ENCONTRE SEU
PLANO DE SAÚDE
EM 30 SEGUNDOS!

ENCONTRE SEU PLANO DE SAÚDE EM 30 SEGUNDOS!

Yoga e saúde – Veja benefícios para o corpo e a mente

Entenda o que é o yoga e saiba mais sobre os seus benefícios. A prática conquista adeptos e ensina como eliminar a ansiedade e lidar com conflitos e adversidades.

Pratique e sinta os benefícios do yoga

São várias as opções que as pessoas passaram a procurar para encontrar equilíbrio interior, frente a um dia a dia cada vez mais desafiador e estressante. O ritmo de vida passou a preocupar a muitos, que perceberam que ele é insustentável para nossa saúde e bem estar mental. Entre tantas alternativas, o yoga vem se destacando e trazendo benefícios para muitos. O yoga não é uma novidade, mas uma prática milenar, cuja origem é a Índia.

Yoga e saúde - Veja benefícios para o corpo e a mente

Imagem: blog.theacademyoncharles

O que é o yoga

Com certeza você já deve ter ouvido falar do yoga, mas sempre é bom entender mais.

Yoga e saúde - Veja benefícios para o corpo e a mente

Imagem: Freesider

A tradição diz que o yoga surgiu na Índia durante a Era Dourada, aproximadamente 26.000 anos atrás. A palavra vem do sânscrito e é composta por dois termos, yo-ga, significando o controle, a união, a reunião. Essa união é a conseguida entre o self e o espírito. O Yoga é a parte principal da religião Hindu e incorpora o estado natural do ser e a iluminação espiritual. Como parte do Hinduísmo, o Yoga pertence a uma das cinco escolas dessa filosofia. Se você quiser pesquisar mais profundamente, poderá ler sobre como o yoga é usado juntamente com a meditação. O Yoga é uma das partes mais importantes das práticas de meditação do Budismo e está ligado também ao Islamismo e ao Cristianismo primitivo.

O yoga hoje se tornou crescentemente popular, não tanto por seus benefícios espirituais, mas pelas vantagens físicas. Você pode ter aulas de yoga na sua academia local, numa escola de yoga ou na privacidade de sua própria casa, com um instrutor pessoal ou um vídeo de yoga. Desde músicos populares que declaram praticar yoga até publicações cheias de propaganda de yoga, não é possível ignorar a influência que o yoga tem tido sobre muitas pessoas, tanto fisicamente, quanto mentalmente.

Mente, corpo e espírito

Esses são elementos que o yoga reconhece que interagem em um todo. Mas a filosofia do yoga vai além desse entendimento. O yoga é autoconhecimento, construindo um estilo de vida que leva a um estado de paz. O yoga coloca o praticante em contato consigo mesmo, em busca da consciência pela integração de corpo, mente e espírito. O resultado de uma constante prática do yoga é um estado de harmonia, paz e serenidade.

Yoga e saúde - Veja benefícios para o corpo e a mente

Imagem: Namucursos

O método de amadurecimento da mente e desenvolvimento de qualidade mental é o karma yoga. Os exercícios físicos sensíveis, chamados ásanas, ou os exercícios respiratórios, são meios de pacificação mental. Entretanto, eles precisam de um forte alicerce na karma yoga. Ela é a prática cotidiana ou informal, os exercícios são a prática formal. Um aspecto depende do outro, um alimenta o outro.

Benefícios do yoga

Existe praticamente um consenso entre os praticantes de yoga e é como os benefícios são percebidos. Há uma mudança de vida, tanto nos aspectos físicos, como psicológicos e espirituais. O condicionamento físico e a melhora na aparência do corpo são acompanhados de efeitos de natureza emocional, com aumento da disposição, bem-estar, humor e concentração. Alguns dos benefícios que costumam ser apontados:

1 – Aumento da boa saúde em geral

A saúde ganha efeitos positivos, em decorrência de um estado de paz, serenidade e harmonia.

Yoga e saúde - Veja benefícios para o corpo e a mente

Imagem: huffpostbrasil

2.  Redução da ansiedade

Um dos benefícios mais conhecidos do yoga é a redução da ansiedade. Com as práticas de controle da respiração e meditações, há um contato maior com o interior de cada um, que nos retira do ritmo do dia a dia e de nossas preocupações.

 O yoga ensina a sabedoria de contentamento com o que está ao nosso alcance. A mente insiste em eternizar o sofrimento que, por natureza, é temporário. Quando se para observar a mente, vemos que ela se deixa levar por raiva, desejo e confusão e isso é eternização do sofrimento. Precisamos trabalhar nossas emoções para ter clareza.

A ansiedade desaparece quando se aceita que eventos vêm e vão, não se sustentam. Com o autoconhecimento cada um pode oferecer o que tem de melhor ao próximo.

3 – Melhora de problemas respiratórios

Uma das práticas com visíveis resultados sobre a respiração é o pranayama, que é o controle da inspiração e expiração. Assim, se aprende a respirar adequadamente, com melhora no sistema respiratório.

4 – Melhor disposição e bem-estar

O próprio bem-estar é conseguido pelas práticas, que levam a ter mais consciência da integração entre corpo, mente e espírito. O resultado é mais disposição e qualidade de vida.

5 – Melhora do sono

Se o nosso sono é prejudicado por ansiedade e preocupação, a prática do yoga vai resultar na diminuição desses fatores. É inevitável que o sonho melhore com o yoga, com o alívio dos motivos que nos impedem de dormir.

6 – Melhora da disposição e bem-estar

O yoga nos permite buscar o nosso próprio bem-estar. Isso porque, por meio da prática, conseguimos ter mais consciência da integração entre o nosso corpo, mente e espírito. Como consequência, a nossa disposição melhora, assim como a nossa qualidade de vida.

Yoga e saúde - Veja benefícios para o corpo e a mente

Imagem: lifestyle

7 – Aumento da flexibilidade

Há muitas fotos disponíveis na internet que nos mostram a elasticidade de praticantes de yoga, em muitas posturas, ou ásanas, como são chamadas. Todos podem chegar lá, ter mais flexibilidade, só é preciso ser persistente.

8 – Melhora nos relacionamentos

A prática do yoga conduz a um estado de quietude e paz, colocando você em contato com o seu eu interior. O resultado do aumento de autoconhecimento é a melhora em todos os relacionamentos,

9 – Maior autoconhecimento e mais paz interior

O yoga demonstra para quem pratica a integração entre a saúde do corpo, o bem estar físico, com mais alegria e aumento da disposição. Isso acontece quando conseguimos eliminar o estresse e a ansiedade. Como aspectos que estão interligados, o impacto positivo se estende para a vida como um todo.

Dicas para conseguir melhores resultados no yoga

Depois de mencionar alguns dos benefícios do yoga, é preciso destacar algumas dicas para quem quer alcançar o melhor e mais rápido resultado. Não se pode esperar muito se a atividade for apenas esporádica. Tudo vai depender do tempo dedicado ás práticas, com comprometimento.

1.   Os reais benefícios do yoga somente aparecem depois de um bom tempo.

A prática do yoga é para toda a vida, mesmo com idade avançada. Não há resultados rápidos, a curto prazo. Os resultados somente são percebidos depois de um longo tempo, exigindo compromisso.

2. Você deve praticar de forma contínua e regular

A prática contínua e regular do yoga deve ser realizada no dia a dia. Pode ser na sua própria casa, na sala, como na academia, no clube, na praia. O yoga é um estilo de vida, podendo ser aplicada em qualquer situação. Os resultados serão proporcionais ao esforço dedicado e ao tempo disponível.

Yoga e saúde - Veja benefícios para o corpo e a mente

Imagem: Articles

3. O yoga é mais do que um exercício físico, leve a sérioÉ preciso praticar o yoga de forma sincera, real e séria. O yoga não é uma atividade para emagrecimento e não deve ser procurado porque está na moda. É preciso querer mudar, no corpo e na mente ou o yoga vai permanecer apenas no nível mais superficial. Com comprometimento, o yoga poderá proporcionar os mais benéficos resultados.

O yoga e eventos desagradáveis

O mundo nos traz eventos que vêm e vão, tanto eventos agradáveis quanto desagradáveis, mas nossas emoções se fixam a eles e acabam por causar, assim, a experiência de frustração e medo constante. Mas, para sairmos desse ciclo, precisamos desenvolver gradualmente qualidades mentais como leveza, desapego, concentração e clareza.

Tristeza, medo e desânimo

Num período em que grande parte da sociedade brasileira está enfrentando sentimentos de medo, tristeza e desânimo, Jorge Luis Knak, professor de yoga hã 24 anos, terapeuta e pesquisador da psicologia do yoga, avalia que a forma de lidar com esses sintomas são as habilidades como leveza, desapego, concentração e clareza são essenciais para sair do ciclo de sofrimento causado, entre outros fatores, pela dificuldade de compreendermos que “cada mente cria sua própria filosofia”. Na Índia, essa afirmação significa que as trajetórias humanas sempre caminham para a diferenciação e é assim que cada um encontra a si mesmo.

Yoga e saúde - Veja benefícios para o corpo e a mente

Imagem: huffpostbrasil

O ensinamento do yoga para lidar com o confronto de ideiasPara o professor, é preciso haver contentamento com o que está a nosso alcance. Precisamos agir em busca daquilo que consideramos ser mais benéfico a todos, mas o resultado final do que a coletividade escolhe e determina com suas ações está fora de nosso controle.

O confronto entre divergências coloca de um lado minhas expectativas, meus ideais, meus desejos, aquilo que é o mundo interno e do outro lado a realidade externa. Esse confronto nunca terá fim, porque a realidade individual nunca estará plenamente alinhada com a realidade coletiva.

A psicologia do yoga mostra que, sem a diversidade, sem as surpresas, sem boas e más notícias, não seria possível viver plenamente, porque escolheríamos sempre os velhos caminhos conhecidos. O yoga ensina a confiar e aprender com todas as circunstâncias que se apresentam, nem sempre favoráveis. O mundo traz eventos agradáveis e desagradáveis, que podem gerar emoções de frustrações e medo constante. Para conseguir sair desse ciclo, a yoga ajuda a desenvolver qualidades mentais do desapego, leveza, concentração e clareza.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.