Descubra o preço
do seu
Plano de Saúde

Descubra o preço do seu Plano de Saúde

Planos de saúde adotam novo modelo de gestão

Planos de saúde adotam novo modelo de gestão para reduzir custos e mudar a sua rede de atendimento. Entenda de que forma essas mudanças podem impactar os usuários.

As operadoras vêm perdendo usuários nos últimos anos e, para se manter no mercado, os planos de saúde adotam novo modelo de gestão.

A perda de clientes é decorrente de diferentes motivos, entre eles o desemprego e a economia do país.

Isso afeta diretamente as finanças das empresas de saúde que buscam alternativas que caibam dentro dessa nova realidade.

Para que se possa ter uma ideia, em março de 2019, os dados da ANS apontam que havia cerca de 47 milhões de usuários de planos de saúde, número que permaneceu estável nos últimos 12 meses, mas apresentou perdas significativas nos últimos anos.

Dentre as mudanças, o que se percebe é que existe um investimento maior na medicina preventiva e a forma de pagamento de fornecedores passou por transformações.

Planos de saúde adotam novo modelo de gestão

Imagens: Pixabay

Planos de saúde adotam novo modelo de gestão: o que muda

Os consumidores já têm percebido algumas mudanças feitas, entre ela a diminuição da rede credenciada e um aumento da rede própria.

Os planos de saúde adotam novo modelo de gestão investimento em mais hospitais, clínicas e laboratórios que pertençam à rede e dessa forma verticalizam o serviço ofertado.

Os centros de atendimento multidisciplinar que foca em atenção primária também é um dos recursos no qual as operadoras vêm investindo.

Dessa forma se trabalha de maneira preventiva, evita-se que doenças tenham complicações e acabem exigindo procedimentos que são muito mais caros.

Saiba o preço do seu Plano de Saúde

Qual seu tipo de plano?

Simular

Essa é uma tendência que já acontece em diferentes lugares do mundo e, com uma rede mais articulada, melhoram os cuidados com a saúde suplementar.

Outra mudança está em relação a forma de remuneração à rede credenciada. Antes isso era feito por pacote de serviço, porém as operadoras buscam alternativas para diminuir os seus custos.

A nova ideia visa pagar o prestador de serviço com base no orçamento anual, considerando o gasto do ano anterior.

Dessa forma o operadora repassaria mensalmente um valor correspondente aos gastos, sendo que ajustes poderiam ser feitos trimestralmente, considerando diferentes fatores econômicos.

Entretanto, esse novo modelo nem sempre agrada a rede credenciada, o que muitas vezes tem feito com que as parcerias deixem de existir.

Por outro lado, alguns dos credenciados têm adotado essa forma de remuneração, que deve se tornar uma regra em breve.

Por conta dessas mudanças, o que se tem visto é que os hospitais que antes faziam parte apenas de uma rede credenciada, agora começam a oferecer planos de saúde próprios.

Já as operadoras têm aumentado a sua rede de atendimento, não sendo preciso fazer parcerias para prestar o serviço.

Isso pode diminuir os valores investidos na saúde e, consequentemente, o valor pago pelos beneficiários.

Quando se pensa em redução de custos, os ganhos seriam para os beneficiários que não teriam que sofrer com reajustes altos dos planos de saúde.

Contudo, a qualidade do serviço precisa ser monitorada para que não se perca nesse lado.

O que ainda precisa mudar

É fato que os planos de saúde adotam novo modelo de gestão para diminuir custos, porém, é preciso também investir na qualidade dos serviços prestados.

Além de investimento na estrutura é preciso repensar a forma de remuneração dos médicos para que se possa melhorar a qualidade do atendimento.

Outra questão é trabalhar com indicadores que realmente possam mensurar se essas mudanças estão sendo eficazes, não apenas financeiramente, mas se oferecem as melhores práticas e cuidados com à saúde.

Os planos de saúde adotam novo modelo de gestão e, se o caminho a ser seguido tiver sucesso, logo os cuidados preventivos devem receber mais atenção. Já os consumidores poderão comemorar sem ter de pagar tanto pelos cuidados com a saúde.

Jeniffer Elaina da Silva

Jeniffer Elaina da Silva

Redatora especialista em saúde e planos de saúde. Jeniffer já escreveu mais de mil artigos sobre saúde para o Planodesaude.net e publicou o ebook Cuide de Sua Saúde. Jeniffer é formada em Marketing com pós em Administração na FGV e atualmente cursa Gestão de Seguros. É apaixonada pelo que faz.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.