Descubra o preço
do seu
Plano de Saúde

Descubra o preço do seu Plano de Saúde

Vale a pena fazer um plano de saúde veterinário?

O plano de saúde veterinário garante atendimento com veterinários e pode cobrir cirurgias e vacinas. Veja quais são as vantagens e contar com ele.

Quem tem um pet em casa sabe que ele pode ser um grande companheiro e com o tempo se torna um membro da família. O animal recebe amor, carinho e todos os cuidados para que fique saudável.

O problema é que os custos com ele nem sempre são baixos. Uma pesquisa apontou que em 2020 o gastos médios com os pets foi de R$ 97,04. Esses números incluem ração, cuidados veterinários e outros.

Para muitos esses custos se tornam inviáveis, ainda mais quando o animal fica doente e precisa de cuidados. Isso tem feito com que a busca por um plano de saúde veterinário aumentasse. Apesar disso, ainda existe muita dúvida se vale a pena ter o serviço.

Podemos dizer que sim, é bem interessante contar com um plano de saúde veterinário e existem motivos que justificam isso.

Vale a pena fazer um plano de saúde veterinário?

Imagem: Getty Images

O atendimento será garantido sempre que precisar

Muitas vezes o pet precisa de cuidados veterinários, mas por conta dos custos os tutores acabam negligenciando isso. Com o plano de saúde veterinário, como o pagamento mensal fica programado, os custos não mudam.

As coberturas estarão disponíveis para uso. Uma consulta ou até mesmo uma vacina podem ser realizadas sem adicionar nenhum centavo a mais.

A questão financeira não será um motivo para deixar de cuidar do seu animal. Sempre que precisar pode contar com o plano.

É possível escolher os tipos de cobertura

Assim como acontece nas assistência médicas de saúde para pessoas, as dos pets contam com coberturas diferentes. É possível escolher entre diferentes opções disponíveis no mercado.

Cada uma pode oferecer serviços inclusos diversos. Existem as mais simples que contemplam consultas e exames básicos.

Saiba o preço do seu Plano de Saúde

Qual seu tipo de plano?

Simular

Já as mais completas incluem além dessas internações, cirurgias, vacinas e mais. Será necessário analisar as necessidades dos animais para escolher um que melhor atenda às necessidades.

É claro que os tutores precavidos sempre optam pelo plano de saúde veterinário mais completo.

Os custos podem ser planejados com um plano de saúde veterinário

Em alguns momentos os cuidados podem sair caro. Uma doença inesperada vai exigir uma consulta, exames e uso de medicamentos.

Sem um plano de saúde veterinário o orçamento da família pode ficar bastante bagunçado e apertado. Ao contratar uma assistência médica animal já se sabe quanto vai gastar todos os meses.

Isso permite fazer um planejamento melhor, não apenas nos cuidados com a saúde, mas com a alimentação. A escolha do tipo de cobertura também pode ser feita respeitando o orçamento.

Afinal, o plano precisa caber no bolso e não se tornar uma dívida.

O pet vai continuar saudável

A boa notícia é que existem planos de saúde veterinário conforme a idade do pet. Conforme eles envelhecem, os cuidados necessários mudam e as operadoras e clínicas veterinárias sabem disso.

Escolher uma opção de acordo com a idade do animal, ajudará ele a sempre ficar saudável. Ele receberá a atenção que precisa para brincar e se divertir com boa saúde.

Quando não vale a pena fazer um plano de saúde veterinário?

Na maioria dos casos vale a pena ter um plano de saúde veterinário pelos motivos que apontamos. Ele ajuda a economizar e garante que o pet sempre estará bem cuidado.

Até mesmo para quem frequenta pouco o veterinário ele ainda pode ser interessante. Ao comparar os gastos com o atendimento particular e de um plano por uma ano, verá que o segundo caso é mais vantajoso.

Talvez a única situação em que o plano de saúde veterinário não se mostre tão vantajoso é quando se tem muitos animais. Isso pode fazer com que o valor mensal fique muito alto.

Pode ser que valha mais a pena guardar a quantia para uma emergência.

Todo animal pode ter um plano de saúde veterinário?

Não é comum encontrar um plano para uma iguana, pássaros ou roedores. Eles até podem existir, mas são pouquíssimas clínicas veterinárias que os terão.

O mais comum é encontrar opções para cães e gatos já que eles são os tipos de pet mais comuns. Para eles não haverá dificuldades e quase todas as operadoras oferecem coberturas.

Depois de conhecer motivos que justifiquem que vale a pena um plano de saúde veterinário, está na hora de contratar um.

Faça uma pesquisa e opte por aquele que possui o melhor custo-benefício para seu animal.

Jeniffer Elaina da Silva

Redatora especialista em saúde e planos de saúde. Jeniffer já escreveu mais de mil artigos sobre saúde para o Planodesaude.net e publicou o ebook Cuide de Sua Saúde. Atualmente, cursa Gestão de Seguros e é formada em Marketing com pós em Administração na FGV. Possui também um curso técnico em Direito do Seguro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.