Descubra o preço
do seu
Plano de Saúde

Descubra o preço do seu Plano de Saúde

Como tomar suplementos para ganhar massa muscular? Veja dicas para cada tipo de suplemento!

Como tomar suplementos para ganhar massa muscular?

Os suplementos alimentares são complementos à alimentação, sendo excelentes para quem busca resultados como ganho de massa muscular ou precisa de mais nutrientes na dieta. 

Eles são muito utilizados também por quem pratica algum tipo de esporte ou exercício de condicionamento físico.

Existem vários tipos de suplemento no mercado, sendo que cada um tem uma função específica para diferentes tipos de demandas. 

Neste artigo, você ficará por dentro de todos os benefícios que os melhores suplementos proporcionam para o seu corpo, além de conhecer os melhores do mercado. Acompanhe a seguir. 

Como tomar suplementos para ganhar massa muscular? Veja dicas para cada tipo de suplemento!
Imagem: Pixabay

Sobre suplementos para ganhar massa muscular

Os suplementos são essenciais para completar a falta de alguns nutrientes, podendo ser utilizado por qualquer pessoa no geral, porém é sempre bom conhecer sobre o produto. Veja a seguir algumas informações que você precisa saber antes de comprar seu suplemento. 

Como funcionam os suplementos?

Os suplementos funcionam como um complemento da alimentação. Na maioria dos casos, são indicados para pessoas que apresentam uma carência muito grande de determinado nutriente ou pessoas que praticam algum tipo de exercício físico com frequência.

Cada suplemento funciona de uma determinada maneira. Os suplementos para emagrecer aumentam o metabolismo, por exemplo, enquanto outros proporcionam aumento da massa muscular, aumento da energia durante os treinos e até mesmo a imunidade. 

Quais são os suplementos para ganhar massa muscular

Agora que você já ficou por dentro de algumas informações sobre os suplementos, acompanhe a seguir com mais detalhes sobre os melhores suplementos do mercado e conheça mais sobre. 

Whey Protein

O Whey Protein é um dos suplementos musculares mais conhecidos atualmente, é composto basicamente por até 80% de proteínas, além de possuir uma maior quantidade de calorias, carboidratos e gordura que são formadas por uma cadeia de aminoácidos ligados, importantes para o organismo. 

Saiba o preço do seu Plano de Saúde

Qual seu tipo de plano?

Simular

O suplemento auxilia nos aminoácidos que o corpo não é capaz de produzir ou que fazem falta na alimentação. É recomendado fazer o uso desse suplemento após os treinos, e uma dosagem de 50 a 100 gramas por dia, que vai depender da sua alimentação, alguns podem ser utilizados junto com a alimentação em receitas. E se você possui interesse, confira também os 11 melhores whey protein de 2022.

ZMA

O ZMA é indicado para atletas que queiram melhorar sua resistência muscular, aumentar os níveis de hormônios e fortalecer a imunidade. Ele evita a perda muscular e ainda contribui para melhora do desempenho cerebral. A fórmula do ZMA combina magnésio, zinco e vitamina B6, os níveis de cada elemento são específicos para melhorar os hormônios anabólicos e dar mais força. 

Ele melhora o sistema nervoso, equilibra os níveis de testosterona e ajuda na formação das proteínas no organismo. Ainda tem ação diurética, melhora o funcionamento do cérebro e aumenta a imunidade, podendo ser consumido antes ou após o treino, sendo recomendado 1 cápsula por dia. 

BCAA

BCAA é a sigla em inglês de aminoácidos de cadeia ramificada (branched chain amino acids), que são a leucina, a isoleucina e a valina que estão presentes principalmente em proteínas de origem animal (ovo, leite e derivados, carne, frango, peixe). Essas substâncias participam da formação de vários tecidos do corpo e estão em grande quantidade nas fibras musculares.

Assim como Whey, para quem pratica atividade física, é recomendado que os aminoácidos sejam consumidos logo após o treino, para evitar o catabolismo, reduzir a fadiga e ajudar na recuperação muscular, pode ser consumido entre 5 a 15 gramas por dia, dependendo do seu peso atual. 

O BCAA ainda pode ser usado como complemento em dietas de pessoas que não conseguem atingir a quantidade adequada de proteínas. Estudos mostram ainda que o suplemento pode ser usado para evitar quadros de sarcopenia (perda de massa muscular) em idosos. 

Creatina

A creatina é uma substância formada a partir de aminoácidos que tem como objetivo gerar força de explosão, ajudando em atividades mais intensas, como levantamento de peso e hipertrofia.

A Creatina foi descoberta pelo cientista Michel Chevreul em 1832. É derivada de aminoácidos (arginina, metionina e glicina), e pode ser obtida através de duas fontes: Endógena, produzida pelo nosso próprio organismo, e Exógena, através do consumo de carnes vermelhas, aves, peixes e alguns vegetais. 

É recomendado ingerir de 3 a 5 gramas de creatina por dia, podendo ser diluída em água ou outros líquidos (leite, vitaminas), podendo ser ingerida antes ou após o treino. 

Maltodextrina

É um carboidrato produzido a partir da quebra parcial (hidrólise) do amido proveniente, principalmente, do milho. Mas outros vegetais (arroz, batata, mandioca e trigo) também podem ser utilizados como matéria-prima para produzir esse suplemento.

A Maltodextrina ficou famosa por ser uma opção prática e rápida de obter extra de glicose para a atividade física e aumentar a captação de aminoácidos pelo músculo. O consumo pode ser antes ou depois do treino, juntamente com um alimento ou suplemento fonte de proteínas, até 20 gramas por dia. 

Glutamina

A glutamina é o aminoácido mais abundante no corpo humano. É uma das moléculas que formam a proteína necessária para nutrir e reparar tecidos diversos (pele, unha, músculos, órgãos). 

É indicada tomar antes do treino ou antes de dormir, com água ou sucos de fruta, sendo recomendada uma dose de 8 a 15 gramas por dia.   

Carnitina

A carnitina é um elemento sintetizado naturalmente no organismo pelo fígado e pelos rins a partir de aminoácidos essenciais, como a lisina e a metionina, que está presente em alguns alimentos, como carnes e peixes.

A Carnitina é armazenada principalmente nos músculos, sendo muito utilizada em suplementos com o objetivo de potenciar a queima de gordura, gerar mais energia para os músculos e melhorar o desempenho físico, sendo recomendada para quem quer baixar peso.

A maioria desses suplementos indicam a ingestão de 2 a 6 gramas por dia em qualquer horário, junto com as refeições que incluam carboidratos. 

Caseína

A caseína é um dos suplementos ideais para quem está em busca de ganho de massa muscular. Ela é retirada do leite, possuindo características que acabam beneficiando o atleta de outra maneira. Esse suplemento é recomendado para quem busca a hipertrofia. 

A quantidade ingerida vai depender de cada organismo, mas recomenda-se entre 0,8 a 2,2 gramas por dia, que deve ser misturado na água ou suco de frutas, antes ou após o treino. 

Proteínas vegetais

As proteínas vegetais possuem aminoácidos essenciais para o bom funcionamento do organismo. Elas ajudam na produção de hormônios, anticorpos e enzimas. Elas também contribuem para o transporte de substâncias pelo corpo, reposição do gasto energético das células, metabolismo celular e contração muscular. 

São proteínas encontradas nos alimentos em geral como: feijão, lentilha, tofu, grão de bico, ervilha, nozes, sementes, leites vegetais e entre outros. Seu uso não tem contraindicações por ser natural e pode ser consumido por qualquer pessoa. Em alguns casos você pode encontrá-las em pó que podem ser consumidas com água ou em shakes até 30 gramas por dia. 

Cafeína

A cafeína se trata de um fitoquímico com ação estimulante capaz de aumentar o estado de alerta e a concentração. Os efeitos da substância podem ajudar quem pratica exercícios físicos a ter mais energia no treino.

Através de estudos, chegou no resultado que pode ser indicado para atletas. Geralmente é indicado ingerir até 400 ml de cafeína por dia, ou se for em cápsula até 1 por dia. 

Escolha um destes melhores suplementos para ganhar massa!

Os suplementos são importantes para quem deseja ter uma dieta regrada ou tem carência de alguns nutrientes, além disso, são bastante utilizados e indicados para atletas ou pessoas que praticam exercícios físicos, já que além de fornecer nutrientes, auxiliam no ganho de massa, perda de peso e vários outros benefícios. 

Cada suplemento tem sua função, e por isso, antes de escolher qual os suplementos para ganhar massa muscular e saber qual o melhor para você, não deixe de conferir este artigo e ficar por dentro de informações que vão te ajudar a entender melhor sobre o tema, além disso, não deixe de compartilhar com a galera.   

Texto de: Portalvidalivre.com

Jeniffer Elaina da Silva

Redatora especialista em saúde e planos de saúde. Jeniffer já escreveu mais de mil artigos sobre saúde para o Planodesaude.net e publicou o ebook Cuide de Sua Saúde. Atualmente, cursa Gestão de Seguros e é formada em Marketing com pós em Administração na FGV. Possui também um curso técnico em Direito do Seguro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.