Cote seu plano de saúde agora!

Em menos de 5 minutos encontraremos o plano ideal para você.

Iniciar cotação
< Voltar para home

Plano de saúde com desconto na conta de luz

Publicado em
de leitura

Cuidado para não pensar que cartão de desconto é a mesma coisa que plano de saúde com desconto na conta de luz.

Você já deve ter ouvido alguém comentar sobre um plano de saúde com desconto na conta de luz, e provavelmente ficou com algumas, ou muitas, dúvidas sobre esse assunto.

Por isso, preparamos este artigo para esclarecer como funciona esse serviço.

Primeiramente, é preciso esclarecer que um plano de saúde só pode ser ofertado por uma operadora autorizada pela ANS – Agência Nacional de Saúde a prestar esse tipo de serviço.

No site da agência, é possível consultar quais são as operadoras e os planos comercializados por elas.

Outra informação importante sobre os planos de saúde é que, a cobrança desses serviços costuma ser feita via boleto ou em débito em conta bancária e não por meio da conta de luz.

Plano de saúde com desconto na conta de luz
Imagem: Getty Images

Então, não existe plano de saúde com desconto na conta de luz?

Na verdade, o que existe são serviços que permitem ao cidadão ter acesso aos cuidados com a saúde de maneira particular e com valores mais acessíveis.

É como se você se tornasse sócio de um clube da saúde, onde basta pagar uma pequena taxa mensal para poder se consultar e realizar exames particulares com preços mais em conta.

E, é o valor desta taxa mensal que tem é descontado na conta de luz.

Esse tipo de serviço funciona de uma forma um pouco diferente, pois, não é uma operadora que disponibiliza esse tipo de produto, mas sim uma empresa.

Normalmente, essa empresa conta com um cartão e com parcerias com estabelecimentos de saúde.

Como funciona?

Ao se associar, a pessoa pagará um valor mensal e receberá uma ‘carteirinha’ para ter acesso a uma série de benefícios, como descontos em estabelecimentos médicos e de saúde e em alguns casos, benefícios em outros estabelecimentos que não possuem relação com esse segmento como clubes e parques de diversão, escolas de línguas e mais.

É preciso ressaltar que, este valor mensal, descontado na conta de luz dará direito apenas a um desconto no atendimento, seja nos serviços relacionados a saúde ou não.

Ou seja, se você se associar a esse tipo de empresa e procurar se consultar com um dos médicos credenciados a ela, deverá pagar por esse atendimento, ou os procedimentos realizados.

Esse valor cobrado pela consulta, geralmente é pago no próprio consultório, mas algumas empresas permitem que esse valor seja descontado na conta de luz, isso dependerá apenas das regras da empresa contratada.

A grande vantagem para quem utiliza esse tipo de serviço é pagar um valor bem mais baixo do que se fosse fazer uma consulta particular.

O que posso utilizar com esses serviços?

Geralmente, as empresas que oferecem esse benefício de descontos para os serviços de saúde possuem parceria com clínicas, médicos e outros estabelecimentos como laboratórios, por exemplo.

Cada uma delas pode criar suas próprias regras do que será ou não disponibilizado, pois, diferentemente de um plano de saúde, não possuem um rol mínimo de procedimentos a ofertar.

Mas de uma forma geral elas oferecem:

  • Descontos em consultas médicas;
  • Desconto para a realização de exames laboratoriais e de imagem;
  • Desconto em medicamentos, entre outros.

Esse tipo de plano de saúde com desconto na conta de luz possui carência?

Como dissemos anteriormente, esse tipo de serviço não se trata de um plano de saúde e sim, de uma associação onde é possível realizar consultas e atendimentos médicos de maneira particular e com valores mais acessíveis.

Por isso, não existe nenhum tipo de carência para a realização dos tratamentos ou procedimentos médicos, assim como também não existe um limite de utilização dos serviços e muito menos limite de idade ou riscos de exclusão relacionada a doenças preexistentes.

Quais são as empresas que oferecem serviços de saúde com desconto na conta de luz?

Existem diferentes empresas no mercado que oferecem esse tipo de serviço.

Algumas delas atuam apenas em âmbito municipal, já outras são mais expressivas e atuam em determinadas regiões, ou em diferentes estados do país.

Dentre algumas delas podemos citar o Cartão de TODOS, Club Saúde, Médico Fácil, Projeto Cidadão e a Doctor Prime.

Além dessas empresas, existem outras que oferecem o mesmo tipo de serviço, mas suas cobranças não são feitas através da conta de luz, entre elas, podemos mencionar a Doutor 123, Doutor Já e muitas outras empresas.

Cheque a veracidade da empresa e sua reputação

Como essas empresas não são consideradas plano de saúde, e não são regulamentadas pela ANS, é preciso ter um cuidado maior para não cair em fraudes.

Isso porque, como não há uma forte fiscalização, fica mais fácil para essas empresas não cumprirem o prometido.

Dessa forma, é preciso investigar a veracidade da empresa, sua reputação e como é o atendimento ao cliente.

Para fazer isso o cliente pode checar em sites na internet como o Reclame Aqui, ou as avaliações do Google.

Além disso, pode-se ainda conversar com outros clientes que sejam seus conhecidos, para saber se elas gostam ou não do serviço.

Mas o mais importante é checar se a empresa realmente existe e se os benefícios apresentados por ela são reais, para não cair em golpes.

Como funciona o pagamento dos planos de saúde convencionais?

Há várias maneiras de realizar o pagamento da mensalidade do plano de saúde. No entanto, embutir o valor na conta de luz não é uma delas.

Nos casos dos planos de saúde o cliente pode colocar como o opção o débito em conta. Assim, no dia determinado o valor da mensalidade é cobrado diretamente na conta do cliente e ele não precisa se preocupar em lembrar de pagar a conta.

Parecido com esse método é o débito em cartão de crédito.

Essa opção é bastante parecida com a anterior, porém, ao invés de ser debitado da conta do cliente, o valor é incluído na fatura do cartão, como qualquer outro gasto realizado pelo cliente.

Contudo, o cliente ainda pode optar por pagar por boleto bancário todos os meses, se preferir.

O que acontece se ficar sem pagar a mensalidade do plano de saúde tradicional?

O plano de saúde é um serviço contínuo, e é muito comum que os clientes façam tratamentos que duram por meses. Mas o que acontece se o cliente fica sem pagar a mensalidade do plano?

Para que a empresa que oferece o plano de saúde possa suspender o plano, o cliente precisa ficar ao menos 60 dias sem pagar. Ainda assim, ele precisa ser notificado com 10 dias de antecedência sobre a suspensão, para que assim ele possa tomar alguma medida.

Essa determinação também protege o cliente, para que ele não seja pego de surpresa no momento de uma consulta, por causa de um atraso de poucos dias. Todavia, o cliente também precisa ter atenção.

Isso porque, os 60 dias não precisam ser consecutivos. Os 60 dias são contabilizados dentro de um período de 12 meses.

Isso quer dizer que se o cliente atrasar 20 dias, no outro mês mais 30 e depois de 2 meses mais 10 dias, essa soma contabilizará 60 dias, mesmo sendo intercalados e que tenha um período de meses entre eles.

Além disso, o cliente também precisa saber que se o atraso não atingir os 60 dias e a empresa suspender o plano antes, com 10 dias de atraso, por exemplo, o cliente tem o direito de pedir a reativação do serviço.

Plano de saúde com desconto na conta de luz
Imagem: Getty Images

Vale a pena contratar esse tipo de serviço de saúde?

Se você é uma pessoa que não possui doenças preexistentes ou não está em busca de tratamentos mais longos, ou seja, se você deseja apenas contar com uma maior facilidade para a realização de consultas e exames de rotina, então vale muito a pena.

Afinal, muitas pessoas dentro desse perfil acabam contratando planos de saúde, com mensalidades mais altas e não usando um terço do que é disponibilizado.

No entanto, se você possui filhos ou dependentes e procura por atendimentos mais completos, ou mesmo tratamentos mais longos, o mais indicado é que você procure por um plano de saúde oferecido por uma das operadoras regulamentadas pela ANS.

Como funciona o desconto na conta de luz?

Quando se adere a esses serviços, é possível fazer uso deles e ter o valor da mensalidade referente a adesão, descontado na conta de luz.

Adesão essa que pode oferecer descontos de até 70% na realização de consultas, exames e compra de medicamentos.

A contratação deste tipo de serviço pode ser feita de maneira individual, apenas para uma pessoa, ou familiar onde por um valor um pouco maior você consegue incluir um cônjuge e dependentes menores de idade.

Após fazer a adesão e autorizar, mensalmente receberá a cobrança do serviço na conta de luz.

Nos casos em que a utilização dos serviços também vem nessa fatura como na realização de consultas, além da mensalidade será cobrado também esse outro valor.

Vale ressaltar que essa cobrança só poderá ser feita se o cliente concordar com a inclusão dos valores na conta de luz.

Essa cobrança na conta de luz, no entanto, é controversa

Isso porque, não é possível pagar o valor do cartão de desconto separado da conta de energia.

Os dois possuem o mesmo código de barras e só podem ser pagos juntos.

Essa questão já fez com que o Ministério Público Federal aponta-se que essa cobrança prejudica os consumidores, que podem ficar sem a energia elétrica caso não consigam arcar com a mensalidade do cartão.

Por isso, antes de adicionar essa cobrança em sua conta de luz, certifique-se que você poderá arcar com esse custo, sem precisar comprometer o abastecimento de energia elétrica da sua residência.

Agora que você já conhece um pouco melhor sobre os clubes de descontos para procedimentos médicos, e suas diferenças com os planos de saúde, compartilhe esse post com o maior número de pessoas possíveis.

Assim, eles saberão a diferença desses serviços para um plano de saúde e qual a melhor opção de acordo com cada caso.

O plano de saúde com desconto na conta de luz é mais barato que o tradicional? 

O valor do plano de saúde é calculado com base em diferentes informações passadas pelo usuário à operadora. Estas empresas analisam o perfil do contratante, por exemplo, idade, beneficiários que estarão no plano, doenças preexistentes, entre outros. 

Assim, terá uma noção do risco assumido, bem como o tipo de serviço que poderá ser ofertado. Sobre o tipo de convênio médico contratado, também existem diferentes precificações. 

Elas incluem as coberturas e limites, se é um plano regional ou nacional, entre outras coisas. Portanto, para saber quanto custa o plano de saúde convencional e poder comparar com outros, como o Cartão de Todos e de outras empresas, é preciso cotar. 

Ao realizar a cotação personalizada você saberá quanto vai pagar no convênio médico individual ou no plano de saúde familiar.

*Publicado em 20/05/2020 e atualizado em 29/09/2021.

5/5 - (1 voto)

Conteúdo revisado por Walter Tadeu de Oliveira Filho, Corretor de Seguros – Registro SUSEP: 201103878

Icone de compartilhamento Compartilhe com seus amigos
Plano de saúde Unimed cobre cirurgia de...
26/11/21 Perguntas e respostas

O plano de saúde Unimed cobre cirurgia de ginecomastia sempre que os pacientes atendem a alguns pré-requisitos. Quer...

Ler artigo
Plano de Saúde
Plano de saúde cobre cirurgia miopia para...
17/05/22 Perguntas e respostas

Você tem um grau de miopia muito alto e gostaria de saber se o plano de saúde cobre cirurgia miopia para correção...

Ler artigo
Plano de Saúde
Plano de saúde cobre implante contraceptivo?
20/09/22 Perguntas e respostas

A lei determina uma série de coberturas obrigatórias aos usuários do sistema de saúde particular. Mas será que o...

Ler artigo
Plano de Saúde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

85 respostas para “Plano de saúde com desconto na conta de luz

  1. Boa tarde! Eu quero cancelar o meu cartão de todos. Nunca usei e não tenho mais interesse. Faz um ano que estou pagando junto com minha conta de luz. Como faço para cancelar o cartão?

    1. Olá!

      Obrigada por comentar no PlanodeSaúde!

      O Cartão de Todos é um cartão de descontos e não realizamos a venda do produto.

      Para contratar ou obter informações sobre ele, você deve entrar em contato direto com a empresa Cartão de Todos de sua região.

      Se desejar fazer uma cotação de plano, visite nossa página e preencha o formulário clicando no link https://goo.gl/KvZ8Rp para que um corretor parceiro entre em contato com você e tire suas dúvidas.

      Atenciosamente.

      1. Olá!
        Obrigada por comentar no PlanoDeSaude!
        Por favor, entre em contato com sua operadora para que possam tirar sua dúvida.
        PlanodeSaude.net é um portal de geração de leads que encaminha as solicitações de clientes em busca de um plano de saúde para as operadoras de planos de saúde em todo o Brasil.
        Atenciosamente,
        Equipe Plano de Sáude

        1. Olá Alessandra! Se você não está utilizando o plano de saúde, é possível cancelá-lo, mas é importante verificar as condições do seu contrato para o processo de cancelamento. Se precisar de assistência ou mais informações, estamos à disposição. Acesse: https://planosaude.link/. Atenciosamente, Equipe Plano de Saúde.

    2. Também quero cancelar meu plano da MADESA que é cobrado na minha conta de luz e lês querem cobrar taxa de cancelamento que é ilegal.. como faço para não pagar o cancelamento?

      1. Olá, Vilma!
        É importante ler no contrato do seguro os termos para cancelamento do seguro, pois as regras podem variar de seguradora para seguradora no que diz respeito a pagamentos e multas.
        Busque entender as regras com seu corretor e veja a apólice que assinou no momento da contratação.
        Atenciosamente,
        Equipe Plano de Saúde

      1. Olá! Para cancelar o cartão ou o serviço, é necessário verificar com a operadora ou instituição responsável. Sugerimos que entre em contato diretamente com eles para mais informações. Atenciosamente, Equipe Plano de Saúde.