ENCONTRE SEU
PLANO DE SAÚDE
EM 30 SEGUNDOS!

ENCONTRE SEU PLANO DE SAÚDE EM 30 SEGUNDOS!

Plano de saúde Unimed cobre otoplastia

Assim que o médico indica a realização da cirurgia plástica das orelhas, surge a dúvida: “será que o plano de saúde Unimed cobre otoplastia?”. A resposta é não, mas com ressaltas. De modo geral, a negativa existe porque o procedimento não está listado no Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde da ANS.

O Rol da Agência Nacional de Saúde Suplementar é a lista de todos os atendimentos e tratamentos com cobertura obrigatória pelos planos de saúde. Assim como muitas outras, a otoplastia não é coberta porque é considerada uma cirurgia estética. Ou seja, sua realização não afeta diretamente a saúde do paciente, e por isso não precisa ser coberta.

Plano de saúde Unimed cobre otoplastia

Em que possibilidades o plano de saúde Unimed cobre otoplastia?

No entanto, há situações em que a cirurgia não é tratada apenas como estética. Ou seja, em que ela não funciona apenas para a diminuição do tamanho das orelhas. Um destes casos é a realização do procedimento para o tratamento de sequelas de traumas.

A otoplastia também pode ser utilizada para o tratamento da ausência congênita das orelhas, ou das chamadas orelhas constritas. Há, ainda, a possibilidade da chamada microtia. O problema consiste no subdesenvolvimento da orelha, o que pode causar dificuldades de audição, ou mesmo surdez.

Nessas ocorrências, caso o médico verifique risco para a saúde do paciente, o plano pode ser obrigado a cobrir a operação. Esse é o termo-chave: risco para a saúde. Caso ele não exista, e a cirurgia não seja reparadora, o procedimento continuará sendo tratado como estético e, portanto, não coberto.

E se o plano se negar a cobrir?

É importante primeiro entrar em contato com a Unimed e expor o caso. Se a questão não for resolvida, o passo seguinte deverá ser o contato com a ANS, para que ela intermedeie a negociação. Em uma última situação, o consumidor pode requerer seu direito na Justiça.

Tratando-se de uma questão de saúde, é comum que as decisões judiciais sejam proferidas rapidamente. Se ficar decidido que a cirurgia não é uma questão de saúde, o plano fica desobrigado a quitar os valores do procedimento, e assim os custos tornam-se responsabilidade do consumidor.

De qualquer forma, todas as consultas e exames de diagnóstico ainda poderão ser realizados pela Unimed, uma vez há cobertura para estes serviços.

Em todo caso, a idade mínima para a realização de uma otoplastia é de seis anos de idade. Isso porque, segundo especialistas, nessa idade ainda não houve a finalização do crescimento das orelhas. Logo, a operação não vai interferir no processo.

*Este texto é de conteúdo editorial e não garante a comercialização deste produto nesse site.

2 Comentários

Natanael Augusto

Olá,

Meu nome e Natanael e eu estou querendo fazer minha otoplastia, mas não tenho condição eu queria saber quantos ficaria pela Unimed?

Att.

Comentar
Fabiana Ferreira

Boa tarde Natanael.

Obrigada por comentar no PlanodeSaúde.net,
Por favor, entre em contato com sua operadora para que possam tirar sua dúvida.

Atenciosamente.

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.