Descubra o preço
do seu
Plano de Saúde

Descubra o preço do seu Plano de Saúde

Plano de saúde Unimed cobre vasectomia?

Se você acha que já teve a quantidade de filhos que sempre desejou e não pretende mais ter nenhum, deve estar querendo saber se o plano de saúde Unimed cobre vasectomia. Então, continue lendo este artigo e entenda melhor o assunto.

Uma das coisas mais importantes nos tempos atuais é o planejamento familiar. E, evitar um número grande de filhos, assim como conseguir engravidar, faz parte desse planejamento.

Muitas vezes, o único meio de se conseguir uma prevenção contraceptiva eficiente, é fazendo uma vasectomia ou uma laqueadura.

No entanto, quando se começa a cogitar um desses procedimentos, surgem muitas dúvidas a respeito.

Talvez a mais recorrente entre elas, seja “será que o plano de saúde Unimed cobre vasectomia?”.

Se você quer saber mais sobre essa cirurgia, e se o plano de saúde Unimed cobre vasectomia, acompanhe esse artigo e fique por dentro de tudo.

Plano de saúde Unimed cobre vasectomia?

Imagem: Getty

O que é a vasectomia?

A vasectomia é um procedimento cirúrgico que, a grosso modo, fecha os canais que ligam o saco escrotal até a saída do pênis, promovendo assim, a infertilidade masculina.

Esses canais, chamados de canais diferentes, estão localizados acima do saco escrotal, e quando sua passagem é interrompida, os espermatozoides produzidos nos testículos são impedidos de chegarem até o esperma.

Trata-se de um procedimento simples, realizado com anestesia local, e que dura no máximo uma hora. Sem a necessidade de internação, ou qualquer preparação antes da sua execução.

No entanto, antes de se submeter ao procedimento, o paciente precisa estar certo e completamente decidido, pois, trata-se de um procedimento definitivo, ou seja, ele nunca mais poderá ter filhos.

Saiba o preço do seu Plano de Saúde

Qual seu tipo de plano?

Simular

Em alguns casos, existe a possibilidade de reversão, mas para tal, é preciso realizar uma cirurgia, um tanto complexa.

O procedimento é indolor e de rápida recuperação. Ele não afeta a virilidade masculina, nem altera a libido, e muito menos impede o homem de continuar ejaculando.

Todas essas questões continuam normais, a única coisa que é alterada é o acesso dos espermatozoides ao esperma.

Com os avanços tecnológicos de equipamentos e técnicas de execução, o procedimento tem se tornado cada vez mais seguro e irreversível. Por isso, é preciso estar muito decidido, antes de realizá-lo.

Para quem a vasectomia é indicada?

O perfil mais indicado para a realização da vasectomia, de modo geral, são homens que já tenham uma família constituída com pelo menos dois filhos e não pretendam ter mais.

A vasectomia é indicada para homens férteis, acima de 30 anos, que já possuem família constituída, com dois ou mais filhos, e que buscam o procedimento a fim de ter um melhor planejamento familiar, sempre de acordo com suas companheiras.

O plano de saúde Unimed cobre vasectomia?

Há mais de 10 anos foi instaurada uma determinação da ANS – Agência Nacional de Saúde Suplementar, que obriga todos os planos a cobrirem tanto a vasectomia como a laqueadura e os implantes de dispositivo intrauterino (DIU), a fim de promover um melhor planejamento familiar, ou seja, sim, o plano de saúde Unimed cobre vasectomia.

O planejamento familiar é muito importante na garantia de uma melhor qualidade de vida para todos. Portanto, se você está pensando em realizar uma vasectomia, parabéns pela iniciativa.

No entanto, é preciso que você esteja ciente que a realização deste procedimento conta com uma série de etapas burocráticas.

Que vão desde entrevista com um psicólogo até a assinatura de um termo, por parte do casal, se responsabilizando pelo conhecimento de todas as implicações que a realização desse procedimento apresenta, como o fato de ser irreversível, por exemplo.

Como solicitar a realização da vasectomia através do plano de saúde?

O primeiro passo para realizar a solicitação do procedimento através do plano de saúde, é entrar em contato com a operadora do plano e informar o interesse sobre a realização da vasectomia.

Após esse contato, a operadora de saúde terá um prazo de 60 dias para a realização do procedimento.

É durante este período que todo o acompanhamento multidisciplinar com aconselhamentos médicos e avaliações psicológicas, será feito.

Vale mencionar que, caso o solicitante esteja sob o efeito de alguma droga, seja ela farmacológica ou entorpecente, a realização da vasectomia será vedada pelo plano de saúde.

Uma vez que este será considerado incapaz de decidir com clareza sobre a realização de um procedimento de esterilização.

Caso o homem em questão seja mentalmente incapaz de responder por si mesmo, é preciso que uma responsável legal solicite uma autorização judicial para a realização do procedimento de esterilização, esta regra vale tanto para a execução da vasectomia como da laqueadura.

Mitos sobre a vasectomia

Assim como muitos procedimentos relacionados a saúde, a vasectomia é repleta de mitos que são propagados por gerações.

Por isso, achamos conveniente separar os mais comentados. Assim você poderá se informar melhor sobre o assunto e não se preocupará mais com certas questões que rodam esse procedimento:

  • A cirurgia da vasectomia é muito simples e não existem riscos de ela interferir na sua virilidade ou libido;
  • Ela não é reversível espontaneamente, apenas através de cirurgia e, mesmo nesses casos as chances de reversão não são de 100%;
  • O pós-cirúrgico não é doloroso, ao contrário do que a maioria pensa, no geral, o período pós-operatório conta com um pequeno desconforto, mas este não chega a ser considerado como dor;
  • A vasectomia não é a mesma coisa que uma castração masculina, neste procedimento é realizado apenas dois pequenos cortes no saco escrotal, nada é mexido no pênis;
  • O órgão genital masculino não sofre alterações físicas como redução de tamanho ou capacidade de fluxo sanguíneo com a vasectomia;
  • O período de recuperação é bem rápido, durando em média apenas 15 dias, onde pode haver um pequeno desconforto e inchaço, que podem ser facilmente contornados com medicamentos.

Mas antes de realizar o procedimento, pense bem, tenha certeza de que esse será o caminho certo a seguir.

Fique atento, caso haja negação do seu plano de saúde, você poderá reivindicar seu direito ao acesso a um planejamento familiar na justiça.

Pois, todas as operadoras de saúde, incluindo o plano de saúde Unimed cobre vasectomia, lembre-se de que eles são obrigados por lei a lhe atender nessas questões.

*Este texto é de conteúdo editorial e não garante a comercialização deste produto nesse site.

23 Comentários

Daniel Moser

Olá! Sou médico urologista, cooperado da Unimed Campinas e o plano cobre o procedimento.

Att

Comentar
Andréia Silveira

Bom dia, Daniel!

Obrigada por comentar no PlanodeSaúde e contribuir com os nossos leitores!

Atenciosamente!

Comentar
Fernanda Alvarenga

Boa tarde!

Meu esposo está no processo para fazer a vasectomia e o urologista dele falou que na Unimed não cobre o instrumentista.
Isso é verdade?

Att

Comentar
Andréia Silveira

Boa tarde, Fernanda!

Obrigada por comentar no PlanodeSaúde!

Por favor, entre em contato com sua operadora para que possam tirar sua dúvida.

Se desejar fazer uma cotação de plano, visite nossa página e preencha o formulário clicando no link https://www.planodesaude.net/simular/ para que um corretor parceiro entre em contato com você.

PlanodeSaude.net é um portal de geração de leads que encaminha as solicitações de clientes em busca de um plano de saúde para as operadoras de planos de saúde em todo o Brasil.

Atenciosamente!

Comentar
Thiago

Olá,

Gostaria de saber se eu fizer o plano de saúde da Unimed se já posso fazer logo a vasectomia ou tem carência para realizar a cirurgia.

Obrigado.

Comentar
Fabiana Ferreira

Boa tarde Thiago,

Obrigada por comentar no PlanodeSaúde.net,
Para fazer uma cotação de plano, visite nossa página e preencha o formulário clicando no link https://www.planodesaude.net/simular/ para que um corretor parceiro entre em contato com você e tire suas dúvidas.

Atenciosamente.

Comentar
Allan

Olá,

Tenho 45 anos e não possuo filhos, mas desejo fazer a vasectomia, não sou e nunca desejei ser pai. Minha esposa já sofreu dois AVC e uma gravidez para ela seria de risco de morte. Nesse caso posso fazer a vasectomia pelo plano de saúde?

Att.

Comentar
Fabiana Ferreira

Boa tarde Allan,

Obrigada por comentar no PlanodeSaúde.net,
Por favor, entre em contato com sua operadora para que possam tirar sua dúvida.

Para fazer uma cotação de plano, visite nossa página e preencha o formulário clicando no link https://www.planodesaude.net/simular/ para que um corretor parceiro entre em contato com você.

Atenciosamente.

Comentar
Rosineia

Olá,

Meu esposo quer fazer reversão de vasectomia, mais não temos condições. O SUS cobre essa cirurgia?

Att.

Comentar
Yuri Penuela

Olá,

Gostaria de saber se o seguro Unimed cobre vasectomia?

Att.

Comentar
Fabiana Ferreira

Boa tarde Yuri,

Obrigada por comentar no PlanodeSaúde.net,
Por favor, entre em contato com sua operadora para que possam tirar sua dúvida.

Atenciosamente

Comentar
Welington Oliveira

Olá,

Tenho 26 anos, minha empresa nos ofertou o plano Unimed emergencial gostaria de saber se tenho direito de se beneficiar desse privilégio já que tenho uma filha de 3 anos e tenho 26 anos casado a 4 anos civilmente.

Att.

Comentar
Fabiana Ferreira

Boa tarde Wellington,

Obrigada por comentar no PlanodeSaúde.net,
Por favor, entre em contato com sua operadora para que possam tirar sua dúvida.

Atenciosamente.

Comentar
Vanessa Pereira

Boa tarde,

Gostaria de saber se a Unimed também cobre a Reversão de Vasectomia? Meu esposo fez a vasectomia à 8 anos e perdemos nosso filho aos 05 anos, por isso desejamos ter outro filho.

Att.

Comentar
Fabiana Ferreira

Boa tarde Vanessa,

Obrigada por comentar no PlanodeSaúde.net,
Por favor, entre em contato com sua operadora para que possam tirar sua dúvida.

Atenciosamente.

Comentar
Gustavo

Boa noite,

Gostaria de saber, se eu que tenho apenas 1 filho posso fazer? pois não pretendo ter outro filho.

Att.

Comentar
Fabiana Ferreira

Boa tarde Gustavo.

Obrigada por comentar no PlanodeSaúde.net,
Por favor, entre em contato com sua operadora para que possam tirar sua dúvida.

Att.

Comentar
Willian

Olá,

Diz que é indicada para homens acima de 30 anos, que já possuem família constituída, isso é obrigatório? Tenho 26 e já penso isso há muito tempo, prefiro adotar quando estiver pronto para começar uma família.

Att.

Comentar
Fabiana Ferreira

Bom dia Willian,

Obrigada por comentar no PlanodeSaúde.net,
Por favor, entre em contato com sua operadora para que possam tirar sua dúvida.
Para fazer uma cotação de plano, visite nossa página e preencha o formulário clicando no link https://www.planodesaude.net/simular/ para que um corretor parceiro entre em contato com você.
Atenciosamente.

Comentar
Andressa Daniele Skripe Silva

Boa noite,

Qual seria o procedimento necessário para iniciar o processo para liberação da vasectomia? Qual médico faria o encaminhamento?

Att.

Comentar
Fabiana Ferreira

Boa noite Andressa,

Obrigada por comentar no PlanodeSaúde.net,
Por favor, entre em contato com sua operadora para que possam tirar sua dúvida.
Para fazer uma cotação de plano, visite nossa página e preencha o formulário clicando no link https://www.planodesaude.net/simular/ para que um corretor parceiro entre em contato com você.

Atenciosamente

Comentar
Ana Santana

Olá,

E no caso de uma reversão? Será que a lei também me favorece, obrigando o plano de saúde a cobrir?

Att.

Comentar
Fabiana Ferreira

Boa tarde Ana,

Obrigada por comentar no PlanodeSaúde.net,
Por favor, entre em contato com sua operadora para que possam tirar sua dúvida.
Para fazer uma cotação de plano, visite nossa página e preencha o formulário clicando no link https://www.planodesaude.net/simular/ para que um corretor parceiro entre em contato com você.

Atenciosamente

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.