Que a falta de água pode levar a desidratação e fazer mal, não é nenhuma novidade, mas que o excesso dela pode ocasionar problemas, não é um fato conhecido.
Beber muita água pode levar uma pessoa à morte, sabia? Mas calma que isso precisa ser em uma grande quantidade.
A chamada intoxicação por água ocorre quando a pessoa consume água em excesso, fazendo com que os sais presentes no sangue se diluam.
Com o sal diluído é possível se ter um quadro de hiponatremia, fazendo com que a água escape do sangue e vá para outros tecidos.
O órgão que acaba mais afetado nessa situação é o cérebro, pois suas células recebem água em excesso, fazendo com que ele inche.

Imagem: Getty
Por falar em cérebro, você sabia que caminhada faz bem ao cérebro?
Os sintomas normalmente são leves, como confusão e dor de cabeça, porém se o tratamento adequado não for feito, pode agravar a situação. O agravamento pode resultar em convulsões.
Se não for observado esse quadro, ele pode se tornar fatal, pois o cérebro continua a inchar, a chamada herniação do tronco encefálico.
A herniação vai acontecer porque quando o cérebro incha, ele não tem muito para onde ir, e encontra apenas o fundo do crânio. Esse é ligado à medula espinhal que pode ser afetada.
Cuidados com os sintomas
Apesar de conhecida, a doença não é comum, nem mesmo entre corredores e maratonistas que se hidratam em grande quantidade durante as provas. É mais comum que ele morram de um ataque cardíaco do que de uma intoxicação por água.
Saiba o preço do seu Plano de Saúde
Qual seu tipo de plano?
Apesar disso, a intoxicação por água é muito mais comum em atletas do que em pessoas que não praticam esportes profissionalmente. Sendo preciso que o profissional de educação física que acompanha esses atletas esteja sempre atento.
Para que os atletas não corram tanto risco, o indicado é que consumam sal durante o percurso ou optem por bebidas com eletrólitos, conhecidos como isotônicos.
Como beber água corretamente?
Não é porque existe o risco de ter uma intoxicação por água que as pessoas devem deixar de ingerir esse líquido. Até porque beber água em pouca quantidade também pode fazer mal.
É recomendado que sejam ingeridos cerca de 2 litros de água por dia, sendo que esse pode variar um pouco. Em dias quentes e com a prática de exercícios, esse pode aumentar para compensar a perda do líquidos.
Devem ser ingeridos copos de água durante todo o dia, pois assim se mantém a hidratação.
Benefícios de beber água na medida certa
Beber água proporciona muito mais benefícios do que riscos. Veja alguns deles:
Evita a celulite – a água faz com que a circulação sanguínea melhore e ajuda a eliminar as impurezas do organismo que podem resultar em celulites.
Ajuda na absorção de nutrientes – para que os nutrientes sejam absorvidos é preciso que o organismo tenha água. Esses vão ajudar a manter a beleza e também a ter uma vida mais saudável.
Aproveite para conhecer 10 alimentos que são saudáveis e você nem sabia.
Elimina toxinas – a água vai estimular o funcionamento do intestino. Dessa forma se eliminam mais facilmente as toxinas que podem ser prejudiciais ao organismo.
Mantém a hidratação – a hidratação vai garantir a elasticidade da pele, unha e cabelos, evitando que fiquem quebradiços.
Previne o envelhecimento – para que o colágeno possa ser renovado, ele depende da água, e quando esse trabalha bem, ajuda a manter a sustentação da pele.
Contribui com o emagrecimento – ela vai ajudar a manter a saciedade e colaborará com o funcionamento do intestino, evitando o inchaço.
Veja alimentos termogênicos que podem ajudar no emagrecimento..
Mesmo sabendo que a água pode fazer mal em excesso, os seus benefícios compensam muito. Por isso, é só consumir a quantidade diária indicada e aproveitar todas as vantagens, se mantendo sempre saudável.
Deixe um comentário