Descubra o preço
do seu
Plano de Saúde

Descubra o preço do seu Plano de Saúde

Conheça as tendências no universo fitness em 2020

Profissionais do universo do exercício físico fizeram suas análises sobre as tendências fitness em alta para 2020. Conheça os resultados do levantamento realizado entre os especialistas

Pela primeira vez foi divulgado resultado de levantamento com resultados para a América do Sul, entre mais de 3 mil profissionais de saúde e educação física, pelo Colégio Americano de Medicina do Esporte (ACSM, na sigla em inglês), que opinaram para se obter um ranking do que estará na moda no setor este ano.

A 14ª. edição do relatório da ACSM, consultou 894 especialistas do Brasil e da Argentina. O que foi apontado como a principal tendência na região são as diferentes práticas para emagrecer.

Conheça as tendências no universo fitness em 2020

Imagem de Meng Tang por Pixabay

Essas são as 10 principais tendências fitness para a América Latina, segundo a ACSM:

1) Treinamentos para emagrecer

São os treinamentos que são parte de um esquema para perder peso. Eles se destinam a queimar calorias, mas não de qualquer maneira, porque pessoas muito acima do peso exigem cuidados especiais ao malhar.

2) Medicina do exercício como estilo de vida

Esse é um estilo dedicado a implementar hábitos saudáveis para prevenir e controlar doenças. A atividade física é considerada importante na prevenção e tratamento de diversas enfermidades, como o câncer.

3) Treinos com personal trainer

Com o crescimento do no número de academias se tornou mais fácil contratar um personal trainer, para acompanhar os exercícios. Isso traz vantagens, como a prescrição individualizada de exercícios mais indicados para a pessoa e o estabelecimento de metas supervisionadas por esse especialista.

4) Programas especiais para pessoas mais velhas

As pessoas estão vivendo mais, entretanto, nessa fase da vida, o esforço físico precisa ser adequado para preservar a massa muscular e a saúde óssea e controlar doenças que são comuns com o avançar da idade. Estão surgindo treinos específicos para quem já passou dos 60 anos.

5) Qualificação profissional específica

Uma tendência nova que apareceu em 2019. Ela considera a importância de se exercitar com supervisão de profissionais certificados nas práticas específicas que se deseja adotar.

Conheça as tendências no universo fitness em 2020

Imagem de 506563 por Pixabay

6) Treinos funcionais

Treinos funcionais são aqueles que usam movimentos naturais, como pular, agachar, correr e levantar, para desenvolver equilíbrio, força e resistência. Eles se refletem em melhores condições para executar atividades diárias, o que garante autonomia e independência de quem pratica.

Saiba o preço do seu Plano de Saúde

Qual seu tipo de plano?

Simular

7) Treinos coletivos

É importante que os profissionais de educação física e saúde fiquem atentos à tendência sul-americana de contratar um educador físico para malhar de forma coletiva, em pequenos grupos. Há um benefício, que é a motivação que o exercício em turma traz, além do acompanhamento profissional de perto.

8) HIIT (Intervalado de Alta Intensidade)

Os treinos intervalados de alta intensidade (HIIT, na sigla em inglês) são os que alternam movimentos leves com picos de muito esforço, o que leva à otimização do gasto calórico e redução do tempo na academia. Eles se tornaram populares há alguns anos e a tendência é que permaneçam em alta. Entretanto, trazem risco de lesões e devem ser realizados com acompanhamento especializado.

9) Aulas online na internet

Há vários aplicativos na internet que oferecem treinos com diferentes enfoques e objetivos, para atender públicos diversos. Eles estão conquistando cada vez mais usuários, alguns são pagos outros gratuitos. Os vídeos ensinam a fazer os exercícios e alguns oferecem uma plataforma para acompanhar uma rotina individualizada, dependendo da alternativa escolhida. Essa é uma tendência específica da América Latina, que não aparece em outras regiões já faz algum tempo.

10) Treino específico para esportes

Essa novidade se refere à abordagem para aperfeiçoar na academia o movimento que será realizado na modalidade esportiva favorita. Dependendo dos objetivos de cada um, as sessões podem ser específicas para se adquirir mais velocidade, força ou resistência.

Conheça as tendências no universo fitness em 2020

Imagem de ignacioserapio0 por Pixabay

Outras tendências no cenário internacional

No cenário internacional, pelo segundo ano consecutivo, a tendência muito citada pelos profissionais do exercício são os dispositivos eletrônicos corporais, como camisetas e relógios, que contam passos ou monitoram a performance esportiva. Essa moda não foi apontada no ranking sul-americano, provavelmente porque exige um gasto além do pagamento da academia ou do personal trainer. Outras tendências apontadas no exterior e não apontadas no Brasil são os treinos específicos para crianças e treinos com circuito fechado.

Sete tipos de treinos para emagrecer

A procura por treinos para emagrecer nas academias brasileiras aumenta a cada dia. A maioria das pessoa está querendo perder peso, então é a vez dos treinos, que são capazes de fazer emagrecer de maneira saudável, desde que sejam acompanhados de uma dieta balanceada, rica em verduras, cereais integrais, legumes e pouca gordura e carboidratos.

Conheça 8 treinos para emagrecer que estão em alta:

1.  Treinos combinados

Essa é uma constatação recente, o treino aeróbico combinado com musculação provou ser uma das formas mais eficientes de perder gordura. Isto porque atividades aeróbicas queimam mais calorias do que as de musculação, mas essa perda de gordura ocorre somente no momento em que se realiza o exercício.

A musculação, por outro lado, age de maneira diferente. Embora queime poucas calorias durante o treino, porque o objetivo que se busca é ganhar musculatura, ela faz com que o organismo continue a queimar calorias mesmo após o final da atividade. Isto ocorre porque a musculação exige maior tempo de recuperação e assim o corpo pode continuar o metabolismo de queimar calorias mesmo depois de 15 horas depois do treino.

Portanto, para quem busca emagrecer de forma saudável e eficiente, o ideal é realizar os dois tipos de atividades. Por exemplo, você pode iniciar a sua rotina com uma corrida e finalizar com um exercício de musculação. Mas cuidado para não sobrecarregar demais o corpo.

2. Pilates

O pilates queima menos calorias do que os treinos de alta intensidade, mas é uma das melhores formas de emagrecer corretamente. A quantidade de calorias que se queima depende da intensidade do treino e do tempo dedicado.

Além do fato de ajudar a emagrecer, o pilates traz muitos outros benefícios para o corpo e mente, melhorando a flexibilidade e a postura, aliviando as dores, principalmente nas costas e tonificando os músculos. Esse é considerado um treino de baixo impacto, sendo indicado para pessoas de todas as faixas etárias.

3. Dança

Essa é uma forma prazerosa, eficiente, divertida de emagrecer. Ela ajuda a melhorar a autoestima, aumenta o equilíbrio e condicionamento físico e fortalece a musculatura.

O resultado em termos de emagrecimento vai depender do estilo de dança escolhido. Para resultados mais rápidos existe a fit dance. Essa modalidade mistura ritmos dançantes com exercícios aeróbicos. Em média, é possível perder cerca de 600 a 1.000 calorias por aula, segundo especialistas do exercício.

Outras danças também são exercícios de muita intensidade, como: ballet fitness; salsa; zumba; dança do ventre; hip-hop.​

4. Muay Thai

O Muay Thai é luta marcial que está entre os principais treinos para emagrecer. Para executar os seus golpes o aluno precisa gastar muita energia, o que possibilita a queima de gorduras intensa. Especialistas afirmam que é possível eliminar até 1.500 calorias em uma hora.

Conheça as tendências no universo fitness em 2020

Imagem de abdurraouf ramesh abdullah por Pixabay

O Muay Thai define e tonifica diversos agrupamentos musculares, principalmente do glúteo e abdômen. Além dessa luta, existem outras indicadas para emagrecimento, como MMA, o judô e o jiu-jitsu.

5. FitDance

O FitDance reune o prazer em dançar e exercícios aeróbicos, com ótimos benefícios. O FitDance reúne variados estilos musicais e é uma ótima alternativa para quem busca uma atividade física mais divertida. Para quem não gosta de corridas, caminhadas na rua ou mesmo na esteira, mas quer começar uma atividade aeróbica, essa é uma solução ideal.

6. Boxe

Com um público cada vez mais amplo e variado, o boxe deixou de ser um esporte restrito ao público masculino, caracterizado como violento e passou a ser o esporte queridinho de artistas e famosos, não apenas de homens, mas também passou a fazer grande sucesso com o público feminino.

7. Running class

A Running Class procura aproximar alunos e tornar a corrida um exercício mais dinâmico e interativo, porque esse é um exercício que se costuma praticar sozinho, o que acaba por ser um fator de desmotivação ou abandono da atividade em curto período de tempo. Na Running Class, os treinos são coletivos e os alunos recebem orientações específicas e são acompanhados pelos professores para avaliação e correção dos movimentos.

8. Ergometria

A Ergometria é uma possibilidade interessante para quem quer começar a se exercitar depois de um longo período de sedentarismo. Essa modalidade fortalece a musculatura de articulações e dos membros inferiores, melhorando o condicionamento físico e cardíaco, sendo um exercício de baixa intensidade.

Não faltam opções de treinos para emagrecer, mas é importante destacar que exercícios sozinhos não fazem milagres. É necessário procurar um educador físico para montar uma planilha de treinos personalizada. Além disso, adotar um cardápio balanceado adequado, como diminuição das frituras, troca da farinha branca pela integral, ingestão de muita água e pouco consumo de álcool. Após os treinos é essencial o descanso para respeitar a recuperação do corpo.

Regina Di Ciommo

Mestre e Doutora em Sociologia pela UNESP, pesquisadora na área de Ecologia Humana e Antropologia, Desenvolvimento e Sustentabilidade Ambiental, foi professora em cursos superiores de Sociologia e Direito, nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Bahia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.