Descubra o preço
do seu
Plano de Saúde

Descubra o preço do seu Plano de Saúde

Descubra como probióticos podem turbinar sua saúde

Você já ouviu falar sobre as bactérias “ruins” que podem deixá-lo doente. Mas você sabia que também existem bactérias “boas” que podem realmente melhorar sua saúde?

Essas bactérias benéficas são chamadas de probióticos, das palavras latinas e gregas que significam “para a vida”.

Graças aos benefícios dos probióticos, você descobrirá como eles podem melhorar sua vida.

Segundo pesquisadores da Faculdade de Medicina da Universidade de Harvard, os probióticos podem dar um grande impulso à sua saúde.

A pesquisa mais recente mostra que os probióticos podem oferecer benefícios contra uma gama de condições de saúde, incluindo alergias, artrite, asma, câncer, depressão, doenças cardíacas e problemas gastrointestinais.

Os probióticos podem até ajudar na perda de peso e na função cognitiva!

Descubra como probióticos podem turbinar sua saúde

Imagem: Pixabay

Os diferentes tipos de probióticos e seus benefícios

Como os pesquisadores explicam, existem diferentes cepas de probióticos, oferecendo benefícios diferentes para a saúde. Por exemplo, L. acidophilus demonstrou apoiar a digestão saudável e a função imunológica, enquanto B. longum bloqueia bactérias e leveduras hostis.

É importante saber quais probióticos são adequados às suas necessidades de saúde.

Uma visão geral de alimentos ricos em probióticos

Os benefícios dos probióticos incluem uma lista útil de alimentos naturalmente ricos em probióticos, como por exemplo, iogurte, misso e chucrute, que são alimentos fermentados – é o processo de fermentação que cria probióticos.

Receitas fáceis para aumentar sua ingestão de probióticos. Adicionar probióticos à sua dieta não precisa ser uma luta, eles podem ser incluídos no café da manhã, almoço e menu de jantar, preparados de maneira simples.

Saiba o preço do seu Plano de Saúde

Qual seu tipo de plano?

Simular
Anatomia

Imagem: Pixabay

O que considerar ao escolher suplementos probióticos

Se você não é fã de alimentos fermentados, ainda pode aproveitar os benefícios para a saúde dos probióticos tomando um suplemento probiótico.

Para isso, consulte o seu médico primeiro para verificar se os suplementos são adequados para você.

Ao escolher um suplemento probiótico, o que precisa ser levado em conta são a qualidade e quantidade das bactérias, bem como os tipos de cepas incluídas.

O que são probióticos

O nome é derivado do significado latino pro – para – e da palavra grega biotic, que significa vida, segundo a especialista em cuidados da pele Jeannel Astarita, fundadora da Just Ageless NYC Wellness e Medspa.

Ela afirma que os probióticos são as bactérias úteis, que vivem principalmente no intestino e desempenham um papel crucial na saúde geral, combatendo patógenos e fortalecendo um sistema imunológico enfraquecido.

As células do sistema imunológico vivem majoritariamente no intestino, numa proporção de 80%.

Os benefícios no intestino são conhecidos, como minimizar o inchaço, o gás, a constipação e a diarreia.

Os probióticos ajudam nos processos digestivos, extraindo nutrientes, ajudando o corpo a absorver minerais, vitaminas e químicos, produzindo mais de 30 neurotransmissores, além de melhorar o humor com a serotonina.

Na pessoa saudável existem mais de 100 trilhões de bactérias, na proporção de cinco boas e úteis para 1 prejudicial.

Descubra como probióticos podem turbinar sua saúde

Imagem: Pixabay

Dendy Engelman, dermatologista, aponta o papel essencial que os probióticos desempenham na saúde intestinal e no sistema imunológico do corpo.

Ela explica que os probióticos podem criar ‘buracos’ em bactérias ruins e matá-las.

Eles funcionam de forma similar aos antibióticos para o tratamento da acne e da rosácea, em que os micro-organismos vivos na pele são reconhecidos como estranhos pelo sistema imunológico do corpo, que entra em ação para combater essa ameaça, o que resulta em inflamação e vermelhidão na pele.

Probióticos têm um efeito positivo no sistema imunológico

O ecossistema de bacterias do intestino é conhecido como nosso microbioma.

Segundo Jeannel Astarita, um microbioma saudável e equilibrado pode reduzir a pressão arterial, normalizar os níveis de colesterol, melhorar a saúde vaginal, urinária e renal, combater doenças cardíacas, alguns tipos de câncer e até mesmo demência.

Em um microbioma danificado, as bactérias boas são invadidas pelas bactérias nocivas e não podem reforçar as paredes intestinais, o que resulta em aumento da permeabilidade intestinal, fazendo com que bactérias e toxinas escapem através dos intestinos para o fluxo sanguíneo. Isso desencadeia uma resposta imunológica, que produz uma inflamação.

O consumo de probióticos reduz esse risco.

Probióticos têm um efeito positivo no sistema imunológico

Imagem: Pixabay

Melhoram o funcionamento digestivo

Os probióticos tratam a constipação, diarreia, colite, síndrome do intestino irritável, dor abdominal, doença de Crohn e flatulência, de acordo com os especialistas.

Eles melhoram a população de bactérias saudáveis no trato gastrointestinal, recolonizando o intestino para ajudar com a digestão.

Melhoram o desempenho atlético

Os probióticos aumentam a absorção de nutrientes, o que colabora para que as células musculares tenham uma melhor nutrição.

Esses nutrientes uma melhora no tempo de recuperação, aumentando o desempenho ao longo do tempo.

Aliviam problemas de pele

A pele e o intestino são órgãos interligados. Quando os probióticos ajudam a melhorar o microbioma intestinal e a reduzir a inflamação, as condições da pele também melhoram.

Com os probióticos, seu intestino torna-se mais saudável e, portanto, seus problemas de pele começam a desaparecer.

Auxiliam na prevenção de rugas

Os probióticos e bactérias boas no intestino ajudam a eliminar as toxinas que podem causar sinais iniciais de envelhecimento.

Eles combatem os radicais livres e ajudam a prevenir rugas precoces.

Auxiliam na prevenção de rugas

Imagem: Pixabay

Espere algumas semanas para ver o resultado

Um estudo coreano com 56 pacientes com acne descobriu recentemente que beber uma bebida láctea fermentada, com Lactobacillus, reduziu a contagem total de lesões e diminuiu a oleosidade ao longo de 12 semanas.

Em um período de 30 dias após a suplementação você pode perceber os benefícios da melhora das condições inflamatórias da pele e redução da depressão e da ansiedade relacionadas ao estresse.

É importante obter probióticos por meio dos alimentos, para, em seguida, adicionar um suplemento, caso seja necessário.

Abaixo estão alguns dos alimentos probióticos e os benefícios para a saúde de cada um.

Chucrute: Rico em bactérias que impulsionam o sistema imunológico e a flora intestinal saudável. Feito com as folhas de repolho, que fermentam os açúcares naturais em ácido lático, o chucrute também é rico em vitamina C.

Kombucha: É um fermentado com bactérias e leveduras.

Pode combater a levedura de candidíase intestinal, ajuda a digestão e o aumento de boas bactérias.

Iogurte:  Com muitas bactérias que ajudam o intestino.

Os micróbios no iogurte alteram a lactose, o açúcar natural encontrado em produtos lácteos, aumentando o ácido lático.

Prefira os de sabor natural com culturas vivas e sem açúcar.

Iogurte

Imagem: Pixabay

Kefir: Reduz o inchaço e o gás que é provocado pelo consumo de produtos lácteos.

As bactérias nesta bebida de leite fermentado são colonizadas no trato intestinal e proporcionam benefícios ao intestino.

Missô: O missô está na sopa servida nos restaurantes japoneses ou na pasta que você encontra nos supermercados. Estimula o sistema digestivo e melhora o sistema imunológico.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.