados da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS), apenas em 2016 o Brasil realizou 23.155 procedimentos deste tipo nas mulheres.
Porém, antes de fazer a labioplastia, é necessário que a paciente tenha em mente certas questões, que muitas vezes acabam confundindo-se entre o publico geral.
A principal delas é que ela não altera a atividade sexual. Nem para a pior, nem com a melhora deste desempenho.
Plano de saúde cobre labioplastia?
A labioplastia é uma cirurgia estética. Ou seja, tem como único objetivo alterar o visual da região íntima feminina, no caso, a hipertrofia dos pequenos lábios.
Os planos de saúde não são obrigados a cobrir procedimentos estéticos, no caso, vulvoplastia. Então, na maioria dos casos, os planos de saúde não cobrirão a cirurgia íntima, labioplastia.
Essa é uma determinação da Agência Nacional de Saúde (ANS), que lista os procedimentos obrigatórios em seu Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde.
As cirurgias estéticas somente são obrigatórias quando estão ligadas a um problema de saúde, como a colocação de próteses de silicone após a masectomia, ou a retirada do excedente de pele em pacientes que são obesos mórbidos e realizaram a cirurgia de redução de estômago.
Não significa, porém, que nenhum plano cubra a operação. Na verdade, a cobertura ou não desse procedimento varia de acordo com a empresa, assim como para a cirurgia dos grandes lábios.
Como as operadoras não são proibidas de oferecerem esse tipo de serviço, elas podem incluir o item em suas coberturas, ficando a seu critério.
Quando deseja realizar a operação, é indicado que a mulher procure um plano que possua esse “extra” em sua assistência.
Sempre há a possibilidade de negociação com a operadora, para a inclusiva dessa cobertura, mas este processo costuma ser mais trabalhoso do que adquirir plano específico.
Cirurgias estéticas da região íntima também estão disponíveis para os homens, e seguem a mesma lógica.
Elas precisam aparecer como cobertura extra no plano, já que não têm objetivo de cuidado com a saúde.
No caso deste público, são comuns operações como para a correção da curvatura do pênis e a recuperação do tamanho do órgão genital. As vantagens de cada cirurgia devem ser avaliadas por paciente.
Como saber se o convênio médico vai liberar a labioplastia?
Para saber se o convênio médico vai liberar a labioplastia você pode entrar em contato com a operadora contratada. O atendente irá verificar no seu contrato o que está coberto e informar exatamente sobre as regras para o procedimento.
Mas, é importante saber que a cirurgia íntima feminina deve ser uma indicação médica, como a redução de lábios e outras. Vale ressaltar que as operadoras não são obrigadas a realizar procedimentos com finalidades estéticas.
Portanto, a cirurgia íntima é aprovada se for corretiva, ainda assim é importante verificar na sua operadora.
Vale a pena fazer a labioplastia?
Saber se vale a pena ou não fazer a labioplastia é uma questão que depende apenas da paciente que sofre com hipertrofia dos pequenos lábios.
Isso varia de acordo com o seu bem-estar e o quanto a correção a ser feita a incomoda. Para algumas mulheres, por exemplo, a intervenção na região íntima pode tornar o uso de roupas justas ou de banho mais confortável.
Inclusive porque, elas consideram o “volume exagerado” na região visualmente incômodo.
A cirurgia vaginal não afetará a saúde da paciente, servindo apenas para corrigir algo que incomoda a mulher em seu próprio corpo.
Neste aspecto, é possível comparar a operação com procedimentos como a aplicação de botox ou uma cirurgia plástica no rosto.
É importante lembrar que, assim como em qualquer outra cirurgia, existem riscos na operação, mesmo que pequenos.
Esses riscos também devem ser analisados para a melhor decisão pela mulher. Ainda é fundamental contar com a orientação de um bom especialista, que poderá avaliar os possíveis resultados e as vantagens da operação.
Quando a labioplastia é indicada?
Também chamada de ninfoplastia, a cirurgia de labioplastia é indicada quando há uma grande diferenciação entre os pequenos e grandes lábios vaginais.
Ela é mais comum para pacientes em que os pequenos lábios vaginais são maiores do que os grandes lábios.
Essa diferença de tamanho pode provocar incômodos estéticos à mulher, e até causar desconfortos no dia a dia, com o uso de roupas justas e, especialmente, durante a prática sexual.
Além de reduzir os pequenos lábios vaginais, esse tipo de cirurgia pode eliminar zonas de pigmentação escuras na região pélvica.
Muitas vezes, a técnica também é usada para remover o excesso de pele ao redor do clitóris feminino, o que pode favorecer o prazer sexual.
Para o procedimento, é aplicada apenas anestesia local. A internação da mulher é feita por algumas horas, e sua recuperação completa geralmente demora 30 dias.
A técnica não é indicada para mulheres grávidas, nem para menores de 18 anos. Pessoas com diabetes, hipertensão ou insuficiência cardíaca precisam avaliar a possibilidade da operação com o médico.
Sabendo se o plano de saúde cobre labioplastia, fica mais fácil avaliar se o investimento vale ou não a pena.
Entre em contato com o seu plano e verifique essa possibilidade da cirurgia para diminuir os pequenos lábios. Você também pode compartilhar esse post com suas amigas, para que elas considerem o assunto com um pouco mais de conhecimento.
*Publicado em novembro de 2018 e atualizado em 16/08/2021.
Conteúdo revisado por Walter Tadeu de Oliveira Filho, Corretor de Seguros – Registro SUSEP: 201103878
Artigos relacionados
É possível que todos os brasileiros saibam que podem utilizar da saúde pública. Mas, se que essas pessoas conhecem...
Ler artigoQuando chega o começo do ano, as pessoas se enchem de promessas e uma delas normalmente está ligada aos cuidados com...
Ler artigoSaiba mais sobre plano de saúde para idosos acima de 80 anos. Compare opções e escolha a melhor cobertura para você...
Ler artigo
Boa noite
Eu tenho Amil 220 e 400
Preciso realizar um Cirurgia íntima ..
Pq.mim incomoda muito..gostaria de saber se meu convênio cobre..
Olá, boa noite! Tive duas vezes problemas de romper um vasinho na região que chegou a inchar e uma outra vez rasgou que levei até ponto. Isso me incomoda muito na hora da relação e de colocar um roupa justa. Será que meu convênio Amil cobre? Obg
Olá, Michele!
Obrigada por comentar no PlanoDeSaude!
As coberturas do plano de saúde variam conforme o tipo de contrato que você assinou e o que é ofertado por cada operadora.
Por favor, entre em contato com sua operadora para que possam tirar sua dúvida.
PlanodeSaude.net é um portal de geração de leads que encaminha as solicitações de clientes em busca de um plano de saúde para as operadoras de planos de saúde em todo o Brasil.
Atenciosamente!