As mudanças tecnológicas no setor de saúde atendem aos médicos e trazem novos tratamentos aos pacientes. Dentre as novidades está a realidade virtual, saiba mais sobre ela e outras tecnologias.
A tecnologia trouxe diversas transformações para o mundo e as mudanças no setor de saúde acompanharam.
Se parar para analisar a medicina de hoje é muito mais eficaz do que há 20 anos, pois, recursos mais modernos facilitam a detecção de doenças, os tratamentos estão mais eficazes e como consequência a expectativa de vida aumenta.
Essas mudanças no setor da saúde impactam no trabalho dos médicos que contam com mais recursos para acompanhar os pacientes e até mesmo para gerir os seus consultórios.
Os maiores beneficiários não são os profissionais de saúde, mas, os pacientes que podem se cuidar melhor e contam com ferramentas que garantem acesso às informações e facilidades de comunicação e acesso aos serviços.
A cada dia surgem novidades e elas têm mudado a forma como os pacientes e profissionais de saúde se relacionam.

1 – Dispositivos vestíveis
A mobilidade trouxe muitas mudanças no setor de saúde, pois, se antes as pessoas precisavam passar horas em uma clínica ou consultório para fazer o seu acompanhamento de saúde, hoje isso é possível de qualquer lugar.
Os chamados dispositivos vestíveis que podem ser pulseiras, relógios e roupas conseguem fazer esse monitoramento de qualquer lugar e enviar os dados para análise.
2 – Monitoramentos por meio de aplicativos
Existem aplicativos para smartphone que funcionam de forma parecida com os dispositivos vestíveis e permitem fazer o monitoramento de alguns aspectos da saúde.
Eles podem mostrar um histórico do paciente e ainda enviar sinais de alerta. Ao acompanhar a pressão arterial é possível saber se ela está elevada e pode haver alarme para indicar o horário de fazer o monitoramento.
3 – Compartilhamento de informações com o médico
Não é mais preciso ir até o consultório para apresentar um exame para o médico ou mostrar o resultado de um acompanhamento que está sendo feito, por exemplo, a medição da glicemia.
Os dispositivos vestíveis e aplicativos já possuem muitas vezes a opção de compartilhar as informações com o médico remotamente.
O profissional recebe as informações, analise e pode fazer contato com o paciente pelos próprios aplicativos ou serviços de comunicação online.
4 – Telemedicina
A comunicação entre paciente e médicos evolui de uma forma que consultas já podem ser realizadas à distância com o auxílio de vídeos conferencias e outras.
Em locais que não existe um médico especialista a pessoa pode se consultar remotamente e enviar exames para que consiga ter um diagnóstico preciso.
A telemedicina ainda vai mais além, ela pode ser utilizada com o auxílio de robôs em cirurgias. Dessa forma os médicos conseguem ter uma melhor visão do que estão operando e os robôs se encarregam de agir com precisão.
5 – Armazenamento de dados
Softwares específicos da área de saúde conseguem armazenar uma infinidade de dados e garantir que o histórico do paciente estará salvo.
Dessa forma não há mais o risco de se perder o resultado de exames ou não ter um histórico que garante uma análise completa da saúde.
Os dados salvos ficam seguros em uma base que pode estar armazenada em nuvem.
6 – Aplicativos para agendamento de consultas
As consultas já são realizadas remotamente, mas, as presenciais ou até as realizadas à distância costumam ser realizadas por meio de agendamentos.
Já existem aplicativos de operadoras de saúde e até mesmo os que reúnem diferentes profissionais que permitem que o paciente entre um médico próximo e escolha o dia do atendimento entre os disponíveis.
As informações podem ser verificadas nos aplicativos e confirmadas conforme disponibilidade do paciente.
Muitos desses apps também contam com lembretes para que a pessoa não esqueça do agendamento e dessa forma não deixe de comparecer a sua consulta.
7 – Realidade virtual
Bastante conhecidas em jogos, a realidade virtual bem ajudando paciente a se tratarem de doenças como fobias.
A pessoa é exposta virtualmente a situações que a deixam tensa e o profissional consegue orientar para que o medo vá embora a pessoa possa se curar.
As mudanças no setor de saúde são frequentes e pacientes estão ganhando com isso. Para quem busca tratamentos modernos pode ser uma boa oportunidade.
Deixe uma resposta