ENCONTRE SEU
PLANO DE SAÚDE
EM 30 SEGUNDOS!

ENCONTRE SEU PLANO DE SAÚDE EM 30 SEGUNDOS!

Qual o seu DDD?

Saiba quais são os alimentos mais perigosos para sua saúde

Apesar de serem muitas as opções tentadoras para o paladar, precisarmos saber escolher nossos alimentos, para evitar que causem problemas de saúde. Conheça as tentações deliciosas, mas nada saudáveis.

Na maioria das vezes, o foco da indústria de alimentos é conseguir produzir o que consegue atrair o consumidor pelo sabor e aparência, sem dar muita importância para o valor nutricional. Essa tem sido a tendência, segundo opinião do diretor da ABRAN, Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN). O que ninguém duvida é que os alimentos industrializados são gostosos e nos seduzem pelo paladar, se tornando difícil resistir e evitar o seu apelo.

Saiba quais são os alimentos mais perigosos para sua saúde

Imagem: noticias.r7

Os supermercados estão com as prateleiras cheias de produtos, competindo para conquistar o olhar e a preferência de adultos e crianças. Mas, alguns deles são perigosos para a saúde. Nosso organismo não aceita alguns de seus componentes, e em alguns casos eles são responsáveis por doenças, como alergias, colesterol e até câncer.

Piores alimentos para a saúde

Atualmente já temos informações suficientes para saber quais são os piores alimentos para a saúde. A médica Michelle Schoffro Cook, da Sociedade Internacional de Medicina Ortomolecular, publicou uma lista das piores comidas e bebidas que podemos ingerir, que são realmente perigosas para nossa saúde. Tudo seria bem fácil se elas não fossem gostosas e não fizessem parte das escolhas da maioria das pessoas em todo o mundo.

Saiba quais são os alimentos mais perigosos para sua saúde

Imagem: canais.ecodesenvolvimento

A Dra. Michelle Cook é autora de Best-sellers sobre alimentação. Na sua lista está aquela “batata” frita chips, que na verdade não é batata e cujo pacote possui 33% do valor máximo diário de gorduras totais que podemos ingerir. A pizza congelada também é um dos vilões, contendo 16% de todo sódio diário recomendado em um único pedaço. A salsicha de um cachorro quente, por exemplo, possui 20% do Valor Diário de gorduras saturadas.

Entretanto, os especialistas acreditam que nenhum alimento da lista precisa ser excluído totalmente das escolhas alimentares, principalmente se for sua pedida preferida. Mas o que os transforma em vilões da dieta é o hábito. Se eles forem comidos em excesso e frequentemente, seus efeitos vão se fazer sentir. Como exemplo, podemos optar pelo cachorro quente ou o sorvete nos finais de semana.

Saiba quais são os alimentos mais perigosos para sua saúde

Imagem: g1.globo

Aí vai a lista dos alimentos ruins para a saúde e que podem ser substituídos por opções saudáveis. Na verdade, alguns deles nem mesmo são alimentos, em nada contribuindo para a nossa saúde, pelo contrário, como é o caso dos refrigerantes. A lista está em ordem crescente, segundo o perigo que representam, sendo que o 1º. lugar, o mais perigoso, estão os refrigerantes diet, ou seja, pior do que refrigerante, só a versão diet!

10º – Sorvete

O Brasil é um país tropical e o sorvete é parte do cotidiano dos brasileiros. Sem dúvida, é muito difícil resistir a essa tentação. Mas, os sorvetes industrializados de massa, que são vendidos em potes, contem níveis altos de açúcar, corantes, gorduras e sabores artificiais. São substâncias químicas, que têm efeito tóxico no sistema nervoso.

Segundo o Dr. Celso Cukier, nutrólogo do Hospital Albert Einstein, o sorvete industrializado é pobre em nutrientes, possuindo carboidratos de muito pouco valor nutricional, sendo apenas rico em açúcar, que é absorvido rapidamente pelo metabolismo, sendo transformado em gordura.

Saiba quais são os alimentos mais perigosos para sua saúde

Imagem: antenazadar

Consumir sorvete de massa em excesso pode levar ao aumento de peso. Uma porção de uma bola, sabor chocolate, normalmente pesando 60 gramas, equivale a 130 calorias, ou 18,5% dos Valores Diários de gorduras saturadas recomendadas para um adulto. Este valor é alto e existe graças aos ingredientes que são incluídos na receita, ao longo da fabricação, como o leite integral.

De acordo com os nutricionistas, o excesso de gordura saturada representa um risco do surgimento de placas nas artérias sanguíneas, que causam doenças vasculares e comprometem o coração, cérebro e rins, a longo prazo.

9º – Salgadinho de milho

Esse é o queridinho das crianças. Ele pode alterar o nível de açúcar no sangue, aumentar o peso e causar irritabilidade, entre outros problemas. Os salgadinhos são feitos de milho transgênico, e contém uma série de produtos químicos, que podem causar alergias.

Um pacote de salgadinhos de milho, de 63 gramas, contém 17% do Valor Diário de sódio recomendado. O excesso de sódio (sal) provoca doenças renais e pressão alta. Um pacote de salgadinho possui 32,5% de gorduras totais e 10,3% de gorduras saturadas. Quanto a ser transgênico, não há comprovação científica de que essa característica possa causar uma doença.

Saiba quais são os alimentos mais perigosos para sua saúde

Imagem: Pizza congelada

8º – Pizza congelada

Um pedaço de pizza congelada pesa em média 73 gramas e contém 16% do Valor Diário de sódio para uma pessoa. Um único pedaço possui 14% do Valor Diário das gorduras saturadas, o que é um valor alto. É uma pizza feita com farinha branca, que é rapidamente absorvida pelo organismo, se transformando em gordura e fazendo com que a fome volte logo. Um alimento integral tem absorção mais lenta, o que traz maior saciedade, além das fibras que contém.

Mas é preciso ressalvar que as pizzas artesanais, preparadas em cantinas ou mesmo em casa, não representam o mesmo perigo das versões congeladas, que são vendidas em supermercados e que contém muitos conservantes.

Saiba quais são os alimentos mais perigosos para sua saúde

Imagem: logismarket

7º – Batata frita

Se você é dos que adoram a batata frita para acompanhar hambúrguer ou carne, saiba que ela é rica naquelas temíveis gorduras trans. Quando frita em óleo a altas temperaturas, a batata frita passa a conter a acrilamida, substância que é liberada nesse processo e que a deixa crocante. A alta temperatura, acima de 120 graus Celsius, faz com que a acrilamida seja formada e, segundo muitos estudos, ela é uma das substâncias causadoras do câncer. Outros efeitos da acrilamida são os distúrbios no sistema nervoso, infertilidade masculina e defeitos congênitos nos bebês.

6º – Salgadinhos de batata industrializados ou batata chips

Essa versão de batata frita industrializada também contém níveis ainda mais altos de acrilamida.

Saiba quais são os alimentos mais perigosos para sua saúde

Imagem: Salgadinhos de batata.

A batata chips industrializada de pacote é ainda mais problemática do que a batata frita em porções, feita em bares e restaurantes, ou mesmo em casa. Quando preparada de forma industrial carrega grandes quantidades de gordura, sal e muitas substâncias químicas. Um pacote de 50 gramas contem 33% do Valor Diário recomendado para gorduras totais e 9% de gorduras saturadas.

Saiba quais são os alimentos mais perigosos para sua saúde

Imagem: Getty Images

5º – Bacon

De acordo com um estudo pela Escola de Saúde Pública de Harvard, 50 gramas diárias de bacon ou outras carnes processadas, aumentam em 42% o risco de problemas cardíacos. O diabetes tipo 2 também tem seu risco aumentando em 19%. Isto porque é um alimento que contém gordura saturada e apenas 1 fatia equivale a 6,4% do Valor Diário recomendado. O consumo exagerado de bacon faz com que haja uma diminuição da insulina, chegando-se à situação de insuficiência hormonal, devido ao alto teor calórico, que introduz um desequilíbrio no organismo, levando ao diabetes tipo 2. O câncer no pâncreas também tem seu risco aumentado com o consumo de carne processada, segundo estudo publicado no British Journal of Cancer.

4º – Salsichas

De acordo com estudo da Universidade do Havaí, o consumo de salsicha e outras carnes processadas pode aumentar em 67% o risco de desenvolvimento de câncer de pâncreas.

A salsicha é uma carne processada, com os mesmos riscos do bacon. A salsicha contém componentes usados na sua conservação, como nitritos e nitratos, que se transformam em nitrosaminas no estômago. Essa substância tem ação cancerígena, levando ao câncer no estômago entre quem consome com frequência. Alem disso, a salsicha possui 20,3% do sódio diário recomendado, 24% do Valor Diário de gorduras totais e 20% de gorduras saturadas.

Saiba quais são os alimentos mais perigosos para sua saúde

Imagem: Getty images.

3º – Donuts ou churros

Os donuts são muito populares nos Estados Unidos, onde conta com 35% de gorduras trans em sua composição. No Brasil, ele não é muito comum, mas seu equivalente são os churros. Esses também são massas fritas, recheadas com chocolate ou doce de leite, com alto teor de açúcar. São fritos e nem sempre em um óleo limpo, podendo também conter acrilamida segundo a forma como foram preparados.

2º – Refrigerante

Estudos mostram que uma lata de refrigerante contém 10 colheres (chá) de açúcar, em média, ou 150 calorias, além de 55 mg de cafeína, corantes artificiais e sulfitos.

Pesquisa publicada no American Journal of Clinical Nutrition demonstrou que os refrigerantes aumentam o risco de acidente vascular cerebral. Também estão associados a problemas respiratórios, com aumento de peso e mais processos inflamatórios no organismo. Sucos industrializados também são prejudiciais, porque a quantidade de vitaminas é pequena e são muito calóricos.

1º – Refrigerante Diet

Na pesquisa da Dra. Cook esse é o item em primeiro lugar, o que não podemos chamar realmente de alimento. Ele contém todos os ingredientes prejudiciais à saúde dos refrigerantes comuns, acrescidos de adoçantes artificiais, que estão relacionados a uma longa lista de doenças, como tonturas, fadiga, ansiedade, dor de cabeça e compulsão alimentar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.