Descubra o preço
do seu
Plano de Saúde

Descubra o preço do seu Plano de Saúde

Regras para dependente do plano de saúde

Entenda as regras para dependente do plano de saúde e saiba quem pode usufruir do seu serviço de assistência médica. 

A assistência médica garante cuidados com a saúde e muitas pessoas não pensam apenas nelas nesse momento, mas em toda a família.

Garantir que todos na residência tenham acesso a cuidados médicos utilizando o mesmo serviço, exigirá que se conheça as regras para dependente do plano de saúde para poder aproveitar ao máximo os benefícios que se tem com esse serviço.

Aproveite para entender um pouco mais sobre o funcionamento do dependente no plano de saúde.

Regras para dependente do plano de saúde

Imagem de Halcyon Marine Healthcare Systems por Pixabay

Quais planos de saúde permitem dependentes?

Existem diferentes tipos de planos de saúde, alguns são individuais e outros familiares. No caso, as regras para dependente do plano de saúde se enquadram nesse segundo caso, pois, é ele que permite que sejam adicionais outras pessoas ao plano.

De forma resumida, uma pessoa principal que será o titular contrata o plano e inclui as pessoas que serão dependentes e também poderão utilizar os serviços. 

A forma de contratação pode ser na modalidade de pessoa física, nesse caso o titular faz adesão diretamente com a operado com a ajuda de um corretor.

Outra possibilidade é por meio dos planos coletivos ou empresariais. As regras para dependente do plano de saúde serão parecidas, mas para ter acesso a assistência médica o titular precisa ser vinculado a um órgão ou entidade de classe que oferece o serviço ou uma empresa que disponibilize o plano de saúde para seus colaboradores. 

Quem pode ser dependente no plano de saúde?

Para as operadoras de saúde podem ser dependentes as pessoas que possuem ligação com o titular, nesse caso parentes de 1º a 3º grau consanguíneo, sendo incluídos nessa categoria filhos, pais, tios, primos, avós e outros. Filhos que sejam adotivos também possuem esse mesmo direito.

O benefício se estende também ao cônjuge, podendo esse ser do mesmo sexo desde que se comprove a união estável do casal.

Saiba o preço do seu Plano de Saúde

Qual seu tipo de plano?

Simular

Os enteados ou pessoas sob guarda ou tutela judicial também podem ser incluídos como dependentes e usufruir dos mesmos serviços.

Em relação à idade pode haver regras para dependente do plano de saúde bastante específicas. Os filhos podem ser dependentes até os 21 anos de idade, mas as operadoras podem ampliar o prazo e permitir, por exemplo, que continuem a usar o plano de saúde dos pais até terminar a faculdade.

É preciso verificar com cada operadora de saúde quais as restrições relativas a idade e os documentos necessários para que se possa incluir um dependente. 

Quais as regras para dependente do plano de saúde?

Quando se opta por compartilhar a assistência médica com outros membros da família é preciso estar atento a algumas regras para dependente do plano de saúde.

1. Coberturas contratadas

Os dependentes do plano de saúde terão acesso aos mesmos serviços que o titular, isso quer dizer que o plano contatado será o mesmo para todos. Não há a possibilidade de adicionar ou incluir procedimentos apenas para um membro do plano, se isso correr deverá ser para todos.

2. Carências

A carência tem relação com o tempo de espera para ter acesso aos procedimentos disponibilizados pelo plano. No caso de planos empresariais ou coletivos pode adesão ela pode ser isenta, mas é preciso verificar com quem está ofertando o serviço como ela funciona.

Os planos para pessoa física costumam exigir o cumprimento da carência ou promocionalmente podem reduzir esse prazo.

3. Rede de atendimento

Os membros do plano tem liberdade de escolher com quais profissionais de saúde desejam fazer o tratamento ou exames quando necessário, é preciso apenas que ele faça parte da rede conveniada.

Nesse caso, se o titular se trata com o médico X, mas o dependente deseja se tratar com o médico Y e esse faz parte da rede credenciada não haverá nenhum tipo de problema uma vez que o plano cobre o atendimento.

4. Inclusão de dependentes

A inclusão de dependentes pode ser feita a qualquer momento desde que haja a solicitação do titular, devendo o pedido ser feita a operadora no caso de pessoa física e a entidade que oferece o serviço quando se trata de pessoa jurídica.

As regras para dependente do plano de saúde deve ser observada, principalmente quando se trata da carência. 

Se no momento da adesão forem inclusos os dependentes, elas terão a mesma carecia que o titular, em alguns casos podem ficar isentos.

A questão é quando existe a inclusão em data posterior, nesse caso o dependente pode ser obrigado a cumprir a carência integral do plano. A isenção ocorre em casos de nascimento do filho e ele é inserido em até 30 dias ou quando há o casamente e também se respeita esse prazo.

Conhecendo as regras para dependente do plano de saúde é possível ficar mais tranquilo para contratar o serviço e aproveitar os preços menores de ter um plano familiar.

Jeniffer Elaina da Silva

Redatora especialista em saúde e planos de saúde. Jeniffer já escreveu mais de mil artigos sobre saúde para o Planodesaude.net e publicou o ebook Cuide de Sua Saúde. Atualmente, cursa Gestão de Seguros e é formada em Marketing com pós em Administração na FGV. Possui também um curso técnico em Direito do Seguro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.