ENCONTRE SEU
PLANO DE SAÚDE
EM 30 SEGUNDOS!

ENCONTRE SEU PLANO DE SAÚDE EM 30 SEGUNDOS!

Qual o seu DDD?

Você sabe quantas horas você deve dormir, por dia, de acordo com a sua idade?

É bem provável que você saiba que dormir é fundamental para uma boa saúde física e mental. Mas, será que sabe quantas horas você deve dormir conforme a sua idade? Ficou curioso, então acompanhe o artigo e descubra.

Dormir é indispensável para manter uma boa saúde mental e física, no entanto, mesmo sabendo disso, já se tornou um hábito comum aos dias de hoje não dormir o tempo suficiente. Mesmo que cada organismo seja único, e funcione em um ritmo próprio, existe uma média feita conforme cada fase da vida, que aponta quantas horas você deve dormir.

Está comprovado cientificamente que adultos não gozam de uma boa saúde dormindo por um período menor que 8 horas diárias. Mas, vale ressaltar que não basta apenas dormir um período suficiente de horas, é preciso que se invista em um período de sono de qualidade, realmente reparador. Veja mais sobre o assunto a seguir.Você sabe quantas horas você deve dormir, por dia, de acordo com a sua idade?

Veja quantas horas você deve dormir de acordo com sua idade

Especialistas da Fundação Nacional do Sono nos EUA, desenvolveram uma tabela com recomendações de horas que devem ser dormidas para cada uma das fases da vida. Afinal, organismos em diferentes idades, possuem diferentes necessidades.

Mesmo sabendo que, cada pessoa possui um funcionamento orgânico de ritmo diferente, vale a pena se basear nessas indicações e adaptar melhor seus horários. Sua probabilidade de conquistar mais saúde e uma vida com mais qualidade, são imensas. Veja a seguir quantas horas você deve dormir conforme sua idade:

Recém-nascidos

Bebês entre 0 e 3 meses de vida precisam dormir uma média de 17 horas por dia, divididas ao longo do dia e noite, sempre com pequenos intervalos. Apesar dessa margem alta, bebês que dormem de 11 horas a 13 horas diariamente, são considerados saudáveis, porém, dormir mais que 18 horas não é recomendado.

Bebês

Pequenos com idade entre 4 e 11 meses de vida, devem dormir em média entre 15 e 12 horas diárias. Nessa fase, dormir por 11 ou 13 horas ainda é possível. Mas, se seu bebê dorme 16 ou mais horas diárias, vale a pena procurar um pediatra.

Crianças na primeira infância

Já os pequenos entre 1 e 2 anos, normalmente dormem de 11 a 14 horas diariamente. Nessa idade, dormir por menos de 9 horas ou acima de 16 horas, não é nada aconselhável.

Fase da pré-escola

No período da vida que vai dos 3 aos 5 anos o mais indicado é, que os pequenos durmam de 10 horas a 13 horas. Com essa idade dormir por um período maior que 12 horas e menor que 7 horas pode ser nocivo a saúde dos pequenos.

Crianças na fase escolar

Crianças entre 6 e 13 anos precisam dormir em média entre 9 horas e 11 horas diariamente.

Adolescentes

Na fase onde os hormônios trabalham com maior intensidade, que vai dos 14 aos 17 anos, o indicado é que se durma por um período de 10 horas diárias.

Moças e rapazes

Jovens entre 18 e 25 anos precisam descansar entre 7 horas e 9 horas diariamente. Sendo que dormir mais que 11 horas ou menos que 6 horas, pode ser extremamente nocivo à saúde.

Adultos

Os adultos entre 26 anos e 64 anos, devem dormir também pelo menos 7 horas ou 9 horas diariamente, mas, é sabido que a maioria não consegue, devido à rotina corrida.

Idosos

As pessoas na melhor idade, com 65 anos ou mais precisam de no mínimo 7 horas ou 8 horas de descanso para manterem a saúde em ordem.

Além de saber quantas horas você deve dormir, veja como dormir melhor

Agora que você sabe quantas horas você deve dormir conforme a sua idade, é preciso se perguntar se está seguindo essas indicações, e em caso positivo, se seu sono é de qualidade.

Sim, não adianta muito dormir seguindo as indicações, e não o fazer de maneira confortável e revigorante. Além de estabelecer conexões neurais e promover determinadas funções orgânicas, é papel do sono servir para descansar a mente e o corpo.

E dormir, o período recomendado, mas, acordando o tempo todo, ou simplesmente em um local pouco seguro e confortável, não é nada indicado. Fazendo isso você sempre acordará com a sensação de peso e cansaço.

Por isso, tire um tempinho antes de se deitar para dormir para preparar o ambiente e se preparar para dormir. Vale a pena tomar um chá relaxante, diminua as luzes e desligue os aparelhos eletrônicos. Seguindo esses passos simples, alguns minutos antes de se recolher para dormir, assim a possibilidade de ter uma tranquila e revigorante noite de sono serão muito maiores.

Estabelecer um horário fixo diário para dormir, também é muito indicado para conquistar um sono mais reparador, assim como praticar exercícios físicos diariamente. Evitar se alimentar com substâncias estimulantes, que despertam, como o álcool ou o café, próximo ao horário de dormir é importante também. Assim como garantir condições confortáveis de ruídos e temperatura.

Quais são as consequências de não dormir o suficiente

Sabendo quantas horas você deve dormir, e sabendo como fazer isso de maneira mais compensadora, não existem mais motivos para não seguir as recomendações e dormir pelo período indicado.

Mas, se ainda não foi o suficiente para lhe convencer a dormir mais, veja algumas das consequências que dormir pouco podem trazer para o seu dia a dia e sua saúde de modo geral:

  • Falhas de memória constantes,
  • Baixa capacidade de cognitiva,
  • Dores de cabeça intensas,
  • Dores no corpo,
  • Cansaço excessivo e constante,
  • Olheiras e envelhecimento precoce,
  • Pouco controle emocional,
  • Picos de estresse e ansiedade,
  • Ganho de peso,
  • Desenvolvimento de doenças como diabetes e pressão alta,
  • Baixa no sistema imunológico,
  • E mais uma infinidade de doenças e problemas, físicos e mentais.

Não arrisque sua saúde, dormir é tão importante para o ser humano quanto se alimentar ou respirar. Respeite a média de horas que você deve dormir por dia de acordo com a sua idade. E mantenha a sua saúde em dia.

Quer passar a ter dias mais produtivos e repletos de energia? Para isso, é fundamental que você invista nas dicas dadas aqui para conquistar um período de sono mais proveitoso. Aproveite que você já sabe quantas horas você deve dormir por dia, e aumente a qualidade do seu sono para conquistar assim, uma maior qualidade de vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.