Posso incluir meu enteado no plano de saúde?
A inclusão de dependentes em um plano de saúde gera muitas dúvidas entre as pessoas, por isso, explicaremos neste texto se você pode incluir enteado no plano de saúde.
No momento de contratação de um plano de saúde muitas dúvidas surgem, não é mesmo? E uma delas é sobre as pessoas que podem entrar como dependentes. Pensando nisso, vamos falar sobre a inclusão de enteado no plano de saúde.
Depois da pandemia da Covid 19, os planos de saúde ganharam muitos clientes. Para se ter uma ideia, só em fevereiro de 2022, mais de 78 milhões de pessoas contrataram um plano de saúde, segundo números divulgados pela ANS (Agência Nacional da Saúde).
Se você quer entrar para a lista e ter um plano de saúde, tem ideia se o seu enteado pode estar no plano de saúde? Não? Então, fique ligado neste artigo para falarmos um pouco mais sobre o assunto.
Quem pode ser dependente de um plano de saúde?
A primeira coisa para saber esta resposta é ler atentamente o contrato do seu plano de saúde para ter a certeza se o enteado, por exemplo, pode usufruir do seu plano. Geralmente, as pessoas que podem ser incluídas como dependentes são:
- Companheiro ou cônjuge – marido ou mulher do beneficiário, mas é necessário a comprovação de união estável;
- Filhos, enteados ou tutelados – também tendo que apresentar o documento que gere o vínculo ao titular do plano.
Cada um tem a sua especificação de documentação a ser apresentada no plano de saúde para comprovação e, assim, inserção no formato de dependente.
Importante pontuar que para ser dependente, além de toda comprovação de vínculo, existe outro ponto que precisa ser avaliado, que é a idade. De acordo com a ANS, os maiores de 21 anos, no caso de filhos; enteados; sobrinhos; dentre outros, não podem mais ser inseridos como dependentes. Mas, claro, que cada operadora pode fazer a sua regra, por isso, é legal verificar todas as informações.
O máximo de idade que pode chegar para conseguir a inclusão é 24 anos, mas a pessoa precisa estar matriculada em uma faculdade, curso técnico ou apresentar algum documento que comprove a dependência financeira do titular do plano de saúde.
Como incluir o enteado no plano de saúde?
Como citamos acima, alguns documentos são necessários para comprovar o vínculo com o titular do plano de saúde.
No caso, para inserir o enteado no plano de saúde é preciso apresentar para a operadora a Certidão de Nascimento junto com a Certidão do Casamento ou documentos que comprovem a união estável do responsável legal do enteado a ser inserido no plano de saúde.
Depois que você já enviou a documentação para a operadora de saúde, é só esperar o prazo de aprovação para que o seu enteado comece a usar os benefícios do seu plano. Ah! Fique sempre de olho na cobertura do plano de saúde porque pode haver alterações desde quando você fez a contratação, caso não seja um contrato assinado recentemente.
Inclusão de outros dependentes
Assim como para a inclusão do enteado no plano de saúde, se você quiser inserir mais dependentes, deve ficar de olho nos documentos que devem ser apresentados.
- Filho(a) – é preciso enviar a Certidão de Nascimento ou outro documento de identidade que tenha foto. No caso de filho adotivo, o envio da Certidão de Nascimento junto com o documento de adoção é válido. Se for um filho(a) inválido(a), será necessário ter um laudo médico comprobatório recente declarando a incapacidade permanente;
- Tutelado(a) e menor sob guarda – o documento a ser enviado é a Certidão de Nascimento ou qualquer outro documento de identidade que tenha foto junto com termo de tutela ou guarda;
- Cônjuge – A Certidão de Casamento já é o documento para comprovar o vínculo com o titular do plano;
- Companheiro(a) – Se você não for casado no papel, poderá apresentar a Declaração de União Estável que deve ter sido emitida por um cartório de títulos e documentos.
Lembrando que todos os dependentes devem ter o mesmo plano de saúde do titular.
Conteúdo revisado por Walter Tadeu de Oliveira Filho, Corretor de Seguros – Registro SUSEP: 201103878
Artigos relacionados
O órgão regulador dos seguros de saúde protege o consumidor nas relações de consumo. Saiba como registrar uma...
Ler artigoQual a maior vantagem, ter um plano de saúde ou guardar dinheiro todos os meses? Veja os prós e contras de cada...
Ler artigoPlanos de saúde atendem conforme seu segmento: ambulatorial, hospitalar, odontológico. À essa divisão, dá-se o...
Ler artigo