Plano de saúde Unimed cobre cirurgia refrativa?
Está cansado de usar óculos? Talvez, então, você fique feliz em saber que o plano de saúde Unimed cobre cirurgia refrativa. No entanto, existem alguns pré-requisitos importantes para que o procedimento seja utilizado. Acompanhe no texto!
*Este texto é de conteúdo editorial e não garante a comercialização deste produto nesse site.
O plano de saúde Unimed cobre cirurgia refrativa porque a operação aparece no Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar).
O Rol da ANS é a lista de procedimentos de cobertura obrigatória por todos os planos do Brasil.
Uma cirurgia refrativa é a que faz a correção de grau dos olhos do indivíduo. Ela pode ser utilizada para tratar, por exemplo, a miopia, que é a dificuldade de enxergar de longe.
O tratamento também funciona contra miopia e astigmatismo (dificuldade em enxergar de perto e longe, graças a uma deformidade da córnea). Assim como para a hipermetropia (dificuldade de enxergar de perto).
Quando o plano de saúde Unimed cobre cirurgia refrativa?
Como é considerado um procedimento simples, a cirurgia refrativa não requer internação do paciente. Por isso, ela está disponível em todas as segmentações de plano de saúde, definidas pela ANS.
Ou seja, na Ambulatorial, Hospitalar e Referencial. Exclui-se apenas o plano exclusivamente Odontológico.
Além disso, a rede toda oferece essa possibilidade, como a Unimed Cuiabá, Unimed Limeira e a Unimed Costa do Sol.
Você pode conferir a cobertura pela tabela de plano de saúde empresarial em São Paulo, plano individual, familiar ou outros!
Como conseguir autorização da Unimed para realizar o procedimento?
Primeiro, é importante passar por um oftalmologista Unimed. Assim, o profissional poderá avaliar o seu quadro.
Após, verifique com a Unimed autorização de exames e procedimentos cirúrgicos inclusos no seu convênio médico.
Assim que você conseguir a liberação exames Unimed, marque com o especialista para que ele realize-os, de forma a detectar quantos graus têm seus olhos.
Com tudo em mãos, basta recorrer ao convênio Unimed liberação do procedimento cirúrgico. Para isso, dirija-se a central de liberação de guia Unimed.
Cada cidade possui um endereço específico. Portanto, verifique no site da Unimed Cuiabá, Unimed Paraná ou outra, o endereço correto.
Como é a cirurgia refrativa?
As técnicas utilizadas para tratamento são a PRK e a LASIK. Na primeira, a camada exterior da córnea é removida.
Assim, o médico a esculpe novamente, com laser. Já na LASIK, o cirurgião faz uma incisão na córnea para criar um retalho de tecido, e só então ele é remodelado. Essa opção também pode ser realizada com laser.
Contudo, nem todos os pacientes podem realizar a cirurgia refrativa. Para contar com a opção, primeiro o indivíduo deve ser maior de 18 anos. Seu grau refrativo também deve estar estável há, pelo menos, um ano.
Um candidato a este tipo de operação ainda não pode ser gestante, nem possuir doenças que dificultem a cicatrização da córnea. Além disso, é preciso que o indivíduo tenha:
- Miopia moderada e grave, de -5,0 a –10,0 DE graus, com ou sem astigmatismo, associado com grau de até -4,0 DC, com refração medida através de cilindro negativo; ou Hipermetropia até grau 6,0 DE, com ou sem astigmatismo associado com grau até 4,0 DC, com refração medida através de cilindro negativo.
Os dois olhos só são operados se ambos estiverem dentro dos parâmetros, ou se um estiver, e o outro tiver grau inferior.
Se um dos olhos possuir grau superior ao parâmetro, ele não tem cobertura obrigatória. Neste caso, vale a pena conversar com o médico e verificar as vantagens da operação.
Vale verificar o guia médico Unimed Belém, convênio Unimed Paraná ou de outra da sua localidade para obter maiores informações.
A cirurgia refrativa é arriscada?
É importante saber que todos os tipos de cirurgias são arriscadas. Mas, a cirurgia refrativa apresenta riscos raros.
Além disso, se ocorrer algum problema, será mais provável no pós-operatório. Porém isso é evitável, desde que o paciente siga as orientações médicas.
Entre os problemas que podem ocorrer, listamos:
- Olho avermelhado e seco.
- Desconforto ocular.
- Visão borrada.
- Dificuldade de cicatrização da córnea.
Vale saber também que caso ocorra algum desses problemas, ele poderá ser facilmente corrigido. Em casos muito raros podem ocorrer complicações mais sérias, como a infecção da córnea, por exemplo.
Agora você já sabe que o plano de saúde Unimed cobre cirurgia refrativa. Visite seu médico e verifique a possibilidade de utilizar este tratamento!
E se você ainda não conta com o convênio médico, aproveite para ver a tabela de plano de saúde empresarial no Rio de Janeiro!
Preciso fazer a cirurgia refrativa, quanto custa o plano de saúde da Unimed?
Para contratar o plano de saúde da Unimed é preciso realizar uma cotação. Nesta será avaliada algumas informações, como faixa etária do usuário, coberturas, entre outras.
Com base nas informações da cotação do plano de saúde é que você terá o valor exato que pagará no plano Unimed. Mas, ao cotar, é importante verificar tudo o que o convênio médico oferece.
Isso porque existem diferentes tipos de planos, inclusive ofertado em diferentes regionais, como na Unimed Florianópolis, Unimed Cascavel, entre outras.
Tire as suas dúvidas com o corretor também sobre os procedimentos, coberturas, limites e outros, como, por exemplo, sobre astigmatismo, glaucoma, miopia, cirurgia refrativa e outras.
É importante considerar todas as coberturas que você vai ter direito, incluindo cirurgia de miopia e a lista de oftalmologista Unimed.
E se a Unimed negar a cobertura?
Primeiramente, indicamos a você ler o contrato e entender tudo o que está coberto pelo seu convênio médico. Se verificar que a operadora de plano de saúde está agindo fora do que está em contrato, procure o setor responsável.
Mas, se não resolver, você pode recorrer junto à ANS e, inclusive, falar com um advogado. Porém, é importante se atentar ao que foi informado acima, considerando o tipo de contratação que fez.
Se precisar, vá até a regional responsável pelo seu convênio, seja a Unimed Rio, Unimed Curitiba, Unimed POA, Unimed Uberaba, Unimed Cascavel, Unimed Limeira, Unimed Anápolis, Unimed Pelotas, entre outras.
Então, agora você já pode esclarecer as suas dúvidas. Mas, se ainda tiver mais alguma questão pendente, fale com um corretor de planos de saúde!
*Publicado em 08/01/2019 e atualizado em 21/09/2022.
Conteúdo revisado por Walter Tadeu de Oliveira Filho, Corretor de Seguros – Registro SUSEP: 201103878
Artigos relacionados
O DIU é um dos métodos contraceptivos mais utilizados no Brasil, mas apesar disso é comum terem dúvidas...
Ler artigoUma das inúmeras vantagens que as pessoas cadastradas como MEI possui são os convênios médicos. Veja aqui como...
Ler artigoQuer saber qual a diferença entre plano de saúde enfermaria e apartamento? Confira aqui! A principal diferença entre...
Ler artigo
Convênio Unimed aceita?cirurgia olho
Olá Maria Gorette! A cobertura para cirurgias oculares depende do seu contrato com a Unimed. Recomendamos que verifique diretamente com a operadora para confirmar a cobertura da cirurgia desejada. Atenciosamente, Equipe Plano de Saúde.
Muita sacanagens tenho essa Unimed praticamente a vida toda contribui e pago todos meses certinho, não sou de usar muito o plano agora quando preciso deles eles não cobrem minha cirurgia por conta de pouca coisa tenho 4,50 de miopia nós dois olhos e 0,50 de astigmatismo, mesmo assim não aceitaram!
Olá, Célio!
Obrigada por comentar no PlanodeSaúde!