Quer saber qual o reajuste do valor do plano de saúde em 2022? Confira aqui a nossa pesquisa e saiba a porcentagem autorizada!
Os planos de saúde são contratados por milhares de pessoas no Brasil e com uma taxa a ser paga mensalmente, o beneficiário pode desfrutar de tudo que o convênio tem a oferecer para ele e sua família.
Para que seja possível entender bem sobre os reajustes que vão ser comentados, veja primeiro os reajustes do ano de 2021.

Imagem: Getty Images
Reajustes de 2021 para os planos de saúde
Em 2021, a ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) registrou que era esperado um percentual negativo em relação ao reajuste dos planos de saúde.
O índice foi de -8,19% para os planos de saúde individuais ou familiares. Segundo a ANS esse reajuste deveria ser aplicado a partir de maio de 2021 até o mês de abril de 2022.
Sem contar que no ano de 2020 não existiu um aumento e nem reajuste dos planos, tanto individuais quanto familiares.
Isso por conta da pandemia que causou grande déficit na economia e maior necessidade dos planos de saúde.
Foi a primeira vez desde o ano 2000 em que a ANS registrou um índice tão baixo no reajuste, sendo que a última vez em que esteve baixo foi no ano de 2000, constando 5,42%.
Quanto aos planos de saúde coletivos, geralmente das empresas, não é a ANS que cuida dos reajustes, mas sim as próprias empresas. Porém, existem algumas regras que devem ser seguidas.
Neste mercado, os planos de saúde são contados por vidas, então empresas que tinham um plano de até 29 vidas, tiveram um reajuste de 9,84%.
Saiba o preço do seu Plano de Saúde
Qual seu tipo de plano?
Enquanto as que possuíam 30 vidas ou mais, sofreu um aumento de 5,55%.
Mas essa é apenas uma média, cada empresa de seguros tem liberdade de fazer seus próprios reajustes.
Qual a média esperada do reajuste de 2022?
Estamos em abril de 2022, então o reajuste que ainda está vigente é o de 2021, ou seja, de -8,19%.
Ainda não se tem certeza do que estará em vigor a partir de maio de 2022, mas já existem especulações sobre o assunto.
Atualmente, existem 8,9 milhões de brasileiros que possuem o serviço de planos de saúde e serão afetados por esse reajuste previsto.
Se no ano passado o índice de reajuste foi negativo, uma surpresa para todos, é esperado que o deste ano seja o maior constado até hoje.
A ANS tem registros dos aumentos desde 2000, o maior reajuste registrado até hoje foi de 13,57% em 2016.
Segundo o BTG Pactual, um banco brasileiro, o reajuste esperado para esse ano é de até 15%.
Sendo assim, as operadoras poderão aumentar o valor até essa porcentagem, mas não mais que isso.
Já a FenaSaúde (Federação Nacional de Saúde Suplementar), especula que o aumento seja de 16,3%.
Todas essas empresas que não são a ANS, fazem os seus cálculos de acordo com taxa de utilização, inflação dos períodos, faixa etária e outros pontos.
Segundo a própria ANS não existe uma data específica para que o reajuste seja divulgado.
Porém, eles dizem que o percentual máximo é baseado na variação das despesas assistenciais, chamado também de VDA, dos planos entre os 2 anos anteriores.
Não existe uma taxa correta até agora e nem uma data prevista para que seja divulgada, o que a população vem esperando é um aumento exponencial na taxa de reajuste.
Assim como os remédios que já sofreram um aumento nos seus valores base, é esperado que a ANS traga o reajuste recorde em 21 anos de registro dos valores.
Muitos especialistas aconselham que se prepare o bolso para esperar esse novo índice.
Infelizmente, esse reajuste pode trazer uma situação difícil para algumas famílias e levar ao cancelamento dos planos de saúde por parte de alguns.
Mas isso só poderá ser identificado com exatidão ao longo do ano de 2022.
Porém, é importante relembrar como os planos de saúde são importantes para famílias e podem ser de grande ajuda para quem tem entes queridos com doenças crônicas ou terminais.
Analise as suas necessidades e converse com os corretores do seu plano atual, busque as melhores opções e cotações para você.
A proteção da sua família vai ser garantida pelas operadoras de planos de saúde.
Tenha em mente o que você precisa e busque o atendimento! Converse com seu corretor e negocie um bom valor do plano de saúde em 2022.
Deixe um comentário