ENCONTRE SEU
PLANO DE SAÚDE
EM 30 SEGUNDOS!

ENCONTRE SEU PLANO DE SAÚDE EM 30 SEGUNDOS!

Plano de saúde cobre ecografia 3D?

A ecografia é um exame cada vez mais utilizado durante a gravidez, e também para o diagnóstico de alguns problemas. O teste permite uma visualização mais detalhada do que a oferecida pela ultrassonografia comum, garantindo avaliação mais precisa. Mas será que o plano de saúde cobre ecografia 3D?

Um exame de ecografia 3D nada mais é do que uma ultrassonografia que oferece imagem em três dimensões. Quando utilizada durante a gestação, o teste revela uma “foto” detalhada de cada parte do corpo do bebê. Por isso, aliás, é comum que os pais guardem esse exame como recordação, pois assim podem visualizar até o rosto do bebê.Plano de saúde cobre ecografia 3D?

Como a ecografia é feita?

O ultrassom 3D é feito da mesma forma que um ultrassom comum, que tem duas dimensões. Nele, o aparelho do exame emite ondas de alta frequência, que são transformadas em imagens em um monitor. A diferença deste novo exame está na transformação dessas ondas.

Emitidas em diferentes ângulos, as ondas são transmitidas para um computador especialmente desenvolvido para a tarefa em 3D. Assim, o médico consegue visualizar o bebê, ou o órgão, de diferentes direções.

Com essa visualização tão cheia de detalhes, torna-se mais fácil verificar, por exemplo, casos de malformação do feto. Alterações nos órgãos, como o coração, são da mesma forma mais facilmente percebidas.

Outra utilização comum da ecografia ocorre para a avaliação de órgãos superficiais, como a tireoide ou a mama, e para análise de estruturas como tendões, artérias, veias e músculos. Geralmente, este tipo de exame é utilizado para complementação do diagnóstico. Isso porque, ele é mais caro, então é indicado apenas quando realmente necessário.

Quando o plano de saúde cobre ecografia?

Como dito, a realização da ecografia é mais cara que exames comuns. Por isso, nem sempre o plano de saúde cobre o teste. Há situações, por exemplo, em que o casal apenas deseja guardar uma “foto” do bebê – aqui, o 3D não tem nenhum objetivo para a saúde.

No entanto, caso o teste seja necessário para a confirmação de um diagnóstico importante, pode ser solicitado pelo médico. E comprovada sua importância, o plano de saúde fica obrigado a cobri-lo, por meio de uma autorização especial entregue ao paciente. Isso mesmo que o teste não esteja previsto no Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar). O Rol é a lista de todos os procedimentos de cobertura obrigatória pelos planos.

Caso a operadora se negue a fazê-lo, o consumidor pode solicitar o cumprimento da indicação médica por meios judiciais. Como será uma questão de saúde, a decisão do Juiz provavelmente será mais rápida do que decisões judiciais comuns. Ou seja, o plano de saúde cobre ecografia, mas somente quando o exame é indispensável para o bem-estar do paciente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.