A perda de visão é uma coisa assustadora. Pode significar acidentes, problemas nas tarefas diárias e até a perda da independência. Há momentos em que sua visão está embaçada e você se preocupa que possa ser catarata?
Se a cirurgia de catarata for uma opção, saiba que ela tem uma ótima taxa de sucesso e poucas complicações. Mas quem realmente quer ir à faca? Especialmente quando se trata de seus olhos?

Imagem: Pixabay/ StockSnap
O que é catarata
Uma catarata é uma turvação da lente do olho que limita a luz que passa por ela, chamada cristalino. A lente focaliza imagens na retina, que então transmite sinais visuais para o cérebro, de modo que uma lente clara é vital para a visão.
Cataratas são muito comuns. Embora a causa mais comum de catarata nos países desenvolvidos seja a idade avançada, o cristalino pode perder sua clareza de várias outras maneiras, incluindo lesões, infecções, inflamações, certos medicamentos, um distúrbio genético ou radiação, como no tratamento de um tumor. A cirurgia de catarata (substituição da lente nebulosa por um substituto transparente de plástico ou silicone) também é comum. Esta pequena cirurgia tem uma taxa de sucesso notavelmente alta.
Mas a catarata pode ser um furtivo ladrão de visão. Ela é indolor e progride lentamente; muitas pessoas não percebem que há algo errado até começarem a buscar mudanças frequentes em seus óculos ou lentes de contato. A visão geralmente fica embaçada, nebulosa ou escura e o brilho das luzes e do sol pode ser especialmente angustiante. Nos estágios iniciais, o olho pode ficar mais míope. A visão noturna piora e as cores parecem mais sombrias.
Qualquer pessoa que sinta desconforto ocular deve consultar um oftalmologista imediatamente para um exame completo, porque a catarata é apenas uma das várias doenças importantes que afetam a visão noturna. O médico testará a nitidez da sua visão e provavelmente dilatará suas pupilas, para que possa examinar o interior do olho e verificar se há catarata e avaliar a extensão das manchas nubladas. Outros exames e testes podem ajudar a descartar outros problemas oculares, como glaucoma ou degeneração da retina.

Imagem: Pixabay / TobiasD
Você está considerando fazer a cirurgia de catarata?
O que você precisa saber é que operação para substituir o cristalino é de baixo risco, rápida e eficaz, mas requer alguma tomada de decisão.
A cirurgia de catarata, que envolve a remoção das lentes nubladas do olho e a substituição por uma versão sintética clara, já exigiu antigamente vários dias no hospital e um longo período de recuperação. Hoje, é realizada sob anestesia local em regime ambulatorial, e as pessoas voltam à vida normal em poucos dias. A taxa de sucesso é alta e a taxa de complicações com risco de visão é relativamente baixa.
Para pessoas com catarata, a decisão de fazer uma cirurgia pode ser fácil. No entanto, duas decisões adicionais podem ser mais difíceis: quando fazer cirurgia e que tipo de implante de lente obter, diz a Dra. Laura Fine, oftalmologista do Massachusetts General Hospital, afiliado à Universidade de Harvard.

Imagem: Pixabay / jasongillman
Por que você pode precisar de uma cirurgia de catarata
Em grande medida, as cataratas são uma consequência normal do envelhecimento. A formação de catarata geralmente é um processo gradual que se prolonga ao longo dos anos. As lentes de nossos olhos se tornam menos transparentes, menos resistentes e geralmente mais espessas. Aos 80 anos, metade de nós terá catarata.
Cataratas podem surgir em você. Pode ser difícil eliminar os efeitos de uma catarata em desenvolvimento de outras alterações na visão relacionadas à idade. Nos estágios iniciais, você pode ficar mais míope, um problema que pode ser corrigido com os óculos. À medida que a catarata progride, sua visão pode piorar.
Qualquer alteração na visão justifica um exame oftalmológico. No entanto, como as alterações associadas à catarata podem ser sutis, é melhor não esperar até que sua visão seja visivelmente afetada. Exames oftalmológicos abrangentes, que podem detectar não apenas cataratas, mas também glaucoma e outras doenças oculares são recomendados a cada dois anos para adultos com idades entre 40 e 64 anos e anualmente para todos com 65 anos ou mais.
O médico testará a nitidez da sua visão, identificando uma série de símbolos ou letras em um gráfico. Ele ou ela também pode dilatar suas pupilas para examinar o interior do olho. Usando uma lâmpada especial, para iluminar uma pequena área dentro do olho de cada vez, o médico pode ver qualquer catarata e avaliar a extensão das áreas nubladas. Exames e testes adicionais ajudam a excluir outros distúrbios oculares, como glaucoma ou degeneração da retina.

Imagem : Pixabay
Quando você precisa de uma substituição do cristalino?
Remover e substituir a lente nublada é a única cura eficaz para uma catarata. Para a maioria das pessoas, a questão é quando se submeter ao procedimento. “Não há pressa em fazer uma cirurgia de catarata. Não é uma situação com risco de vida”, diz a Dra. Laura Fine. Essa decisão geralmente se baseia em quanto a catarata está interferindo na sua visão e na sua vida diária. Você pode adiar a cirurgia de catarata até sentir que precisa de uma visão melhor. Mas você pode não querer esperar até não poder ver claramente os degraus da escada ou passar no teste de direção. Se você tiver outra condição ocular, como degeneração macular relacionada à idade, seu médico poderá recomendar a cirurgia de catarata mais cedo, porque as cataratas dificultam o exame e o gerenciamento do outro problema.
Se o seu médico diagnosticar que você tem catarata nos dois olhos, ele pode recomendar a operação primeiramente no olho com a catarata mais densa. Se a cirurgia for bem-sucedida e sua visão melhorar substancialmente, você pode optar por renunciar à cirurgia no seu outro olho. No entanto, a maioria das pessoas obtém benefícios significativos ao realizar a operação do segundo olho, incluindo melhor percepção de profundidade e melhorias na capacidade de dirigir e ler.
As pessoas costumam fazer a segunda cirurgia quando o primeiro olho cicatriza e sua visão é estável. Se você é extremamente míope ou míope e precisa de uma cirurgia de catarata em ambos os olhos, convém fazer a segunda cirurgia dentro de um mês ou mais após a primeira cirurgia para evitar problemas com visão dupla devido à diferença na visão dos olhos.
O que está envolvido na cirurgia da catarata
A experiência e a tecnologia aperfeiçoaram o procedimento para substituir as lentes oculares, de modo que leva apenas 15 minutos para ser realizado. A abordagem mais usada é a facoemulsificação – conhecida informalmente como faco. Oferece bons resultados a longo prazo, e 97% a 98% de todos os casos realizados por cirurgiões experientes são bem-sucedidos e livres de complicações.
Atualmente a catarata é operada em ambulatório, com anestesia local por colírio, por uma incisão de dois milímetros e pela mesma incisão, que não leva pontos, é introduzida a lente intraocular. Esta lente, além de substituir a lente natural, pode corrigir também algum outro problema que o doente tenha, como a miopia, a hipermetropia, o astigmatismo e até a presbiopia, vulgarmente conhecido por vista cansada.
A técnica mais usada para operar a catarata é a facoemulsificação, que utiliza ultrassons para «desfazer» a catarata e permitir que seja retirada por uma incisão muito pequena. Esta é a técnica mais usada em todo o mundo porque, por um lado é muito eficaz e, por outro, apresenta uma boa relação custo-eficácia. A inovação tecnológica desenvolvida nesta área trouxe, por exemplo, a utilização de um laser especial, o Femtosegundo, que veio ajudar o cirurgião a obter melhores resultados reduzindo o tempo de intervenção e minimizando riscos.
O período de recuperação
Você passará cerca de uma hora na sala de recuperação enquanto a anestesia se dilui. O médico pode colocar um curativo ou um protetor sobre o olho. Você precisará de alguém para te ajudar a chegar em casa. Uma vez em casa, seu principal objetivo será evitar que seus olhos sejam infectados. Você precisará usar colírios várias vezes ao dia e manter a água longe dos olhos. Você pode seguir sua rotina diária, desde que evite atividades pesadas ou atividades como correr, que podem prejudicar a nova lente. É possível ler e assistir TV no dia seguinte à cirurgia. A primeira coisa que você notará é como as cores vivas parecem e quantos detalhes você pode ver. Seu cirurgião provavelmente solicitará que você retorne para um check-up no dia após a cirurgia, uma semana depois e algumas semanas depois.
Deixe um comentário