Cote seu plano de saúde agora!

Em menos de 5 minutos encontraremos o plano ideal para você.

Iniciar cotação
< Voltar para home

Plano de saúde Unimed cobre redução de mama?

Publicado em
de leitura

O médico indicou uma mamoplastia, mas você não tem ideia se o plano de saúde Unimed cobre redução de mama? Então, acompanhe o texto e descubra todos os casos em que o procedimento é coberto!

*Este texto é de conteúdo editorial e não garante a comercialização deste produto nesse site.

O plano de saúde Unimed cobre redução de mama todas as vezes em que o procedimento é necessário para a saúde.

Isso significa que o procedimento cirúrgico pode ser realizado em casos de tumores e lesões traumáticas.

Pode ser feito, também, quando o peso das mamas causa problemas na coluna ou outras regiões.

A cirurgia de redução de mama é chamada de mamoplastia redutora. O procedimento remove o excesso de tecido glandular, pele e gordura.

Com essa retirada, os seios são “moldados” até o tamanho adequado ao corpo, de modo a melhorar o visual e aumentar a autoestima da mulher.

Apesar dessa característica estética, a redução de seios é coberta pelo plano quando está relacionada a uma questão de saúde.

Afinal, a diminuição dos seios pode afetar diretamente o bem-estar da paciente.

Plano de saúde Unimed cobre redução de mama?
Imagem: Getty

Quando a mamoplastia é um caso de saúde?

Uma mulher é diagnosticada com câncer de mama, e o médico indica a retirada do tumor por meio de uma cirurgia, pode dar autorização para mamoplastia redutora.

Nesse tipo de cenário, é comum que parte do seio feminino seja extraído no tratamento do câncer.

Assim, a redução da mama também é necessária, pois vai permitir que o seio seja visualmente reconstruído.

Em cenários assim, a remodelação da placa aréola mamilar (mamilos) também costuma ser realizada, e é igualmente coberta pelo plano.

Traumas na região do tronco também são passíveis de cobertura da empresa de Saúde. Principalmente se o tamanho dos seios incomoda bastante e atrapalha o dia a dia da mulher.

Por exemplo: há casos em que o excesso de peso dos seios coloca pressão exagerada na coluna.

Esse tipo de cenário pode provocar o encurvamento da espinha e, ao longo dos anos, levar a doenças como a hérnia de disco.

O excesso de peso também pode causar dores nos ombros, pescoço e costas.

A cirurgia de redução das mamas ainda é indicada quando a mulher sofre irritação da pele abaixo do sulco dos seios. Então, nesses casos, as irritações podem levar a feridas e vários incômodos para o bem-estar da paciente.

Ou seja, uma cirurgia de redução de mama poderia diminuir uma série de problemas provocados no tronco feminino. Inclusive prevenindo doenças graves na coluna.

Essa característica torna o procedimento obrigatório à cobertura dos planos de saúde. Ou seja, a Unimed autoriza, não sendo preciso recorrer a redução de mama pelo SUS.

Quando o plano de saúde Unimed cobre redução de mama?

Você já deve ter ouvido falar que a mamoplastia é uma cirurgia estética, e por isso não é coberta pelos planos. Afinal, as operadoras de saúde existem para cuidar do bem-estar do seu usuário, e não exatamente da sua aparência física.

Como explicamos no tópico anterior, porém, existem vários casos em que a redução de mama é um caso de saúde. Seja para a prevenção de problemas, seja como um método associado a outros tratamentos.

Por esses motivos, a mamoplastia redutora aparece no Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde.

Quer saber se a mamoplastia é um procedimento coberto no plano da sua empresa? Confira a tabela de plano de saúde empresarial em São Paulo!

O Rol nada mais é do que uma lista que inclui procedimentos de cobertura obrigatória para todos os planos de saúde no Brasil. Esses procedimentos são definidos pela Agência Nacional de Saúde (ANS).

Para realizar a cirurgia de redução de mama pela Unimed, a mulher precisa contratar plano Hospitalar ou de Referência.

Apenas essas duas segmentações cobrem cirurgias e internação por tempo prolongado. Após uma mamoplastia redutora, a mulher costuma ficar no hospital entre 12 e 24 horas.

O ideal é que a mulher só passe por operações nos seios após os 17 anos de idade, quando as mamas estarão completamente formadas.

De qualquer modo, a redução da mama só será autorizada pela Unimed, ou por qualquer outro plano, inclusive o procedimento de redução de mama pelo SUS, se houver laudo médico.

Esse laudo precisa indicar a real necessidade da paciente pela cirurgia, sendo preciso acompanhamento de um especialista em mastologia Unimed. As informações devem concluir que a mamoplastia servirá para um tratamento de saúde, e não terá objetivo apenas estético.

O que fazer se a mamoplastia redutora pela Unimed for negada?

Caso o problema seja completamente estético, ainda há chances de aprovação pelo plano. Porém, a mulher precisará passar por avaliação psicológica.

Em seu laudo, o médico deverá indicar a presença de distúrbios emocionais na paciente devido ao tamanho exagerado de suas mamas.

Distúrbios emocionais podem prejudicar a saúde da mulher. Logo, a mamoplastia seria uma necessidade para a manutenção do bem-estar da usuária.

Em situações desse tipo, não há completa certeza de que a Unimed cobre cirurgia plástica de redução mama. Porém, caso a Unimed autorização de exames negue o pedido, a paciente poderá recorrer da decisão.

Se a Unimed se negar quitar a redução de mamas feminina, a paciente pode entrar com ação judicial buscando o cumprimento da cobertura. Isso independentemente da situação de saúde que levou ao pedido.

Por se tratar de um assunto de saúde, as decisões do Juiz costumam ser mais rápidas.

O plano de saúde Unimed cobre redução de mama na maioria dos casos. Mas, se a operação for o seu objetivo desde o início da contratação, vale a pena conversar com o seu corretor do plano.

Aproveite para verificar se a redução de mama está coberta pelo plano oferecido pela sua empresa. Para isso, veja a tabela de plano de saúde empresarial no Rio de Janeiro!

Informe sobre essa necessidade de cirurgia e busque esclarecer todos os pontos antes da assinatura do contrato.

Assim, você terá a certeza de que poderá realizar a operação pela segmentação escolhida.

Plano de saúde Unimed cobre redução de mama?
Imagem de Yerson Retamal por Pixabay

Vale a pena contar com o convênio Unimed? 

Se a sua dúvida tem como base a liberação da cirurgia para diminuir a mama, é importante considerar que a obrigatoriedade, ou não, é válida para todas as operadoras de planos de saúde. 

Portanto, se você se encaixa nos casos em que o procedimento é obrigatório, podemos dizer que vale a pena sim. Isso com base na opinião dos usuários, que costumam ter boas experiências com o convênio médico Unimed. 

Você pode conferir em sites como o Reclame Aqui, redes sociais e outros a opinião dos usuários.  

Agora, se considerar procedimentos estéticos, como cirurgia para levantar a mama, mastopexia, ou mesmo qualquer outra cirurgia plástica reparadora, dificilmente você vai se sentir satisfeito. Afinal, procedimentos estéticos não são obrigatórios nos planos de saúde. 

Então, se quiser fazer uma cirurgia para levantar a mama, por exemplo, com finalidade puramente estética, é melhor verificar com a operadora o valor para realizá-lo de forma particular.  

Você poderá aproveitar para fazer consultas com o mastologista Unimed e exames dentro do plano contratado. Mas, para isso, terá que entrar em contato com a operadora para saber o que poderá ser realizado ou não. 

Qual é o telefone de contato da Unimed? 

Para entrar em contato com a Unimed, você precisa buscar o número de contato da unidade que atende a sua região. Isso porque existem diversas espalhadas pelo Brasil, como: 

  • Unimed Blumenau 
  • Rio de Janeiro
  • Unimed Pelotas 
  • São Paulo
  • Unimed Maringá 
  • Entre outras 

Mas, caso não tenha certeza de qual acionar, pode entrar em contato com a Unimed Nacional. Para isso, o telefone Unimed e outros meios de contatos são: 

  • Fale conosco 
  • Ouvidoria: 11 3268 7020 – WhatsApp 
  • Chat on-line 
  • Entre outros 

Por esses e outros canais você pode tirar as dúvidas sobre a mamoplastia redutora, bem como saber se a Unimed autoriza o procedimento de cirurgia de redução de seios. 

Mas, você também pode buscar atendimento físico para autorizar exames Unimed. 

Qual é o plano de saúde Unimed mais barato? 

Se você se interessou em realizar o procedimento pela Unimed e quer contratar o convênio médico, mas a opção mais barata, saiba que existem formas. A mais indicada é conversar com o seu corretor e solicitar um plano personalizado. 

Além disso, informe ao profissional sobre o seu interesse em realizar a mamoplastia redutora, já que o seu interesse é o procedimento de redução de mama. Aproveite e tire as suas dúvidas com ele. 

Mas, você também precisa saber que a operadora trabalha com diferentes opções de planos. O mais em conta é contratar o convênio pela sua empresa, já que o plano de saúde empresarial costuma sair mais em conta. 

Lembre-se também que o convênio médico mais barato nem sempre vai suprir as suas necessidades. Então, ao cotar o plano de saúde, considere as coberturas que farão parte. Assim, contrate o que oferece os serviços e preços mais atrativos. 

*Publicado em 03/04/2019 e atualizado em 06/12/2022.

3/5 - (1 vote)

Icone de compartilhamento Compartilhe com seus amigos
Preço do plano de saúde para gestantes
28/01/19 Perguntas e respostas

Um fato que vem chamando bastante a atenção do Ministério da Saúde é que cada vez mais as mulheres estão adiando...

Ler artigo
Plano de Saúde
Plano de saúde cobre labioplastia?
16/08/21 Perguntas e respostas

Há alguns procedimentos que os planos de saúde cobrem obrigatoriamente, e outros que não. Essa dúvida, sobre quais...

Ler artigo
Plano de Saúde
Plano de saúde Unimed cobre peeling?
25/03/22 Perguntas e respostas

Nesse artigo, saiba se o plano de saúde Unimed cobre peeling e outros procedimentos estéticos, e o que fazer para...

Ler artigo
Plano de Saúde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

102 respostas para “Plano de saúde Unimed cobre redução de mama?

  1. A Unimed não cobre nada. Estou em contato com eles porque preciso da cirurgia, e, segundo eles, o Rol de Procedimentos da ANS não torna a mastopexia redutora de cobertura obrigatória pelo plano.

    1. Olá, Vanessa!

      Por favor, entre em contato com sua operadora para que possam tirar sua dúvida.
      PlanodeSaude.net é um portal de geração de leads que encaminha as solicitações de clientes em busca de um plano de saúde para as operadoras de planos de saúde em todo o Brasil.
      Atenciosamente,
      Equipe Plano de Saúde

  2. Boa Noite! Tenho o plano de saúde da Unimed Central e estou em Belo Horizonte. Procurei um cirurgião plástico e ele falou que realmente preciso da redução, pois meus seios realmente são caídos e está prejudicando minha coluna. Tenho 27 anos, 1,73 e 98 kg. Sim sou gordinha, porém os seios são o que mais me incomoda, no final do dia não aguento de dor na coluna. E detalhe minha futura profissão é cirurgiã dentista o tamanho dos meus seios incomoda muito que chega encostar no paciente na cadeira odontológica e me causa muito constrangimentos, além da minha profissão exigir da minha coluna está prejudicando minha saúde. O médico informou que não cobre e me cobrou um valor de 12 mil reais. Não tenho condições e não sei aonde começar novamente procurar um profissional na qual alega a real necessidade, e sinto as vezes uma fincada no seio que queima e foi muito principalmente na mama direita não sei o que fazer. Por onde começar ?

    1. Olá, Gabrielle!

      Obrigada por comentar no PlanoDeSaude!

      Por favor, entre em contato com sua operadora para que possam tirar sua dúvida sobre quais as coberturas que fazem parte do seu contrato. Aproveite e verifique também sobre a indicação médica, a necessidade de realizar a redução de mama.

      Se desejar, você também pode entrar em contato com a ANS.

      PlanodeSaude.net é um portal de geração de leads que encaminha as solicitações de clientes em busca de um plano de saúde para as operadoras de planos de saúde em todo o Brasil.

      Atenciosamente!

    2. Olá, me chamo Tainá! Tenho o plano de saúde da Unimed e estou no Rio de Janeiro, procurei um ortopedista, pois venho sentindo muitas dores na coluna, fiz diversos exames no qual acusou um desvio na coluna, queria saber se esses exames eu consigo a cobertura da cirurgia de redução de mama?

      1. Olá, Tainá!

        Obrigada por comentar no PlanoDeSaude!

        Por favor, entre em contato com sua operadora para que possam tirar sua dúvida sobre o que o plano de saúde que você contratou cobre, já que as coberturas variam conforme o tipo contratado.

        PlanodeSaude.net é um portal de geração de leads que encaminha as solicitações de clientes em busca de um plano de saúde para as operadoras de planos de saúde em todo o Brasil.

        Atenciosamente!

  3. Olá! Tenho 22 anos, tenho 1,49 de altura meu peso é 45,7 sou bem baixinha e sempre tive dor na coluna, dor nos ombros por causa dos meus seios que são grandes. Minha mãe também tem seios grandes, não sabemos onde que a gente puxou.
    Bom, vim aqui pesquisar e achei alguns comentários interessantes. Bom, hoje fui experimentar um body e sinceramente minha autoestima foi para baixo, por mais que eu goste dos meus seios, as vezes quando quero muito usar aquela roupa ou outra coisa eu não fico satisfeita sabe, nunca dá certo ou não cabe ou fica grande demais, quem tem sabe disso e sério isso acaba comigo.

    Att

    1. Olá, Geicielly!

      Obrigada por comentar no PlanoDeSaude!

      Seria interessante você verificar com um especialista o que pode ser feito para te ajudar. Caso queira, contrate um plano de saúde e verifique com sua operadora sobre os tipos de coberturas para o seu caso.

      Para fazer uma cotação de plano, visite nossa página e preencha o formulário clicando no link https://goo.gl/KvZ8Rp para que um corretor parceiro entre em contato com você e tire suas dúvidas.

      Atenciosamente!

      1. Olá! Me chamo Eliana, tenho 37 anos, mãe de um casal. Depois das minhas gravidez minha mama aumentou muito de tamanho, pois tenho 1,58 de altura e sinto muitas dores na coluna, nos ombros. Uso sutiã 54. Qual médico devo procurar para pegar esse laudo primeiro um cirurgião ou um ortopedista? Meu plano é Unimed será que consigo?

        1. Olá, Eliana!

          Obrigada por comentar no PlanoDeSaude!

          Você pode marcar uma consulta com o ortopedista para melhor avaliação e indicação de um tratamento certo, inclusive, se for o caso, da cirurgia.

          Se desejar, entre em contato com sua operadora para que possam tirar sua dúvida e indicar o melhor profissional.

          PlanodeSaude.net é um portal de geração de leads que encaminha as solicitações de clientes em busca de um plano de saúde para as operadoras de planos de saúde em todo o Brasil.

          Atenciosamente!

  4. Bom dia,

    Tenho 36 anos e sou mãe de 2 filhos, tive um aumento muito grande nas mamas durante a amamentação, o qual me levou do 40 ao 50, e hoje uso 42 por causa do excesso de pele se não tivesse a pele usaria tamanho P ou 38, isso me deixa frustrada com meu corpo e minha autoestima está cada dia mais baixa, pois emagreci bastante nos últimos anos e cada vez os seios ficam piores, minhas relações sexuais com meu marido são de sutiã, pois tenho vergonha de expor a ele, mesmo com 17 anos de casado, gostaria de preencher a pele com prótese, meu plano e Unimed Unipart empresarial, teria cobertura total, ou teria cobertura parcial? Podem me ajudar, seria um sonho realizado.

    Att.

    1. Bom dia Daiane!

      Obrigada por comentar no PlanodeSaúde!

      Por favor, entre em contato com sua operadora para que possam tirar sua dúvida.

      PlanodeSaude.net é um portal de geração de leads que encaminha as solicitações de clientes em busca de um plano de saúde para as operadoras de planos de saúde em todo o Brasil.

      Se desejar fazer uma cotação de plano, visite nossa página e preencha o formulário clicando no link https://goo.gl/KvZ8Rp para que um corretor parceiro entre em contato com você.

      Atenciosamente!

      1. Olá, tenho 34 anos. Mãe de duas meninas. Estou com problemas seríssimos nos joelhos e coluna. Irei fazer uma infiltração na coluna. As dores são insuportáveis, choro dia e noite, tomo já medicamentos fortes para dor, e quando nada resolve injeções, minha mama foi do 40 para o 50 após minhas gestações, o ortopedista já recomendou a redução de mama. Tenho Unimed há 14 anos. Moro em Natal /RN. Tenho laudos sobre minha coluna e joelhos e vários exames, creio ter direito pelo plano. Minha pergunta é quais médicos eu devo procurar fora o ortopedista?

        1. Olá, Andreia!

          Obrigada por comentar no PlanoDeSaude!

          Por favor, entre em contato com sua operadora para que possam tirar sua dúvida.

          PlanodeSaude.net é um portal de geração de leads que encaminha as solicitações de clientes em busca de um plano de saúde para as operadoras de planos de saúde em todo o Brasil.

          Atenciosamente!

      2. Bom dia! Eu gostaria de saber quais exames, além do laudo médico, ortopedista eu preciso para conseguir a mamoplastia de redução pela Unimed.

        1. Olá, Grayce!

          Obrigada por comentar no PlanoDeSaude!

          Por favor, entre em contato com sua operadora para que possam tirar sua dúvida ou fale diretamente com seu médico.

          PlanodeSaude.net é um portal de geração de leads que encaminha as solicitações de clientes em busca de um plano de saúde para as operadoras de planos de saúde em todo o Brasil.

          Atenciosamente!

      1. Boa tarde Silvia!

        Obrigada por comentar no PlanodeSaúde!

        Por favor, entre em contato com sua operadora para que possam tirar sua dúvida.

        PlanodeSaude.net é um portal de geração de leads que encaminha as solicitações de clientes em busca de um plano de saúde para as operadoras de planos de saúde em todo o Brasil.

        Se desejar fazer uma cotação de plano, visite nossa página e preencha o formulário clicando no link https://goo.gl/KvZ8Rp para que um corretor parceiro entre em contato com você.

        Atenciosamente!