Descubra o preço
do seu
Plano de Saúde

Descubra o preço do seu Plano de Saúde

Conheça os 14 melhores benefícios da água com limão

Os benefícios de saúde da água com limão incluem desde o alívio da dor de garganta, até ajuda para baixar a pressão sanguínea, redução do apetite, manter a pele bonita e promover um fígado saudável.

Conheça os 14 melhores benefícios da água com limão

Imagem: Pixabay / cocoparisienne

Também é conhecido por ajudar na digestão, melhorar a saciedade e também ajudar a prevenir certos tipos de câncer. Os limões são uma fonte rica de várias vitaminas e minerais. São uma fonte muito boa de vitamina C, ácido cítrico e quantidades menores de vitaminas como tiamina, riboflavina, niacina, vitamina B-6, folato e vitamina E.

Os limões também contêm vários minerais, como ferro, magnésio, fósforo e cálcio, potássio e zinco. Com todos esses nutrientes importantes presentes nos limões, a água do limão pode ser uma bebida muito eficaz, com muitos benefícios à saúde.

Quem se beneficia com a água de limão?

É benéfico para todos, exceto para aqueles alérgicos a limões e com doença do refluxo gastroesofágico. Recomenda-se que seja consumido por qualquer pessoa que tente obter uma dieta mais saudável e evite bebidas com alto teor de açúcar, como refrigerantes, sucos e bebidas energéticas. A água de limão não apenas hidrata o corpo, mas também ajuda em vários processos corporais.

Conheça os 14 melhores benefícios da água com limão

Imagem: Pixabay / Acatana

Benefícios para a saúde da água de limão

Há muitos benefícios da água de limão para todos nós. Os mais comuns estão listados abaixo em detalhes. Recomenda-se diluir o limão com o máximo de água possível para evitar irritações.

1. Alivia a dor de garganta

Beber água morna com limão pode aliviar a dor de garganta ou a faringite.

2. Ajuda a prevenir pedras nos rins

Um dos principais benefícios para a saúde da água de limão inclui sua capacidade de tratar e prevenir pedras nos rins. Normalmente, as pedras nos rins passam para fora do corpo sem muito desconforto, mas às vezes podem bloquear o fluxo de urina e causar dor intensa. Beber água com limão ajuda a reidratar o corpo e a manter a urina diluída. Isso, por sua vez, reduz qualquer risco de formação de cálculos renais. No entanto, em caso de fortes dores e desconforto devido a uma possível pedra nos rins, você deve conversar com um médico.

3.    Reduz a ingestão de calorias

A água com limão é um bom substituto para sucos ou bebidas com alto teor de açúcar. Para aqueles que pretendem perder peso, a água de limão ajuda a reidratar e energizar o corpo sem adicionar quantidades excessivas de açúcar.

Conheça os 14 melhores benefícios da água com limão

Imagem: Pixabay / silviarita

4. Melhora a saúde do fígado.

Beber água com limão pode ajudar na ativação de enzimas digestivas presentes no fígado. É recomendável que você beba água de limão pela manhã, sem consumir alimentos ou outras bebidas. Aguarde 30 minutos antes de consumir sua primeira refeição ou tomar suplementos adicionais.

5. Melhora a digestão.

O suco de limão presente na água de limão promove a produção de ácido clorídrico e secreção biliar, necessária para a digestão. Também reduz o risco de acidez e gota. Pessoas que geralmente sofrem de problemas digestivos como cólicas abdominais, inchaço, sensação de queimação e excesso de gás devem beber regularmente. A água com limão é útil para curar a constipação, portanto, beba-a quente todas as manhãs e obtenha alívio da constipação pelo resto do dia.

Saiba o preço do seu Plano de Saúde

Qual seu tipo de plano?

Simular

6. Melhora o sistema imunológico

A água de limão é uma boa fonte de bioflavonóide cítrico, vitamina C e fitonutrientes, que ajudam a melhorar a força do sistema imunológico. Também ajuda a aumentar os níveis de energia no corpo devido à presença de vitaminas e minerais essenciais. Em estudos publicados no American Scientific Research Journal, os óleos de casca de citros mostraram forte atividade antimicrobiana.

7. Alivia o reumatismo

Beber água com limão antes das refeições e na hora de dormir também pode aliviar o reumatismo.

8. Trata escorbuto

O consumo de água de limão ajuda no tratamento de escorbuto ou uma deficiência geral de vitamina C. Os sinais de escorbuto incluem sangramento nas gengivas, perda de dentes, pequenas manchas vermelhas ou erupções cutâneas, hematomas, fadiga e muito mais.

9. Alivia a dor na gengiva inchada

Beber água com limão também pode aliviar a dor associada a gengivas inchadas. Adicione uma pitada de sal para obter melhores resultados e verifique se o suco de limão está bem diluído em água.

10. Potencial de Combate ao Câncer

Beber água com limão também pode ser benéfico na prevenção do câncer. Um estudo publicado no Asian Pacific Journal of Cancer Prevention sugere que o extrato de limão, com suas propriedades antitumorais, pode ajudar a reduzir o risco de câncer de mama.

Outro estudo mostra que uma combinação de extrato aquoso de alho e limão contribui para uma alimentação anticâncer. No entanto, ainda nenhuma pesquisa minuciosa foi realizada para verificar o potencial anticâncer da água de limão.

Conheça os 14 melhores benefícios da água com limão

Imagem : Pixabay / Pexels

11. Reduz o estresse e a pressão arterial.

Outro grande benefício da água de limão é sua capacidade de baixar a pressão sanguínea e, ao mesmo tempo, aliviar o estresse e a ansiedade. Beber também transmitirá uma sensação de relaxamento.

12. Equilibra o pH

Ao beber um copo de água com limão, você ajudará a alcalinizar o corpo inteiro e equilibrar o nível de pH do corpo. Existem muitas doenças e condições ligadas ao estado ácido do corpo. Para uma saúde ideal, é muito importante que o corpo mantenha o estado alcalino alcançado pela ingestão de alimentos alcalinos, como frutas, legumes, nozes e sementes. O suco de limão em seu estado natural é muito ácido, mas, uma vez consumido e totalmente digerido, tem benefícios alcalinizantes.

13. Desintoxica o corpo

A água de limão ajuda na limpeza de todo o corpo, reduzindo as toxinas no sangue. Os nutrientes dos limões promovem a remoção de resíduos e toxinas, uma vez que atuam como diurético natural, o que estimula o aumento da micção.

14. Cuidados com a pele

A ingestão de água de limão diariamente pode ajudar a rejuvenescer a pele. Os limões são carregados com antioxidantes e as conhecidas propriedades antienvelhecimento dos limões tornaram-se cada vez mais populares nos últimos anos.

Como comprar e armazenar limões?

Os limões estão disponíveis na maioria dos mercados locais, e é sempre bom escolher limões frescos. Escolha os limões com casca fina e sem cor amarelada ou manchas verdes. Evite limões com rugas ou sem textura granulada.

Os limões podem ser armazenados longe da luz solar à temperatura ambiente por alguns dias. Para manter os limões por períodos mais longos, é aconselhável guardá-los na geladeira antes ou depois de espremer o suco fresco. Beber água com infusão de limão com outras frutas também é uma ótima bebida para o verão.

Conheça os 14 melhores benefícios da água com limão

Imagem – Pixabay / geralt

Alguns malefícios da água com limão para os dentes

Apesar de muita gente dizer que a água com limão leva a problemas estomacais, nutricionistas dizem que isso é um mito. Segundo esses especialistas, o limão é fruta ácida, mas depois de ingerido, quando entra no aparelho digestivo se transforma em alcalino.

Mesmo assim, algumas pessoas relatam sensibilidade ao ácido cítrico e apontam de dores de cabeça. Na verdade, como a vitamina C potencializa a absorção do ferro, as pessoas que tem um teor elevado de ferro no sangue podem ter que tomar cuidado com o consumo de limão.

Os nutricionistas alertam para o fato de que a água com limão pode criar nos dentes a erosão ácida, fator de aumento da sensibilidade dos dentes, que provoca dor com alimentos muito frios ou muito quentes. Isso acontece porque na boca o limão é ácido e quando tomado em jejum, nossos dentes estão menos protegidos, porque à noite há menor produção de saliva.

Conforme declarou Patrícia Buyo, as pessoas que tomam água com limão podem optar por tomar a mistura com um canudo ou tomar a limonada juntamente com uma refeição.

A nutricionista alerta para não se escovar os dentes logo depois de tomar a mistura de água com limão, porque isso aumenta ainda mais o desgaste no esmalte dos dentes, que já está poroso com ação do limão.

Segundo a dentista Mirian Nakazawa, existem muitas reclamações sobre o quanto a água com limão acaba por manchar o sorriso de quem adota a mistura. Não é o suco que mancha, mas porque ele é ácido, provoca microporosidades na superfície do esmalte do dente. Assim, os dentes ficam vulneráveis a manchas provocadas pelo café, chás, coca-cola ou chocolates.

Regina Di Ciommo

Mestre e Doutora em Sociologia pela UNESP, pesquisadora na área de Ecologia Humana e Antropologia, Desenvolvimento e Sustentabilidade Ambiental, foi professora em cursos superiores de Sociologia e Direito, nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Bahia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.