Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 350 milhões de pessoas em todo o mundo sofre com depressão e, por conta disso, vem a dúvida sobre o plano de saúde para depressão. Além de remédios, os pacientes necessitam de acompanhamento médico bem de perto, principalmente, nos momentos de crise.

Imagem: Getty
Conheça os sintomas da depressão
A depressão é uma doença que acompanha a vida da população mundial há alguns anos, saiba quais são exatamente os sintomas que ela causa na vida das pessoas:
-
- Humor depressivo, ansiedade e angústia;
- Desânimo e cansaço fácil;
- Diminuição ou incapacidade de sentir alegria e prazer;
- Desinteresse e apatia;
- Sentimentos de medo, insegurança, desamparo e desespero;
- Pessimismo, ideias frequentes de culpa, baixa autoestima, doença ou morte.
Quais são as obrigações do plano de saúde para depressão?
Quando começamos a pensar nas obrigações dos planos de saúde em um determinado tratamento, já pensamos na dor de cabeça que será solicitar as autorizações, não é mesmo? Mas quando o assunto é depressão, existem alguns pontos principais que os planos de saúde precisam dar cobertura aos seus clientes que sofrem com essa doença. São eles:
- Consultas e sessões com neurologistas;
- Psiquiatras;
- Psicoterapeutas e psicólogos;
- Além de diversos exames complementares ao tratamento.
Ótima notícia, concorda? Afinal, esse tratamento realizado pelo plano de saúde para depressão faz toda a diferença na vida da pessoa que está sofrendo com os pesados sintomas causados pela doença.
Psicoterapia também está como tratamento obrigatório no plano de saúde para combater a doença
Como mais uma forma de acabar de vez com essa doença na vida de uma pessoa, a psicoterapia é mais uma opção do plano de saúde para depressão. Depois de muita reivindicação, foi conquistada essa opção, que infelizmente não foi completa, já que os serviços liberados como obrigatórios são limitados.
Segundo a ANS (Agência Nacional de Saúde) o tratamento incluiu a autorização de 12 sessões anuais de psicoterapia nos planos de saúde. Para ter uma ideia de como isso é pouco, uma pessoa em crise pode gastar as 12 sessões rapidamente em semanas.
A terapia psicoterápica da depressão tem muitos resultados positivos em dois momentos:
- Na prevenção de doenças, pois melhora a adesão do paciente a outros tratamentos;
- Diminui o uso de remédios e o tempo de internação necessário para a recuperação em cirurgias e procedimentos.
É importante ressaltar que na intervenção psicológica, as mudanças desejadas podem levar algum tempo, por isso, conquiste a sua vitória.
Deixe um comentário