ENCONTRE SEU
PLANO DE SAÚDE
EM 30 SEGUNDOS!

ENCONTRE SEU PLANO DE SAÚDE EM 30 SEGUNDOS!

Experimente o Pilates para beneficiar corpo e cérebro

Conheça os benefícios do Pilates e experimente uma nova prática. É uma boa opção de atividade física para todos, mas vem sendo especialmente positivo para os idosos, aumentando a qualidade de vida na terceira idade.

Todo mundo já sabe que fazer atividade física é bom para o corpo e para a mente. Mas mesmo assim, continuamos na zona de conforto e ainda não enfrentamos o desafio de vencer a preguiça. Mas existe uma atividade física que vai ser a que mais se adapta ao seu temperamento, agenda e objetivos e há muita chance de ela ser o Pilates.

Experimente o Pilates para beneficiar corpo e cérebro

Imagem: livestrong.com

O Pilates traz benefícios que vão desde a melhora na concentração e flexibilidade até a qualidade do sono e aumento do bom humor. É uma atividade física que pode ser praticada individualmente ou compartilhada entre duas a três pessoas. O Pilates trabalha o fortalecimento com a ajuda do peso do próprio corpo. Ele aumenta o equilíbrio e corrige a postura.

Conheça os benefícios do Pilates:

1 – Desenvolve a capacidade de foco e concentração

Os exercícios exigem que o aluno esteja muito atento às instruções do instrutor. Cada postura afeta o seu corpo de uma maneira específica e é preciso perceber esse efeito a cada movimento. Essa percepção deve ser também coordenada com a respiração e o foco nas sensações daí resultantes.

 Experimente o Pilates para beneficiar corpo e cérebro

Imagem: healthista.com

2 – Fortalece o corpo e funções cerebrais

O Pilates usa a força do próprio corpo nos exercícios e esse é um fator que traz mudanças para o cérebro. Uma pesquisa publicada em 2015, no The Journal of the International Neuropsychological Society mostrou que a pratica dos treinamentos do Pilates contribuíram para que as pessoas obtivessem melhoras consideráveis, tanto na memória como na capacidade cognitiva.

3 – Melhora da postura e do humor

O fortalecimento dos músculos abdominais, da região lombar, da pelve e do quadril tem como resultado a melhora da postura, trazendo mais consciência do alinhamento corporal nas diversas situações do dia a dia. A postura correta promove a redução das dores nas costas, no pescoço e nos ombros.

 Experimente o Pilates para beneficiar corpo e cérebro

Imagem: dailyburn.com

4 – Aumenta a agilidade e consciência corporal

A maioria de nossos movimentos são simples processos automáticos, aos quais estamos acostumados e que repetimos rotineiramente. O Pilates estimula a percepção de novos conhecimentos sobre a capacidade de nosso corpo, exigindo um esforço contínuo, que leva o cérebro a criar novas conexões, aumentando nossa capacidade cognitiva.

5 – Melhora a qualidade do sono

Muitos estudos já demonstraram que atividades físicas ajudam a melhorar a qualidade do sono. Os exercícios do Pilates envolvem o corpo e a mente, na prática coordenada dos movimentos, o que favorece o relaxamento e a tranquilidade para um sono tranquilo.

 Experimente o Pilates para beneficiar corpo e cérebro

Imagem: vivehealth

O Pilates é atividade física excelente para os idosos

O Pilates é especialmente indicado para os idosos porque a mobilidade é importante para nossa independência, autoestima e saúde mental. O Pilates tem efeitos positivos sobre a mobilidade, aumentando a boa qualidade de vida na terceira idade.

O Pilates, como um conjunto de exercícios que fortalece todos os músculos do corpo, tem benefícios especiais para a saúde dos idosos. O Pilates contribui para neutralizar o processo de envelhecimento após os 65 anos de idade, porque ajuda a combater fatores como sobrepeso e doenças crônicas, derivadas do sedentarismo. O Pilates é ideal para reduzir as dificuldades com a mobilidade, combate a flacidez dos músculos, estabiliza a perda de massa muscular, aumenta a densidade óssea, com resultados positivos para o equilíbrio e a coordenação.

 Experimente o Pilates para beneficiar corpo e cérebro

https: griswoldhomecare

Veja porque ele é especialmente indicado para os idosos:

1 – O Pilates é uma atividade física de baixo impacto. Ele é importante para os idosos, porque não provoca ou piora o desgaste nas articulações. Para quem é sedentário, as aulas e exercícios podem ser personalizados, segundo as características físicas de cada um. Todos podem começar devagar e a intensidade será aumentada de acordo com o condicionamento do indivíduo.

2 – Para tratar a osteoporose. O Pilates trabalha com exercícios de tensão e tração, o que promove o fortalecimento dos ossos. Uma em cada três mulheres e um em cada cinco homens desenvolvem osteoporose na terceira idade. O Pilates fortalece os músculos e isso protege o corpo de fraturas.

 Experimente o Pilates para beneficiar corpo e cérebro

Imagem: breakingmuscle

3 – De forma surpreendente, o Pilates auxilia no tratamento da incontinência urinária. Esse é um dos benefícios dos exercícios, comprovados por um trabalho científico publicado na BMC Women`s Health, que mostrou que a prática de exercícios de Pilates colabora para fortalecer a musculatura pélvica e assim diminui a incontinência urinária em mulheres.

4 – O Pilates contribui para reduzir o risco de quedas, que são comuns no processo de envelhecimento, como consequência da perda do equilíbrio e da coordenação. O Pilates, segundo um estudo realizado pelo instituto australiano de pesquisa George Institute for International Health, reduz o risco de quedas em até 17%, quando praticado por idosos.

5 – Melhora a flexibilidade. Infelizmente, a flexibilidade é algo que se perde com o tempo, se não for estimulada. Para algumas pessoas, aos 40 anos já é difícil fazer flexões e até calçar um sapato. Aos 65 anos, a maioria já perdeu essa capacidade. O Pilates melhora a amplitude dos movimentos, trazendo maior independência para o idoso.

 Experimente o Pilates para beneficiar corpo e cérebro

Imagem: www.sciencenews

6 – Favorece uma postura melhor. As pessoas idosas adquirem o hábito de adotar uma postura curvada para frente, o que é decorrente do enfraquecimento da musculatura ou também como consequência da osteoporose. Isso leva ao desenvolvimento da cifose da coluna, ou também conhecida como corcunda. O Pilates melhora a postura e aumenta a consciência corporal.

7 – Age para prevenir as dores nas costas. Ao melhorar a postura e aumentar o fortalecimento muscular, principalmente dos músculos que estabilizam e sustentam a coluna, chamados de músculos do CORE, o Pilates colabora para prevenir as dores na coluna, que costumam afetar os idosos.

8 – Colabora para a reabilitação. O Pilates é útil na reabilitação de lesões, em acidentes ou nos pacientes que sofreram um acidente vascular cerebral (AVC). Ele é recomendado normalmente para a fisioterapia, na recuperação e na prevenção de lesões. O Pilates ajuda a combater e a dor e reduzir a incapacidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.