Descubra o preço
do seu
Plano de Saúde

Descubra o preço do seu Plano de Saúde

Tire suas dúvidas sobre os planos de saúde

Está em dúvidas sobre alguns direitos e deveres em relação ao seu plano de saúde? Nós te ajudamos a sanar suas dúvidas sobre os planos de saúde!

Embora seguros prometam segurança, muitos segurados vivem inseguros sobre a cobertura do plano contratado. Com o tempo, o que fica na promessa e as certezas que ficam no ar tendem a dar mais dor de cabeça do que soluções ao contratante.

O mais indicado, segundo especialistas, é esmiuçar de ponta a ponta o que o plano ofertado – ou o de sua preferência – tem a oferecer e realizar uma pesquisa com outras empresas que ofereçam a mesma cobertura, ou similar. Mas isso, por si só, não garante sucesso na sua empreitada de proteger a si e à sua família. Por isso, selecionamos algumas dúvidas comuns, sobre o assunto, solucionadas pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec).

Tire suas dúvidas sobre os planos de saúde

Imagem: Getty

As dúvidas sobre os planos de saúde mais comuns respondidas

Quais cuidados ao contratar um plano de saúde?

Verifique se existe o registro da prestadora na Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) – pelo site www.ans.gov.br ou pelo 0800-701-9656. E considere o perfil do segurado, como doenças pré-existentes e idade. Por fim, cheque os reajustes e valores do plano selecionado para não ter surpresas.

Pessoas com doenças pré-existentes podem ter a sua adesão vetada?

Não. Todos estão amparados pela Constituição Federal e pelo Código de Defesa do Consumidor.

Como cancelar o plano de saúde?

Via carta registrada ou entregue pessoalmente são recomendáveis, uma vez que se tem a prova, por escrito, do pedido de cancelamento.

De que forma a operadora pode cancelar o plano?

Saiba o preço do seu Plano de Saúde

Qual seu tipo de plano?

Simular

A rescisão só pode ser feita caso o consumidor suspensão pagamento por mais de 60 dias, com sua devida notificação, ou caso tenha cometido cometeu fraude. Em qualquer outra ocasião, é considerada uma medida abusiva por parte da operadora.

O que são carências?

Trata-se do período que o consumidor deve cumprir até começar a usar o plano, sendo eles: 24h para emergências; 180 dias para consultas, exames, internações e cirurgias; 300 dias para partos (prematuros são permitidos); e dois anos em casos de outras doenças e lesões pré-existentes.

Existem coberturas obrigatórias?

Sim, e a lista dos 69 itens obrigatórios pode ser conferida aqui: http://tinyurl.com/3g7f84x.

O plano de saúde pode negar uma cobertura?

Não, pois é uma medida ilegal, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor.

Ex-funcionários podem manter o plano de saúde empresarial?

Se a demissão foi por justa causa, não. Caso contrário, basta formalizar o pedido em até 30 dias e o valor que a empresa pagava será cobrado por um terço do tempo que ele esteve com o plano – esse período pode variar de seis meses a dois anos.

Pronto. Agora já conseguiu solucionar as dúvidas sobre os planos de saúde ou ainda tem outra que queira saber?

Jeniffer Elaina da Silva

Jeniffer Elaina da Silva

Redatora especialista em saúde e planos de saúde. Jeniffer já escreveu mais de mil artigos sobre saúde para o Planodesaude.net e publicou o ebook Cuide de Sua Saúde. Jeniffer é formada em Marketing com pós em Administração na FGV e atualmente cursa Gestão de Seguros. É apaixonada pelo que faz.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.