Descubra o preço
do seu
Plano de Saúde

Descubra o preço do seu Plano de Saúde

Plano de saúde individual ou coletivo? Saiba como escolher!

Quem pretende aderir a uma assistência de saúde normalmente fica em dúvida se é mais vantajoso optar por um plano de saúde individual ou coletivo. Porém, se perguntar a uma pessoa que está em busca de empresa se prefere uma empresa que ofereça essa benefício com certeza a resposta será sim. Isso porque as empresas que disponibilizam essa vantagem para os seus funcionários são mais procuradas, afinal ajudam a cuidar da saúde por uma valor mais baixo, pelo menos é isso que acontece em um primeiro momento.

Mas estão como escolher qual a melhor opção? Não existe uma regra, é preciso entender como funciona cada um deles e o que podem trazer de prós e contras. É preciso avaliar as necessidades individuas sempre considerando o que cada um oferece, por isso veja mais sobre eles.

Plano de saúde individual ou coletivo? Saiba como escolher!

Imagem: Getty

Entendendo o plano de saúde individual

O plano de saúde individual é aquele que uma pessoa física pode contratar diretamente com a operador de saúde ou por intermediação de um agente autorizado. Ele pode ser adquirido apenas para um indivíduo ou para os membros familiares. Nesse caso toda a negociação é feita diretamente entre o fornecedor do serviço e o contratante, sendo regulamentada pela ANS.

Vantagens do plano individual

  • Possibilidade de escolher um plano que se adeque ao seu perfil
  • Qualquer pessoa pode fazer a contratação
  • Os reajustes são regulamentados pela ANS, tendo um teto máximo
  • A operadora não pode cancelar o plano, a não ser que haja atrasa nos pagamentos

Desvantagens do plano individual

  • Os valores costumam ser maiores quando comparados com os planos coletivos
  • Os reajustes muitas vezes ficam acima da inflação

Entendendo o plano de saúde coletivo

O plano de saúde coletivo é aquele que a empresa fornece a seus funcionários, sendo que em alguns casos ele pode ser estendido aos dependentes desses. Nesse caso a contratação é feita pela empresa junto a uma operadora ou intermediaria e oferecido aos funcionários.

Ele também pode ser fornecido por associações e sindicados, sendo disponibilizado para os seus associados.

Vantagens do plano coletivo

  • O valor normalmente é menor que o plano individual e ainda pode haver subsídio par parte da empresa, reduzindo ainda mais os custos
  • Possibilidade de incluir dependentes

Desvantagens do plano coletivo

  • A contratação pode ser feita somente com a intermediação da empresa
  • O reajuste é feito em acordo entre a empresa e a operadora, sem intermediação da ANS
  • A rescisão nesse caso pode ser unilateral, isso quer dizer que a operadora pode optar em parar de fornecer o serviço para a empresa
  • Nem sempre se tem à disposição muitas opções de planos e coberturas, ficando essas restritas ao que foi acordado entre as partes

Depois de conhecer um pouco das características de cada um fica mais fácil de tomar uma decisão. Porém, vale lembrar que nem todos os trabalhadores possuem acesso a um plano de saúde coletivo, nesse caso restando apenas a opção de um plano de saúde individual. Mas se puder escolher, qual o melhor e que conta com mais vantagens na sua opinião?

Jeniffer Elaina da Silva

Redatora especialista em saúde e planos de saúde. Jeniffer já escreveu mais de mil artigos sobre saúde para o Planodesaude.net e publicou o ebook Cuide de Sua Saúde. Atualmente, cursa Gestão de Seguros e é formada em Marketing com pós em Administração na FGV. Possui também um curso técnico em Direito do Seguro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.