O plano de saúde para demitidos pode te ajudar a cuidar da saúde no momento que mais precisa.
Foi mandado embora do trabalho e não sabe como vai fazer para cuidar da sua saúde? Não é preciso esquentar tanto a cabeça, afinal você não deve saber que é possível continuar a usar o plano de saúde que possuía na empresa por mais um período.
Isso é verdade é o melhor de tudo é que se haviam dependentes no planos, esses podem continuar. Assim se algum tratamento estiver sendo feito, não há a necessidade de ser interrompido, conforme informações da ANS.
Imagem: Getty
Como conseguir o plano de saúde para demitidos?
Ficou interessado no plano? Então saiba que para ter acesso a ele não é tão difícil e impossível como você pode pensar. A primeira coisa, é verificar qual foi o motivo de sua demissão, isso porque são terão direito a ele funcionários dispensados sem justa causa.
Depois, algumas regras devem ser analisadas. Só terá direito a continuar com o plano o empregado que de alguma forma contribuía com parte do valor ou então com o custo integral. Se a empresa arcava com todos os valores, o plano não será continuado para o demitido.
Se as regras forem cumpridas, é preciso comunicar a empresa, em até 30 dias a contar da data de comunicação do direito de manutenção do benefício que pretende continuar com ele. Assim, a empresa poderá dar continuidade ao plano.
Mas, esse benefício ficará disponível por um prazo determinado, ele corresponderá a 1/3 do período que contribuiu com o plano. Porém esse prazo é limitado a no máximo 24 meses e no mínimo 6 meses.
Como é pago o plano de saúde para demitidos?
Se sabendo de todas essas condições optar por continuar com o plano de saúde, precisará arcar com os custo integrais dele. Assim, se possuía o plano apenas para você ou então para outros dependentes, os valores correspondentes serão cobrados em forma de boleto.
É muito importante manter esses pagamentos em dia para que o benefício não seja interrompido, afinal se continua com as mesmas vantagens que possuía quando era funcionário da empresa. Já os custos agora deverão ser arcados por você.
Acabou o prazo do plano de saúde para demitidos, e agora?
Se já venceu o prazo que poderia continuar a usufruir do plano de saúde da empresa, a melhor coisa a fazer é contratar um novo plano. Se já estiver trabalhando, pode fazer isso pelo sua atual empresa, mas se esse não for o caso pode contratar um individual/familiar.
Para ter mais informações sobre eles, solicite uma cotação e continue a cuidar da sua saúde.
Deixe um comentário