Descubra o preço
do seu
Plano de Saúde

Descubra o preço do seu Plano de Saúde

Procedimentos estéticos na odontologia

Com avanço da tecnologia no ramo odontológico, diversos procedimentos vistos como de estética foram incorporados na rotina desses profissionais, contribuindo com a saúde e bem-estar dos pacientes.

Com isso, atualmente os dentistas têm olhado além da boca e da estrutura dos dentes; eles têm se preocupado também com a harmonização do rosto, o que faz com que o seu trabalho se torne cada vez mais excepcional. 

Neste artigo falaremos sobre procedimentos estéticos que podem ser feitos em um consultório odontológico.

Procedimentos estéticos na odontologia

Imagem de madamelenamazur por Pixabay

1. Preenchimento facial 

Esse preenchimento é indicado para preencher sulcos, como as rugas.

De modo geral, o procedimento consiste na aplicação de ácido hialurônico e na odontologia é usado para criar simetria entre os lados do rosto, remodelando os lábios e o sorriso – por exemplo.

Por esse motivo, o tratamento é recomendado em tratamentos protéticos e ortodônticos.

2. Botox

Hoje, um cirurgião dentista já é autorizado a fazer o uso da toxina botulínica para aprimorar os resultados de tratamentos, conciliados ao fator estético.

O botox pode ser utilizado para corrigir diversos problemas, inclusive assimetria facial e os sorrisos gengivais. 

Para aqueles que fazem uso do aparelho invisível para alinhamento dental mas querem melhorar ainda mais o sorriso por possuírem o sorriso gengival, o botox se torna uma boa solução para diminuir esse problema.

3. Preenchimento labial 

Com o avanço da tecnologia e das redes sociais surgiram diversos influencers que propagam tratamentos e características que são adotadas como padrão de beleza.

Saiba o preço do seu Plano de Saúde

Qual seu tipo de plano?

Simular

Com isso, os procedimentos estéticos como preenchimento labial ficaram em alta. 

Com grande retorno que esse procedimento pode trazer, principalmente para aqueles que almejam lábios volumosos e que podem afetar o bem-estar, saiba que a solução pode estar mais perto do que você imagina: em um consultório odontológico. 

O tratamento é feito com ácido hialurônico e é possível moldar os lábios, destacar o contorno ou torná-los mais simétricos, deixando-os mais carnudos e modelados. 

Inclusive, é comum encontrar pacientes que fizeram uso de aparelho e que desejam realizar o preenchimento, pois sentem bastante diferença no molde de seus lábios. 

4. Clareamento dental 

Desde o seu surgimento, o clareamento é um procedimento almejado nos consultórios e clínicas odontológicas para conferir brilho e aspecto limpo aos dentes.

Com o tempo e as evoluções do setor, surgiram novas possibilidades para a realização desse procedimento. 

Para se ter uma ideia, após realizar o alinhamento dental com o aparelho ortodôntico – para destacar ainda mais o resultado – você pode realizar um clareamento dental com moldeira (que pode ser feito em casa) ou recorrer a um clareando a laser.

Vale destacar que ambos trazem resultados satisfatórios, sendo que a principal diferença é o local em que o tratamento pode ser feito e a velocidade do clareamento – que pode ser intensificada no consultório.

5. Peeling gengival 

Além da aparência e tamanho, algumas pessoas se incomodam com a cor de suas gengivas e o clareamento pode ser realizado.

Esse tratamento é conhecido como peeling gengival e visa minimizar as manchas marrons. De modo geral, essa é uma característica mais comum em fumantes.

Como é um procedimento cirúrgico e que pode ser mais doloroso, deve ser feito apenas com um cirurgião dentista e com o uso de anestesia. 

Geralmente o pós operatório é tranquilo, mas é preciso evitar determinados alimentos, principalmente os cítricos e com corantes por um determinado período (que gira em torno de 3 dias).

6. Bichectomia 

A bichectomia é o procedimento utilizado para reduzir o tamanho das bochechas, conseguindo deixar o rosto mais fino e marcado – destacando as maçãs do rosto.

A cirurgia acontece na parte interior da boca, retirando a gordura local conhecida como bola de bichat. 

A cirurgia é conhecida como um procedimento de beleza, harmonizando o rosto. Mas também pode ser feita por saúde em pessoas que mordem com facilidade a lateral de sua própria boca, gerando traumas e dores.

7. Facetas de porcelana 

As facetas de porcelana são usadas para corrigir manchas e dentição torta, bem como a cor e o tamanho dos dentes. Na prática, o procedimento consiste na colocação de uma peça sobre os dentes, padronizando o sorriso. 

Para a colagem da faceta é necessário fazer a raspagem dos dentes, que pode ser de leve a moderada. Em casos em que a raspagem for mais profunda, pode-se indicar o uso de anestesia para a colocação.

Para realizar qualquer um desses procedimentos é crucial procurar por clínicas ou consultórios especializados, que possuem profissionais renomados na área. 

Já se você possui um plano odontológico, esses procedimentos podem ser realizados com ele, desde que seu plano tenha essa cobertura. Por isso, consulte seu convênio ou médico antes de qualquer tratamento.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe da Clínica Ideal, plataforma especializada em marketing e gestão para consultórios e clínicas odontológicas.

Jeniffer Elaina da Silva

Redatora especialista em saúde e planos de saúde. Jeniffer já escreveu mais de mil artigos sobre saúde para o Planodesaude.net e publicou o ebook Cuide de Sua Saúde. Atualmente, cursa Gestão de Seguros e é formada em Marketing com pós em Administração na FGV. Possui também um curso técnico em Direito do Seguro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.