dcsimg

ENCONTRE SEU
PLANO DE SAÚDE
EM 30 SEGUNDOS!

ENCONTRE SEU PLANO DE SAÚDE EM 30 SEGUNDOS!

Qual plano você precisa?

A Saúde da Família – um grande programa para atender todas as comunidades brasileiras

O Ministério da Saúde implantou o Programa Saúde da família a partir da ideia de que o atendimento à saúde pode ser imensamente melhorado com a implantação de equipes de profissionais com formação variada, em unidades básicas de saúde, que são áreas delimitadas geograficamente nos municípios.

Esse modelo vem sendo bem sucedido nas comunidades, porque as equipes acompanham um número definido de famílias, atuando não apenas em tratamento, mas com ações de promoção da saúde, na prevenção, no auxílio à recuperação e reabilitação de pacientes.

O Ministério da Saúde é o órgão do Governo Federal responsável pelas políticas públicas de prevenção, promoção e assistência à saúde dos brasileiros. Portanto, é função do ministério efetuar as condições para a proteção e recuperação da saúde da população. Esse objetivo só será conseguido se não apenas forem reduzidas as enfermidades, mas com o controle das doenças endêmicas e parasitárias e a melhoria da prevenção, de maneira a dar mais qualidade de vida ao brasileiro. Para isso é preciso contar com a integração e parcerias de órgãos federais, estaduais, municipais e da iniciativa privada.

Desde 1994, quando foi criado, o Programa Saúde da Família vem se dedicando a essa meta, de priorizar as ações de prevenção e recuperação da saúde das pessoas, de uma forma contínua e integral. O Programa segue novas bases, já que substitui o modelo tradicional de atendimento, levando a assistência preventiva e o acompanhamento para mais perto das famílias. Nas unidades básicas os profissionais das equipes pertencem a diversas áreas de formação, como médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e agentes comunitários de saúde. As equipes criam um vínculo de responsabilidade com a população, o que facilita o atendimento dos problemas de saúde locais.

Clique aqui e faça a cotação do seu plano de saúde.

Os ótimos resultados que o programa vem alcançando estão estimulando a criação de novas equipes de Saúde da Família no Brasil. Para isso é importante a mobilização das comunidades e prefeituras, pois é através do município que a saúde precisa chegar ao cidadão.
Hoje o projeto é chamado de Estratégia da Saúde da Família, ao invés de Programa Saúde da Família, pois não é mais apenas um programa, é sim uma estratégia para mudar o modelo assistencial vigente, onde o que mais ocorre é o atendimento de emergência do paciente, que já chega com sérios problemas nos hospitais. Muitos desses problemas podem ser evitados se a família receber atenção desde o ambiente em que vive, quando há possibilidade de intervir no processo que leva à doença. A prevenção da doença faz parte da atenção integral às pessoas.

Com o funcionamento dessa estratégia, passa-se a uma nova fase de atendimento à saúde com repercussões no Sistema Único de Saúde (SUS), com o desafio de reduzir os procedimentos de emergência e custos com tratamentos tecnológicos e medicamentos para fases mais graves de problemas de saúde. O impacto só pode ser positivo, com um novo modo de manter a saúde, fora do ambiente hospitalar.

As equipes do Programa Saúde da Família (PSF) acompanham geralmente de 2.400 a 4.000 famílias, localizadas e cadastradas em uma região geográfica determinada de um município ou comunidade. As atividades dão prioridade às intervenções clínicas e sanitárias, com uma agenda de trabalho partilhada entre todos os profissionais.

As ações são desenvolvidas considerando a prioridade de grupos de risco e fatores de risco, para prevenir o aparecimento de doenças e danos evitáveis. O acolhimento faz a classificação de risco, a avaliação das necessidades e vulnerabilidades do indivíduo. São realizadas também ações nos domicílios, em escolas, creches e outros espaços coletivos, incluindo ações educativas que contribuem para a manutenção da saúde, com o desenvolvimento da autonomia individual e coletiva, para melhorar a qualidade de vida dos usuários.

Que tal cuidar da sua saúde agora? Aproveite e faça a cotação do seu plano de saúde.

Artigos relacionados:

Compartilhe esse artigo nas redes sociais:
O que você achou deste artigo? Sua avaliação é muito importante para nós!
Por favor, atribua uma nota:

avaliação
Rating

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.