ENCONTRE SEU
PLANO DE SAÚDE
EM 30 SEGUNDOS!

ENCONTRE SEU PLANO DE SAÚDE EM 30 SEGUNDOS!

Qual o seu DDD?

Cuidado com os chás naturais que prometem emagrecer

Os efeitos dos chás sempre foram destacados por seus múltiplos benefícios. Ultimamente eles ganharam destaque, como meio fácil para emagrecer. Antes de confiar nessa promessa, o melhor é conhecer os efeitos colaterais.

Chá verde, chá de sene, chá branco, chá preto, chá de hibisco, chá mate, chá de alcachofra, chá de gengibre, chá de canela, a lista parece interminável. Mas será que as xícaras de chá vão levar aos resultados que você espera? Será que seu uso não provoca efeitos indesejáveis?

Cuidado com os chás naturais que prometem emagrecer

Imagem: http://loveartlab.me

Para melhor conhecer o que será verdade ou mito no que se publica sobre os chás e seus efeitos para emagrecer, vamos aqui analisar os efeitos de dois tipos de chás, o chá de sene e o chá verde, que têm conhecidos efeitos benéficos, mas também efeitos colaterais que precisam ser avaliados.

Os Efeitos Colaterais do Chá Verde

O chá verde tem muitos benefícios para a saúde, como acelerar o metabolismo, o que leva a um maior gasto de energia e indiretamente à queima de gordura. Mas, como todas as ervas, pode ter efeitos colaterais, embora isso não se verifique para todos os indivíduos. Há que defenda o fato de que, quando consumido com moderação, não existem efeitos colaterais quando o chá verde é consumido com moderação, mas isso nem sempre é verdade. Os efeitos adversos são os seguintes:

Cuidado com os chás naturais que prometem emagrecer

Imagem: http://www.minhavida.com.br

1 – Dor de estômago

Um dos sintomas adversos mais comuns do chá verde é a dor de estômago e enjoos.

Nos países de origem, como Japão e China, a tradição cultural indica que o chá verde não deve ser bebido com o estômago vazio. Isto porque os taninos próprios do chá verde aumentam o ácido do estômago e podem provocar azia e até a gastrite.

Muitas pessoas, na ansiedade de emagrecer, querem tomar chá verde o dia inteiro. O resultado é dor de estômago, náuseas ou constipação intestinal. A melhor hora para tomar esse chá é no intervalo entre as refeições.

Mas, além disso, para pessoas sensíveis, o chá verde também provoca dor de estômago quando tomado após as refeições, está aqui minha experiência própria para provar isso. E se o chá estiver muito forte e não tiver sido preparado da maneira adequada, a chance de isso ocorrer aumenta. Quem sofre de refluxo ácido ou quem já tem úlcera péptica precisa tomar um cuidado redobrado ou mesmo não poderá tomar o chá, porque ele irá provocar dores de estômago. Uma forma de tentar evitar esse efeito colateral é adicionar leite.

Cuidado com os chás naturais que prometem emagrecer

http://www.minhavida.com.br

2 – Dor de cabeça, pressão alta

Em razão da cafeína que contém, apesar de ser em dose mais reduzida do que o chá preto e o café, a cafeína pode causar dor de cabeça e pressão alta. O consumo de chá verde não deve ser superior a 4 xícaras de chá por dia. A quantidade de cafeína diária recomendada deve ser inferior a 200 mg por dia.

3 – Problemas no fígado

O chá verde, consumido em doses acima do recomendado pode prejudicar o funcionamento do fígado. Isso decorre em virtude dos polifenóis do chá verde poder impedir a conversão dos alimentos em energia, interferindo no processo metabólico.

4 – Insônia e nervosismo

São sintomas que também decorrem da ingestão da cafeína, presente no chá verde. Ele não é indicado para ser tomado antes de dormir. Outros sintomas também podem ser tontura, tremor, arritmia cardíaca e zumbido nos ouvidos.

5 – Deficiência de Ferro

As catequinas presentes no chá verde podem causar diminuição na absorção do ferro, através dos alimentos. Esse problema acontece quando ele é tomado logo após as refeições. Para quem tem anemia, por deficiência de ferro, o chá verde precisa ser tomado entre as refeições, além de aumentar o consumo de alimentos que contenham ferro e frutas que contenham vitamina C, como laranja, abacaxi, limão, kiwi, etc.

6 – Altera a coagulação do sangue

A vitamina K, presente no chá verde, pode interferir no efeito dos medicamentos que impedem a coagulação do sangue. Pessoas que têm qualquer distúrbio de coagulação do sangue, como a hemofilia, devem evitar tomar o chá verde.

7 – As Interações medicamentosas

Por ter uma grande quantidade de vitamina K, o chá verde, em quantidades elevadas pode inverter, como um antagonista, as substâncias ativas de certos medicamentos. Medicamentos que contenham efedrina, fenilpropanolamina, clozapina e lítio podem ter seu efeito alterado ou potencializado. Quem usa medicamentos controlados deve consultar o médico antes de tomar chá verde.

8 – Preparo correto do chá

A quantidade de folhas de chá para meio litro de chá (500 ml) é de 1 colher de chá de chá verde. Se você for fazer uma xícara (100 a 150 ml) a quantidade é de ¼ de colher de chá. Portanto, muito menos do que se costuma. A água não pode estar fervendo, apenas no início da ebulição. Deve repousar somente 2 minutos, após o que seu sabor começará a ficar desagradável.

Chá de Sene e seus efeitos colaterais

Cuidado com os chás naturais que prometem emagrecer

Imagem: https://amoravida.pt

O Sene é nativo da Ásia, África e Oriente Médio e é usado desde o século IX por médicos árabes para tratar indigestão, infecção, bronquite, doenças de pele, problemas do fígado, prisão de ventre e até convulsões.

O chá de Sene, a partir da Renascença, se tornou o laxativo mais usado do mundo. Ultimamente ele tem sido indicado por eficaz para emagrecer. Ele contém flavonoides, glicosídeos, senosidos, mucilagem, resina, açúcar e derivados da antraquinona, que é responsável por estimular os movimentos intestinais ao contato com as bactérias do intestino, causando ação laxante natural.

A ação laxativa do chá de sene é forte, sendo indicado para o tratamento da prisão de ventre por sua ação estimulante do cólon. Para esse fim ele deve ser tomado na menor dose possível, para esperar seus efeitos e se for necessário, ir aumentando a dose aos poucos.

Cuidado com os chás naturais que prometem emagrecer

Imagem: https://www.fotosantesedepois

Porque o Chá de Sene Emagrece

O chá de Sene reduz o apetite e faz com que os alimentos passem mais rápido pelo processo digestivo, acontecendo uma eliminação antes que todos os nutrientes ou calorias sejam totalmente absorvidos. Isso quer dizer que a perda de peso acontece, mas o processo não pode ser considerado saudável. A não ser é claro, no caso em que existe a prisão de ventre como uma das causas da obesidade.

Alguns chás compostos indicados para perda de peso também incluem o Sene. A solução para emagrecer, nesse caso, é temporária, porque você estar eliminando mais água do organismo do que num processo normal, o que pode trazer problemas de saúde se o procedimento durar mais do que uma semana.

Efeitos colaterais do Chá de Sene

Embora seja uma erva muito conhecida, ela tem efeitos colaterais perigosos, como:

1 – Pode baixar o nível de potássio

Níveis baixos de potássio levam ao desequilíbrio eletrólito, que ocasionam taquicardia e fraqueza.

2 – Interage com medicamentos e outros chás

O Sene pode interagir com os chamados bloqueadores de cálcio. Também aumenta a potência de outros chás, com reações adversas.

3 – Impede a adequada absorção de vitaminas e sais minerais

4 – Cólicas intensas

O chá de Sene provoca cólicas que podem ser intensas, dependendo da quantidade ingerida. Também pode provocar diarreia, vômito, náusea, inchaço nos dedos. Também pode afetar negativamente o fígado e os rins.

Cuidado com os chás naturais que prometem emagrecer

Imagem: http://novamais.com

5 – Induz à osteoporose

A exagerada e rápida eliminação dos alimentos leva ao enfraquecimento dos ossos e à fraqueza muscular.

Além disso, ele não pode ser tomado por mulheres grávidas ou que estão amamentando. Também é contraindicado para crianças, para quem sofre de cistite, de desordens intestinais inflamatórias, hemorroidas ou úlceras.

Preparação do Chá de Sene

Como laxativo ele pode ser tomado colocando água apenas quente sobre um quarto de colher de chá de Sene (1/2 a 2 gramas). Esperar 10 minutos para escorrer.

Também pode ser preparado com água fria, deixando-se a mesma quantidade de molho em uma xícara de água, por 12 horas. Dessa maneira, as cólicas serão menores. Podem ser adicionados alguns ingredientes como gengibre, canela ou casca de laranja, para acrescentar sabor.

Para emagrecer existem outras opções de bebidas e chás que aceleram o metabolismo, que são mais seguros e com efeitos mais duradouros. Quem quer obter um emagrecimento saudável, terá resultados mais satisfatórios se optar por uma dieta com alimentos saudáveis combinada com uma rotina de exercícios adequada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.