ENCONTRE SEU
PLANO DE SAÚDE
EM 30 SEGUNDOS!

ENCONTRE SEU PLANO DE SAÚDE EM 30 SEGUNDOS!

Conheça 5 plantas para combater a insônia que você deve ter no seu quarto

Problemas para dormir podem causar danos terríveis à saúde. Você tem sofrido com a insônia? Acredite, existem plantas para combater a insônia, que atuam apenas estando no seu quarto. Entenda melhor o assunto.

A insônia é um problema que atinge um imenso número de pessoas em todo o mundo e traz consequências desagradáveis e até mesmo perigosas ao nosso dia a dia e saúde geral. Apenas no Brasil acredita-se que mais de 73 milhões de pessoas padecem com a insônia.

Na busca por soluções para esse problema, algumas dessas pessoas acabam optando por medicamentos pesados, que, no fundo não tratam o problema, apenas promovem um intervalo. O que essas pessoas talvez não saibam é que existem saídas naturais e muito mais eficientes para esse mal.

Por isso, trouxemos esse artigo repleto de informações pertinentes ao assunto e com dicas de plantas para combater a insônia. Além de chás, essências e mais. Acompanhe esse artigo e descubra maneiras naturais de pôr um fim nesse mal.Conheça 5 plantas para combater a insônia que você deve ter no seu quarto

Veja quais são as 5 plantas para combater a insônia

Apesar de ser um problema de saúde pública, e muito mais comum do que se imagina, a insônia tem tratamento paliativos um tanto simples de serem feitos. Como plantas para combater a insônia. E acredite, as possibilidades com elas vão muito além de apenas chás,

Alguns pesquisadores acreditam que apenas a energia emitida por algumas plantas, podem ajudar a melhores diferentes questões de saúde. No caso dos distúrbios do sono não é diferente, existem algumas plantas para combater a insônia, que precisam apenas estar presentes no quarto para que exerçam seu papel. Conheça algumas delas:

1 – Um vasinho de Capim-cidreira

Essa pode ser a solução mais simples do seu problema de sono, o capim-cidreira é uma das plantas para combater a insônia, mais fáceis de ser encontrada. Ele possui propriedades capazes de combater desordens físicas, a insônia, incidência de pesadelos, estados de ansiedade e obsessivos, assim como quadros de irritação mental e nervosismo. Promovendo um sono tranquilo e restaurador.

2 – Hortelã, cheiroso e saudável

A energia emitida pela hortelã, assim como seu aroma, possui propriedades responsáveis por limpar a mente e todo o campo vibracional e energético. Aliviando tensões e amenizando atividades mentais. Além de ser uma das plantas para combater a insônia, a hortelã também funciona como um refresco para pensamentos negativos e expansor de consciência.

3 – Erva-doce, além de funcional é bonitinha

Acredite, um pequeno vaso de erva-doce, próximo a sua cama pode lhe promover uma série de benefícios. Além de ser uma das plantas para combater a insônia, ela também é capaz de causar sentimentos como otimismo, coragem, motivação, dinamismo e mais. Sendo também excelente para combater sintomas de ansiedade e induzir ao sono.

4 – Ipê-roxo, os bonsais são lindos

Uma das mais bonitas plantas para combater a insônia, o ipê-roxo além de deixar o ambiente muito mais agradável e enfeitado, possui propriedades que auxiliam a desacelerar os pensamentos, acalmando e aliviando o estresse. Além disso, ele é muito útil no tratamento da hiperatividade e do nervosismo.

5 – Laranjeira, lindas e frutíferas

Você sabia que é possível plantar árvores frutíferas em vasos e cultivá-las dentro de casa? Mesmo em um tamanho menor essas árvores serão capazes de produzir flores e frutos. E se você já viu uma laranjeira, sabe como suas flores são lindas, e seu aroma é delicioso. O que você talvez não saiba é que ela é uma das alternativas de plantas para combater a insônia. Isso porque ela possui propriedades responsáveis por apagar lembranças negativas, eliminar sentimentos como abandono e solidão e promover equilíbrio emocional, estimulando o amor-próprio e um relaxamento profundo.

Saiba como é possível potencializar o efeito das plantas para combater a insônia

Se você achar que apenas os vasos no seu quarto, não estão surtindo o efeito esperado, existem algumas técnicas para potencializar as propriedades benéficas das plantas para combater a insônia.

Limpeza energética

Uma solução simples e que acredite, poderá ajudar muito no processo de indução do sono. A limpeza energética pode ser feita, por exemplo, com folhas de sálvia secas, basta colocá-las em um recipiente e por fogo, e com o auxílio de um leque espalhar a fumaça pelo ambiente. Espalhe essa fumaça por toda a casa.

Chás

Os chás também são excelentes para o combate a esse distúrbio do sono, especialmente se aliados as plantas para combater a insônia. Ou até mesmo feito de algumas delas. Veja algumas possibilidades de chás que ajudam a pegar no sono de maneira mais fácil:

  • Erva-cidreira,
  • Hortelã,
  • Camomila,
  • Erva-doce,
  • Tília,
  • Alecrim,
  • Erva de São João,
  • Kava-kava – um sedativo natural que deve ser preparado como infusão e de maneira suave;
  • Valeriana – também um sedativo natural, use com cuidado.

Óleos essenciais

Os óleos essenciais também são excelentes para ajudar a dormir melhor, eles funcionam com base na aromaterapia, e além de serem feitos também de algumas plantas para combater a insônia, podem ser aplicados em aromatizadores, na pele ou até mesmo algumas gotinhas no travesseiro ou em um objeto próximo a cabeceira da sua cama. Entre eles o mais indicado é o óleo de lavanda, também conhecido alfazema, mas, existem outras possibilidades como o óleo de maracujá e mais.

Entenda melhor o que é a insônia e quais são suas possíveis causas

A insônia é caracterizada como um distúrbio do sono, onde o paciente possui dificuldades para conseguir dormir, passando a maior parte da noite em claro. É um problema tão comum que chega a atingir uma em cada cinco pessoas, mas, a boa notícia é que, com um tratamento correto esse problema tem solução.

A insônia pode ser causada por vários fatores, no entanto, os mais comuns são:

  • Estresse,
  • Ambientes não apropriados para dormir,
  • Uso excessivo de aparelhos eletrônicos,
  • Estilo de vida,
  • Problemas mentais como a depressão,
  • Transtornos neurológicos ou hormonais,
  • Dores crônicas,
  • Problemas no sistema respiratório e no sistema gástrico,
  • E mais uma série de fatores.

Principais problemas promovidos pela insônia

O sono existe para que o nosso organismo tenha uma pausa e possa se recompor, trabalhar funções importantes e restaurar outras tantas necessárias. Dormir é de extrema importância, por isso, apelar soluções como plantas para combater a insônia, pode ser uma excelente opção.

Esse é um distúrbio sério que precisa ser tratado o mais rápido possível. Passar muitas noites sem dormir pode acarretar consequências terríveis, como o desenvolvimento de doenças, perda de capacidade cognitiva e problemas na execução das tarefas diárias. Veja melhor alguns desses problemas que a insônia pode trazer:

  • Doenças cardíacas,
  • Diabetes,
  • Acidentes de trânsito ou no trabalho, devido o reflexo ruim,
  • Problemas cognitivos,
  • Doenças como depressão,
  • Sentimentos ruins como tristeza e raiva,
  • Dores de cabeça constantes,
  • Problemas digestivos e intestinais,
  • E mais…

Ponha um fim nesse problema

A insônia é extremamente nociva a saúde, mas, possui inúmeras saídas e tratamentos para ser eliminada. Além das plantas para combater a insônia, é possível fazer chás, usar essências e promover limpezas energéticas com diferentes plantas.

Mas, se ainda assim seu problema não tiver solução, o mais indicado é que você procure ajuda médica, investigue a causa do seu problema de insônia e encontre assim um tratamento mais adequado ao seu quadro. A insônia é ruim, mas, tem cura!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.