Experimente o Pilates para beneficiar corpo e cérebro
Conheça os benefícios do Pilates e experimente uma nova prática. É uma boa opção de atividade física para todos, mas vem sendo especialmente positivo para os idosos, aumentando a qualidade de vida na terceira idade.
Todo mundo já sabe que fazer atividade física é bom para o corpo e para a mente. Mas mesmo assim, continuamos na zona de conforto e ainda não enfrentamos o desafio de vencer a preguiça. Mas existe uma atividade física que vai ser a que mais se adapta ao seu temperamento, agenda e objetivos e há muita chance de ela ser o Pilates.
O Pilates traz benefícios que vão desde a melhora na concentração e flexibilidade até a qualidade do sono e aumento do bom humor. É uma atividade física que pode ser praticada individualmente ou compartilhada entre duas a três pessoas. O Pilates trabalha o fortalecimento com a ajuda do peso do próprio corpo. Ele aumenta o equilíbrio e corrige a postura.
Conheça os benefícios do Pilates:

1 – Desenvolve a capacidade de foco e concentração
Os exercícios exigem que o aluno esteja muito atento às instruções do instrutor. Cada postura afeta o seu corpo de uma maneira específica e é preciso perceber esse efeito a cada movimento. Essa percepção deve ser também coordenada com a respiração e o foco nas sensações daí resultantes.
2 – Fortalece o corpo e funções cerebrais
O Pilates usa a força do próprio corpo nos exercícios e esse é um fator que traz mudanças para o cérebro. Uma pesquisa publicada em 2015, no The Journal of the International Neuropsychological Society mostrou que a pratica dos treinamentos do Pilates contribuíram para que as pessoas obtivessem melhoras consideráveis, tanto na memória como na capacidade cognitiva.
3 – Melhora da postura e do humor
O fortalecimento dos músculos abdominais, da região lombar, da pelve e do quadril tem como resultado a melhora da postura, trazendo mais consciência do alinhamento corporal nas diversas situações do dia a dia. A postura correta promove a redução das dores nas costas, no pescoço e nos ombros.
4 – Aumenta a agilidade e consciência corporal
A maioria de nossos movimentos são simples processos automáticos, aos quais estamos acostumados e que repetimos rotineiramente. O Pilates estimula a percepção de novos conhecimentos sobre a capacidade de nosso corpo, exigindo um esforço contínuo, que leva o cérebro a criar novas conexões, aumentando nossa capacidade cognitiva.
5 – Melhora a qualidade do sono
Muitos estudos já demonstraram que atividades físicas ajudam a melhorar a qualidade do sono. Os exercícios do Pilates envolvem o corpo e a mente, na prática coordenada dos movimentos, o que favorece o relaxamento e a tranquilidade para um sono tranquilo.
O Pilates é atividade física excelente para os idosos
O Pilates é especialmente indicado para os idosos porque a mobilidade é importante para nossa independência, autoestima e saúde mental. O Pilates tem efeitos positivos sobre a mobilidade, aumentando a boa qualidade de vida na terceira idade.
O Pilates, como um conjunto de exercícios que fortalece todos os músculos do corpo, tem benefícios especiais para a saúde dos idosos. O Pilates contribui para neutralizar o processo de envelhecimento após os 65 anos de idade, porque ajuda a combater fatores como sobrepeso e doenças crônicas, derivadas do sedentarismo. O Pilates é ideal para reduzir as dificuldades com a mobilidade, combate a flacidez dos músculos, estabiliza a perda de massa muscular, aumenta a densidade óssea, com resultados positivos para o equilíbrio e a coordenação.
Veja porque ele é especialmente indicado para os idosos
1 – O Pilates é uma atividade física de baixo impacto. Ele é importante para os idosos, porque não provoca ou piora o desgaste nas articulações. Para quem é sedentário, as aulas e exercícios podem ser personalizados, segundo as características físicas de cada um. Todos podem começar devagar e a intensidade será aumentada de acordo com o condicionamento do indivíduo.
2 – Para tratar a osteoporose. O Pilates trabalha com exercícios de tensão e tração, o que promove o fortalecimento dos ossos. Uma em cada três mulheres e um em cada cinco homens desenvolvem osteoporose na terceira idade. O Pilates fortalece os músculos e isso protege o corpo de fraturas.
3 – De forma surpreendente, o Pilates auxilia no tratamento da incontinência urinária. Esse é um dos benefícios dos exercícios, comprovados por um trabalho científico publicado na BMC Women`s Health, que mostrou que a prática de exercícios de Pilates colabora para fortalecer a musculatura pélvica e assim diminui a incontinência urinária em mulheres.
4 – O Pilates contribui para reduzir o risco de quedas, que são comuns no processo de envelhecimento, como consequência da perda do equilíbrio e da coordenação. O Pilates, segundo um estudo realizado pelo instituto australiano de pesquisa George Institute for International Health, reduz o risco de quedas em até 17%, quando praticado por idosos.
5 – Melhora a flexibilidade. Infelizmente, a flexibilidade é algo que se perde com o tempo, se não for estimulada. Para algumas pessoas, aos 40 anos já é difícil fazer flexões e até calçar um sapato. Aos 65 anos, a maioria já perdeu essa capacidade. O Pilates melhora a amplitude dos movimentos, trazendo maior independência para o idoso.
6 – Favorece uma postura melhor. As pessoas idosas adquirem o hábito de adotar uma postura curvada para frente, o que é decorrente do enfraquecimento da musculatura ou também como consequência da osteoporose. Isso leva ao desenvolvimento da cifose da coluna, ou também conhecida como corcunda. O Pilates melhora a postura e aumenta a consciência corporal.
7 – Age para prevenir as dores nas costas. Ao melhorar a postura e aumentar o fortalecimento muscular, principalmente dos músculos que estabilizam e sustentam a coluna, chamados de músculos do CORE, o Pilates colabora para prevenir as dores na coluna, que costumam afetar os idosos.
8 – Colabora para a reabilitação. O Pilates é útil na reabilitação de lesões, em acidentes ou nos pacientes que sofreram um acidente vascular cerebral (AVC). Ele é recomendado normalmente para a fisioterapia, na recuperação e na prevenção de lesões. O Pilates ajuda a combater e a dor e reduzir a incapacidade.
Conteúdo revisado por Walter Tadeu de Oliveira Filho, Corretor de Seguros – Registro SUSEP: 201103878
Artigos relacionados
Previna-se contra a dengue, Zika vírus e...
Atualmente um pequeno mosquito está tirando o sono de muita gente por transmitir dengue, Zika vírus e chikungunya. Se...
Ler artigo
Mas da onde vem o desejo de ter o corpo perfeito?
O modelo de beleza imposto na sociedade é causa de discriminações na escola e no trabalho. A obsessão em conseguir...
Ler artigo
Você pode curar sua gastrite de maneira natural
Existem medicamentos naturais para o tratamento da gastrite, que podem substituir com vantagem os remédios mais...
Ler artigo
Adoro fazer pilates. Melhorei muito, tenho muitos problemas de coluna, obrigada por seguir os conselhos da minha médica agradeço a minha amiga Fernanda também a professora.
Olá, !
Obrigada por comentar no PlanoDeSaude!
Atenciosamente!
O plano de saúde itau, cobre sessões de pilates?
Boa tarde, Daniela. A cobertura de sessões de pilates pode depender de recomendação médica e do contrato específico do plano de saúde Itaú. Recomendamos verificar diretamente com o plano. Atenciosamente, Equipe Plano de Saúde.